9 Curiosidades Do Basquete Que Você Precisa Conhecer - Ei Sports

9 Curiosidades do Basquete Que Você Precisa Conhecer

Jogando com Curiosidades: Descubra 9 Fatos Surpreendentes sobre o Basquete!

Leia Também:

E no artigo de hoje, iremos falar sobre 9 curiosidades do basquete que talvez você ainda não conheça e precisa conhecer. Que como sabemos, é um esporte extremamente popular lá nos Estados Unidos da América, e foi justamente neste país que o baquete nasceu.

Um ponto que talvez você não saiba, é que o nome “basquete” ou “basquetebol” vem do inglês “basketball”, e sabe o que isso significa? Basket quer dizer cesta e ball é bola, e esses são os dois principais elementos necessários para que seja realizada a prática deste esporte.

E como você já deve saber ou imaginar, o objetivo das equipes que praticam esse esporte é acertar a bola em um cesto. E esse cesto fica na extremidade da quadra esportiva, na verdade são dois cesto, e obviamente, fica um em cada extremidade da quadra.

9: O Maior De Todos os Tempos

Michael jordan, o maior de todos os tempos
Michael Jordan

É muito comum nos esportes termos aqueles esportistas que se destacam e ficam marcado eternamente na história daquele determinado esporte. No futebol por exemplo, temos o Pelé, que é conhecido por muitos como o Rei do futebol, e seu nome está marcado nesse esporte.

E no Basquete não é diferente, temos um grande nome que representa para o basquete o que Pelé representa para o futebol. E com certeza você já deve imaginar de quem estou falando, e sim, é dele mesmo, o Michael Jordan, que hoje se encontra aposentado.

O MJ é seis vezes campeão da NBA, que é indiscutivelmente a maior liga do basquete, além medalhista de ouro e lenda nas quadras. E essa foi a primeira de 9 curiosidades do basquete que talvez você ainda não conhece.

8: Os Maiores do Presente

Lebron james e stephen curry
Stephen Curry e LeBron James

Continuando a comparação do Futebol com o Basquete, sabemos que no futebol existe atualmente dois grandes nomes em atividade, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. E o mesmo acontece no Basquete, pois existem dois grandes nomes que sempre estão disputando o posto de melhor do esporte todos os anos.

E como você já deve imaginar, estou falando do LeBron James e Stephen Curry.

O LeBron James tem atualmente 37 anos e joga como ala pelo Los Angeles Lakers, e tem como apelido King James. Já o Stephen Curry tem 34 anos, e é o grande nome do Golden State Warriors, o arremesso é o seu ponto forte no basquete.

7: A Maior Pontuação de um Jogador em uma Partida

Wilt chamberlain, maior pontuador em uma única partida oficial de basquete
Wilt Chamberlain

É muito comum em uma partida de um time marcar mais de 100 pontos. Contudo, lá no passado, já aconteceu um fato extremamente incomum, um jogador marcou 100 pontos em uma partida, e pode acreditar, pois é verdade. E o responsável por esse feito incrível foi o Wilt Chamberlain, que marcou 100 pontos pelo Philadelphia Warriors (nome anterior do Golden State Warriors). Esse feito aconteceu no ano de 1962, e o time que foi vítima do Wilt Chamberlain foi o New York Knicks.

E obviamente o Wilt Chamberlain, que infelizmente já faleceu, é considerado um dos maiores jogadores da história do basquete.

6: Ídolos Brasileiros no Basquete

Oscar schmidt, ídolos brasileiros no basquete
Oscar Schmidt

Continuando essa lista com 9 incríveis curiosidades do basquete, iremos falar agora sobre os principais ídolos que o Brasil tem nesse esporte. Apesar do Basquete não ser um esporte tão popular no Brasil, nosso país ainda assim faz muito bonito nesse esporte.

E quando falamos de maior ídolo brasileiro do basquete masculino, pensamos logo no Oscar Schmidt, também conhecido como “Mão Santa”. E ele marcou incríveis incríveis 49.703 ao longo da carreira.

E sim, temos também alguns grandes nomes brasileiros no basquete feminino, como o da Paula, Hortência e Janeth. Essas brasileiras conquistaram uma medalha nas olimpíadas de 1996 e fez história.

5: O Basquete Além dos Estados Unidos

O basquete além dos estados unidos
Seleção Brasileira de Basquete

Uma das curiosidades do basquete é que esse esporte apesar de ser forte nos EUA, ele vai muito além desse país. Pois existem outros países que fazem bonito nesse esporte e vão longe quando estão participando de alguma competição internacional entre seleções.

