Conheça Os 7 Melhores Esportes Para Crianças - Ei Sports

Conheça Os 7 Melhores Esportes Para Crianças

Desenvolvimento Físico e Social: Os Esportes que Cativam e Ensinam às Crianças!

Leia Também:

Hoje iremos abordar um tema super importante, que são os esportes para crianças, onde inclusive, falaremos também sobre sua importância. E por falar nisso, você sabe qual é a importância dos esportes para crianças? Ou seja, na vida de um criança? Já vou logo lhe adiantando que a prática esportiva é um necessidade em todas as fases da vida do ser humano.

Sendo uma prática importante em todas as fases da vida do ser humano, o ideal seria começar o esporte ainda na infância. Começando ainda quando criança, a criança irá ter um melhor desenvolvimento do corpo e da mente, estimulando também a socialização deles.

Todos nós sabemos que um criança tem uma grande energia para gastar, e inserindo elas em atividades físicas regulares, irá auxiliar no desenvolvimento cognitivo. Pois esse excesso de energia irá ser voltado para a prática esportiva, eles ficaram mais focados e no final do dia terá uma melhor qualidade no sono.

Os 7 Melhores Esportes Para Crianças

E finalmente chegamos ao assunto mais aguardado deste artigo, onde iremos falar quais são esses 7 melhores esportes para crianças. E você sabe qual seria a idade ideal para começar a praticar esportes? Como sabemos, o esporte deve fazer parte da vida do ser humano desde cedo, e alguns autores da área defendem que o ideal seria começar a partir dos 6 anos de idade. No entanto, isso não impede que outras atividades motoras sejam desenvolvidas antes mesmo dessa idade, claro, sem levar ao extremo.

Inclusive, os bebês podem até mesmo fazer natação, para assim então desenvolver a respiração e obviamente, atividades motoras.

Vale ressaltar que estamos tratando aqui de atividades que prezam pela organização, competição e formação de grupos. E todavia, para isso funcionar, é necessário que a criança seja capaz de entender as regras e também saiba lidar com as consequências do jogo.

Sem mais enrolações, abaixo você poderá conferir quais são os 7 melhores esportes para crianças.

1. Natação

Como melhorar o condicionamento físico: dicas práticas!
Esporte de Natação

Vou começar essa lista falando sobre a natação, que inclusive, é nada mais nada menos que um dos esportes mais praticados por crianças. Eu não sei se você sabe, mas a natação é uma atividade completa que trabalha ativação da memória, respiração e coordenação motora.

Sem falar também que a natação melhora o sono, o apetite e também auxilia na flexibilidade e no desenvolvimento de noções de tempo e espaço. Como falamos acima, os bebês podem praticar a natação, isso a partir seis meses de idade e com 5 anos já podem participar de competições.

2. Futebol e Futsal

Posições do futebol: entenda cada uma delas!
Posições do futebol: Goleiro

Agora chegou o momento de falarmos sobre o Futebol e Futsal, que como sabemos, são esportes extremamente populares aqui no Brasil. E devido a sua alta popularidade e muita divulgação, é meio obvio que o futebol seria o esporte mais praticado em nosso país.

E tanto o Futebol quanto o Futsal auxilia nas habilidades motoras como locomoção, coordenação, no desenvolvimento, no equilíbrio e no domínio da bola. E por serem atividades intensas, aceleram o metabolismo, mantendo assim então a saúde cardiovascular e respiratória. E caso você queira saber com que idade a criança pode começar a praticar esse esporte, é a partir dos 5 anos.

3. Lutas

Lutas de origem brasileira - capoeira
Lutas de Origem Brasileira – Capoeira

Pode até parecer um pouco irônico, mas as lutas também são atividades importantes para a vida de uma criança. E pode ser tanto judô, como capoeira, ou karatê, esse tipo de esporte melhora as habilidades motoras, reações e também reflexos dos pequenos.

Sem falar também que esse esporte é uma boa forma de descarregar a energia, desenvolver a velocidade, aumentar a concentração, disciplina e equilíbrio. Enfim, sem sombras de dúvidas esse esporte não poderia ter ficado de fora desta lista dos 7 melhores esportes para crianças.

