De todos os campeonatos existentes ao redor do mundo podemos afirmar com toda a certeza que o mundial de clubes é de longe o título mais desejado entre os clubes de futebol. O intuito desse post é sanar suas dúvidas, além de mostrar curiosidades incríveis sobre os times classificados para este torneio e sobre o mesmo.
A nível de curiosidade para aqueles que não entendem muito sobre futebol o Mundial de clubes como o próprio nome já sugere reúne times de todas as nacionalidades e de todos os campeonatos existentes no mundo. É sem sombra de dúvidas o maior evento esportivo na categoria de clubes.
Agora que você já sabe do que se trata este evento esportivo que é Mundial de clubes vamos então as suas curiosidades como por exemplo onde será sediado e quais os times que participarão. Você pode também ver algumas outras informações relevantes neste pequeno vídeo a seguir.
Onde e quando será o próximo Mundial de Clubes
O torneio mais superestimado por todos os clubes, o mundial de clube acontece anualmente com um representante de cada continente. Este mundial está previsto para acontecer entre os dias 1 a 11 de fevereiro de 2023. O que chama a atenção é quem irá sediar o torneio esse ano, após conseguir chegar até a semifinal e ser eliminado pela França, Marrocos foi escolhido pela FIFA para ser a sede do Mundial.
A FIFA havia proposto uma nova versão desse torneio, que teria 24 clubes , essa edição seria disputada na china e contaria com a participação de 8 clubes europeus, mas devido a epidemia de COVID 19 foi cancelada. O presidente Gianni Infantino então anunciou então que manteria o modelo atual da competição até 2025.
Esse ano o torneio conta com a participação dos seguintes times: Real Madrid ( Campeão da Champions League ) , Flamengo ( campeão da Libertadores), Auckland City ( campeão da Champions da Oceania. Al Hilal( campeão da Champions da Ásia de 2021), Seattle Sounders ( campeão da Concacaf Champions) Wydad Casablanca ( campeão africano e nacional do país-sede) Al-Ahly (vice campeão da Champions africana)
Na competição de 2021, tivemos um representante brasileiro, o Palmeiras, mas ele perdeu para o Chelsea por 2 a 1. Esse ano o Brasil também terá um representante, o Flamengo que garantiu sua vaga vencendo o Atlético – PR por 1 a 0. E para você que vai querer acompanhar esse incrível torneio, poderá fazer isso pelo canal aberto na Band ou em canal fechado pela Bandsports, o canal por assinatura do grupo bandeirantes.
Como será o formato do Mundial de Clubes?
O Mundial de Clubes seguirá o mesmo formato dos torneios realizados entre 2005 e 2021, com a participação de seis seleções: as campeãs de seus respectivos países e as respectivas ligas nacionais (Concacaf, Libertadores, Oceania, África e Ásia).
Dessa forma, o campeão nacional e o vencedor da Oceania se enfrentam nos play-offs para definir quem enfrentará os campeões da Ásia, África e América Central, América do Norte e Caribe nas quartas de final. Os campeões da Liga dos Campeões e da Copa Libertadores entram já na semifinal. Os perdedores de cada partida da semifinal disputam o terceiro lugar, enquanto os vencedores avançam para a final do torneio.
Antes da pandemia mundial do covid 19 a federação esportiva estava com um projeto de dar ao Mundial de clubes um novo formato para sua disputa. E em sua nova versão poderemos contar com 24 clubes sendo oito clubes europeus. A nova modalidade do Mundial de clubes seria sediada na China que por sua vez foi o epicentro da pandemia, mas devido a um problema de calendário foi-se adiando o projeto.
No novo formato o torneio será composto por 24 times sendo eles: oito times da Europa, seis clubes da América do Sul, três da América do Norte, três clubes na África, três da Ásia e um time do continente da Oceania.
Serão divididos em grupos de três equipes: terá os campeões das últimas quatro edições antes do último mundial, da liga dos campeões da Europa, enfrentam as seis equipes da América do Sul sendo elas quatro das seis campeãs das últimas edições da Copa Libertadores da América e também da Copa sul-americana. Logo, os clubes africanos, asiáticos e norte-americanos e Oceania.
Os líderes de cada grupo avançaram até as quartas de final. Um pequeno adendo é que “se o mesmo time for campeão mais de uma vez durante os quatro anos de cada período ele substituirá o próximo classificado no ranking de cada confederação continental”. Agora que já está situado com o evento, que tal entender mais das regras como por exemplo: O que é impedimento.