Hoje venho trazer para você 5 curiosidades sobre o Basquete, que é um esporte que tem milhões de fãs espalhados pelo mundo. Aqui no Brasil nem tanto, mas o Basquete é um esporte extremamente popular nos Estados Unidos da América, você sabia disso?
Nos EUA o Basquete é como se fosse um futebol para os brasileiros, e se bobear, ainda é mais importante ainda para eles. Bom, se bem que eles também tem o Futebol deles, que é talvez ainda mais popular por lá que o Basquete. Contudo, o futebol deles é muito diferente do nosso, e até tem bem mais contato físico e há 4 formas diferentes de pontuar.
Chega de enrolações e bora agora finalmente falar quais são essas 5 curiosidades sobre o Basquete, um dos esportes mais populares dos Estados Unidos.
Índice de Conteúdo
5- Altura Mediana dos Atletas
Assim como no Vôlei, para que um jogador se dê bastante bem no basquete e jogue em ótima performance, ele tem que ser alto. Contudo, logo quando esse esporte foi criado pelo norte-americano James Naismith em 1891 isso não era de muita importância naquela época.
Para você ter uma ideia, a altura média dos atletas naquela época era entre 1,75m e 1,80m, mas e hoje em dia? Bom, atualmente a maioria dos jogadores estão medindo entre 1,95m e 2,05m, ou seja, não é um esporte para “baixinhos” rsrs.
4- A Bola de Basquete Foi Criada anos Após a Invenção do Esporte
Pode até parecer loucura, mas sim, a bola de basquete foi criada após alguns anos que o esporte foi inventado e começou a ser praticado. Mas se a bola demorou tanto para ser criado, como era praticado esse esporte pelos seus praticantes antes desse fato acontecer? Simples, eles utilizam a bola de outros esportes.
E não foi apenas a bola do esporte que demorou para ser criada, a primeira partida oficial também demorou de acontecer. A mesma só aconteceu no dia 11 de março de 1892, ou seja, um ano após o esporte ter sido inventado e criado.
3- O Maior Pontuador em uma Única Partida Oficial
Wilt Chamberlain é considerado um dos melhores ou senão o melhor jogador de basquete do mundo, por simplesmente ter sido um fenômeno do esporte. Não foi à toa que em 2 março de 1962 em uma partida oficial da NBA ele marcou incríveis 100 pontos.
E como sabemos, quem marca mais ponto durante uma partida vira destaque e acaba ficando muito mais reconhecido, será que o Wilt Chamberlain virou destaque neste dia?
- Zverev agride árbitro e perde a cabeça após derrota
- Oitavas de Final Champions 2021/22, Confira os Resultados
2- Um Esporte de Muitas Lesões
Muitos até acham que não, mas sim, o Basquete é um dos esportes que mais causa lesões em seus atletas e até mesmo participantes amadores. E todavia, a lesão que é mais comum neste esporte costuma ser a torção do tornozelo, por ser um dos membros mais fundamentais no jogo.
Já aquela lesão que causa uma mais longa recuperação e consequentemente deixa o atleta um certo período longe das quadras é a inflamação do joelho.
1- Os primeiros Aros de Basquete Eram Cestos de Pêssegos
Vou finalizar está lista sobre 5 Curiosidades Sobre o Basquete falando sobre como eram os Aros onde as bolas são arremessadas. Eles eram na verdade Cestos de Pêssegos e detalhe, com o fundo intacto, ou seja, quando uma bola era arremessada no alvo, ela ficava lá.
Por conta disso, os árbitros tinham que tirar a bola de lá toda vez que alguma pontuação era feita, acho que o jogo até esfriava. Esse fato só começou a mudar no início de 1900, quando os primeiros aros com correntes passaram a ser usados.