E caso você queira saber com que idade uma criança pode começar a praticar Lutas, é à partir dos 4 anos.

4. Vôlei

Origem e curiosidades do vôlei
Bola na rede de volei

Em quarto lugar desta lista com os melhores esportes para crianças, tiremos falar sobre um outro bastante popular aqui no Brasil, o Vôlei. Como você já deve saber, o Vôlei é um atividade que é realizada em grupo, sendo indicada para crianças à partir do 7 anos. Sem falar também que este esporte é bem versátil ajuda a promover a interação.

O Vôlei é um esporte que proporciona o desenvolvimento de movimentos rápidos, equilíbrio e precisão, ah, e ele é bom para o corpo. Sem falar que ele também desenvolve a parte cognitiva por meio da necessidade de concentração e do entendimento sobre as regras.

5. Handebol

Conheça os 7 melhores esportes para crianças, handebol

Eu não se se você sabe, mas o Handebol é apontado como um dos esportes mais praticados nas escolas. Pois assim como os demais esportes que já citei aqui, ele também traz diversos benefícios, como por exemplo, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora. E claro, ele também melhora a capacidade de respiração e aumento na tonificação da musculatura.

E caso você tenha curiosidade para saber a partir de qual idade ele pode ser praticado, é depois dos 8 anos. As crianças dessa idade que pratica o Handebol desenvolve o trabalho em equipe e a tomada de decisões rápidas e objetivas por ser extremamente dinâmico.

6. Balé

Conheça os 7 melhores esportes para crianças, balé

Tá aqui um esporte que melhora a interação entre as crianças, e também aumenta o nível de confiança entre elas. Vale ressaltar que nesse tipo de atividade, é possível trabalhar a liderança e socialização, deixando-as mais extrovertidas e comprometidas com as instruções passadas.

Um fato importante a respeito do Balé é que essa prática consegue desenvolver e criar a concentração exigidas na primeira infância. Sem contar também que as atividades lúdicas e a interação ajudam a criança a superar desafios e vencer seus medos.

7. Basquete

A bola de basquete nem sempre foi laranja

Vou finalizar está lista com os 7 melhores esportes para crianças citando o basquete. Esse esporte vai para aquelas pessoas que buscam tirar a criança da zona de conforte e colocar ele pra atividades ao ar livre. Sem sombra de dúvidas o basquete é uma ótima opção por ser um esporte que pode ser praticado tanto em uma quadra fechada quanto em áreas abertas.

As crianças à partir dos 6 anos já podem praticar esse esporte, pois assim ajudaram elas na evolução da agilidade, concentração e coordenação motora. Sem falar que também facilita o fortalecimento muscular e melhora a respiração.

E ficamos por aqui com mais um artigo nosso, caso tenha gostado do conteúdo, compartilhe ele em todas as suas Redes Sociais.

Autor

Ruan Jesus

Me chamo Ruan Henrique e sou escritor do Ei Sports dentre outros sites pertencentes ao Grupo SED. Tenho uma certa habilidade também em crescimento orgânico de perfis no instagram.

Artigos Relacionados

O que é o Fair Play no esporte: Entenda o Conceito!

O Fair Play, ou jogo limpo, é um princípio fundamental no mundo do esporte que promove a ética, o respeito e a integridade durante a competição.  O Fair Play incentiva a competição saudável, o ...

Você continuará no nosso site

Alimentos que rejuvenescem a pele, torne-se uma pessoa mais jovem!

A busca por uma aparência mais jovem e saudável não se resume apenas aos tratamentos estéticos. Na verdade, a alimentação desempenha um papel extremamente importante nessa jornada de rejuvenescimento e de saúde. Diversos alimentos ...

Você continuará no nosso site

Conheça as 7 Jogadoras Mais Bem Pagas do Futebol

Hoje iremos citar para você o nome das 7 jogadoras mais bem pagas do Futebol feminino e também quanto cada uma delas recebe. E já vou logo lhe adiantando que os valores que uma ...

Você continuará no nosso site