E o Brasil é um desses países que se destaca, e além do nosso país, temos também a Argentina e Espanha. E além desses três países que citei anteriormente, tem também a Lituânia é considerada também uma grande potência do basquete. O Basquete inclusive é o principal esporte da Lituânia, que possui uma liga nacional forte e tem jogadores que atuam na NBA.

4: O Jogo da NBA Com Mais Pontos

Curiosidades do basquete, o jogo da nba com mais pontos
Imagem Ilustrativa

No dia 2 de Novembro de 1990 aconteceu uma das curiosidades do basquete que ninguém imaginava que iria acontecer naquele jogo de NBA. E estou falando da partida com mais pontos feitos, e acredite se quiser, foram 320 pontos somados em uma partida entre Denver Nuggets e Golden State. E quem que venceu está partida foi os Warriors por um placar de 162 a 158, onde somados forma 320 pontos.

Vale ressaltar que está foi uma partida que não foi para a prorrogação, ou seja, todos esses pontos foram feitos no tempo normal. E desde então nenhum outro jogo conseguiu quebrar esse recorde de pontos feitos em uma partida de NBA.

3: Quando a NBA Foi Criada

Curiosidades do basquete, quando a nba foi criada
Logo da NBA

A NBA é a maior competição de basquete que existe, e todo mundo sabe muito bem disso, mas você sabe quando ela foi criada? E esse fato aconteceu no dia 6 de junho de 1946, lá em Nova Iorque, Nova York, EUA. E desde a sua criação até os dias e hoje, dois time são os maiores vencedores da competição com 17 títulos para cada.

E esses dois times são o Boston Celtics e Los Angeles Lakers, 10 títulos separam eles dois do terceiro colocao do ranking, o Golden State Warriors, que como você já deve ter calculado, tem 7 títulos.

2: Altura Média dos Jogadores

Altura média dos jogadores de basquete
LeBron James

Como sabemos muito bem, é extremamente comum no basquete os seus atletas serem altos, mas você sabe qual é a altura média deles? Os armadores profissionais possuem normalmente entre 1,80m e 1,90m, já a média mundial de altura dos jogadores é de 1,73m.

Porém, é comum vermos nesse esporte atletas que passam dos 2m de altura, e na NBA o jogador mais alto é o Tacko Fall. Pode até parecer mentira, mas ele tem com 2.26m, com uma envergadura de 2.5m e um alcance que chega a 3.11m.

Tacko Fall é um senegalês de 26 anos, e além da sua altura, seu peso também se destaca, ele pesa 141kg.

1: A Bola Nem Sempre Foi Laranja

A bola de basquete nem sempre foi laranja
Bola de Basquete – Imagem Ilustrativa

E agora chegamos a última curiosidade desta lista com 9 curiosidades do basquete, e iremos falar sobre a cor da bola. Pois como sabemos, a cor laranja da bola é o marco predominante neste esporte, mas saiba que nem sempre foi desta cor.

As bolas originalmente eram marrons, contudo, um ponto importante fez com que essa cor fosse mudada, sabe do que estamos falando? Tanto os atletas quanto os torcedores relatavam que era dificilmente de enxergar, foi aí então que uma decisão foi tomada, mudar a cor.

Essa mudança aconteceu no ano de 1958, e foi o técnico Tony Hinkle, do time da Universidade de Butler, nos Estados Unidos, que fez isso.

E aqui se encerra mais um artigo nosso onde eu trouxe 9 incríveis curiosidades do basquete que talvez você ainda não conhecesse. Caso tenha gostado do conteúdo, peço que compartilhe ele com todos os seus amigos e em todas as suas Redes Sociais.

Autor

Ruan Jesus

Me chamo Ruan Henrique e sou escritor do Ei Sports dentre outros sites pertencentes ao Grupo SED. Tenho uma certa habilidade também em crescimento orgânico de perfis no instagram.

Artigos Relacionados

Como alavancar as vendas do seu negócio com estratégias de marketing digital

No competitivo cenário atual dos negócios, dominar o marketing digital é essencial para alcançar o sucesso através de redes sociais, como o Instagram. As empresas que sabem como utilizar eficazmente as ferramentas disponíveis online ...

Você continuará no nosso site

O que é o Fair Play no esporte: Entenda o Conceito!

O Fair Play, ou jogo limpo, é um princípio fundamental no mundo do esporte que promove a ética, o respeito e a integridade durante a competição.  O Fair Play incentiva a competição saudável, o ...

Você continuará no nosso site

Alimentos que rejuvenescem a pele, torne-se uma pessoa mais jovem!

A busca por uma aparência mais jovem e saudável não se resume apenas aos tratamentos estéticos. Na verdade, a alimentação desempenha um papel extremamente importante nessa jornada de rejuvenescimento e de saúde. Diversos alimentos ...

Você continuará no nosso site