Impedimento: Entenda Como Funciona Esta Regra! - Ei Sports

Impedimento: Entenda como funciona esta regra!

Veja como funciona na prática o impedimento no futebol e algumas curiosidades sobre essa regra!

Leia Também:

Hoje veremos de fato o que é o impedimento no futebol. Existem atualmente 17 regras oficiais regularizadas pela FIFA. Dentre elas, uma das mais interessantes porém uma das mais difíceis é a de impedimento. Já que, exige uma alta compreensão da arbitragem, e que em alguns momentos causam bastante erros.

Às vezes esses erros podem comprometer totalmente o destino de uma partida. Muitas vezes são questões de centímetros, e cabe aos juízes tomar uma decisão em questão de segundos. Hoje em dia podemos contar com a tecnologia para que estes erros sejam cada vez menores.

Veremos a seguir como de fato funciona essa regra, além de conhecer algumas curiosidades a respeito de como ela foi criada. Já que, o intuito deste post é sanar ao máximo as dúvidas de boa parte dos telespectadores.

O que é impedimento

Em meados do século XIX quando o futebol ainda era um esporte novo a maioria dos jogadores (atacantes) ficavam na famosa “banheira” e acabavam apenas esperando uma bola para fazer o arremate. Devido a isso, com o intuito de deixar o jogo mais dinâmico foi criado a regra número 11 do futebol, o impedimento.

Posicionamento

Impedimento: entenda como funciona esta regra!
Posicionamento de impedimento

Primeiramente você deve entender que estar em posição de impedimento não é uma infração. O atleta estará em posição de impedimento quando ocorrer o seguinte: qualquer parte do seu corpo seja cabeça, tronco ou pés estiverem na metade do campo do time adversário sem contar com a linha no meio de campo.

E também se: a parte do corpo seja cabeça, tronco ou pés estiverem mais próximos da linha de meta do time adversário do que a bola e o penúltimo jogador do time adversário. Em tese, as mãos e os braços dos jogadores, incluindo o goleiro, não são considerados. Sendo assim, um jogador não estará em condição de impedimento caso esteja em linha com o penúltimo adversário ou os dois últimos.

Quando deve ser marcado o impedimento

O jogador só entra em posição de impedimento a partir do momento em que a bola é lançada ou tocada por um companheiro de sua equipe e o mesmo deve ser advertido caso participe do jogo ou do lance em questão:

Interfira diretamente no jogo ao tocar na bola passada ou tocada por um companheiro ou persuadindo o jogador oponente das maneiras: Ao obstruir claramente a linha de visão de um adversário ou, você pode impedi-lo de jogar ou ser capaz de jogar a bola. 

Você também pode jogar a bola com o adversário; você pode tentar jogar a bola quando ela estiver perto de você e quando isso afetar o adversário; ou você pode usar uma ação óbvia que tenha impacto sobre se o adversário pode jogar a bola.

Aproveitar-se da posição de obstrução jogando a bola ou interferindo com um adversário quando a bola foi: Desviada ou redirecionada para um dos postes ou para fora da baliza, sobre um árbitro ou um adversário, Esforço de um adversário para cometer uma jogada deliberada ou seja, impedir que a bola entre em sua meta.

Quando não deve ser marcado o Impedimento

Impedimento: entenda como funciona esta regra!
Bandeirinha marcando o posicionamento irregular

O investimento não é marcado quando um jogador recebe a bola diretamente de um tiro de meta, de um arremesso lateral ou até mesmo de um escanteio. Contudo, deve-se atentar às marcações de infrações como por exemplo a falta seja de ataque ou até mesmo uma que resulte em penalidade máxima.

Infrações e suas punições

Caso seja cometido o impedimento o árbitro da partida irá conceder um tiro livre indireto a equipe do time adversário no local onde foi executado a infração podendo ser até mesmo a metade do campo.

Qualquer jogador de defesa que deixar o campo de jogo sem a permissão do árbitro será tratado como se estivesse na linha de gol ou linha lateral para fins de obstrução até o primeiro intervalo do jogo ou até que o time de defesa tenha jogado a bola na direção do campo de jogo. 

Linha do meio-campo e a bola está fora da área de grande penalidade. Quando a bola está fora de jogo, um defensor que intencionalmente deixou o campo de jogo deve ser advertido com um cartão amarelo.

Os jogadores atacantes têm a opção de deixar o campo de jogo ou ficar fora dele para evitar se envolver no jogo ativo. Se um jogador avança em direção à linha de gol e inicia o jogo antes que a bola tenha saído do campo de jogo, ou antes que a equipe de defesa chute a bola em direção à linha do meio-campo e a bola tenha saído da grande área, deve-se presumir que o jogador está posicionado para obstruir a linha de gol do adversário. 

Qualquer vantagem obtida por um jogador que abandona propositadamente o campo de jogo, retorna sem a permissão do árbitro e não é penalizado por obstrução deve ser anunciada com cartão âmbar.

Resumo:

Segundo a FIFA, para que o jogador esteja impedido, três coisas precisam acontecer ao mesmo tempo. A primeira é estar no campo do adversário enquanto sua equipe tem a posse de bola. A segunda é estar à frente da linha da bola e a terceira, está na frente do penúltimo jogador do time oponente.

Geralmente o último jogador tende a ser o goleiro mas pode ser que não seja ele. Mas caso o jogador esteja atrás da linha da bola por exemplo, se você estiver com o seu parceiro no campo oponente e você estiver atrás da linha da bola antes que ele faça o passe você não estará impedido mas caso contrário será marcado o impedimento. Confira de forma ilustrativa com esse vídeo:

Veja também algumas curiosidades sobre esse esporte incrível que virou paixão mundial, como por exemplo: O que significa Goat

Estudante de Ciências Biológicas, mas, completamente apaixonado em games, animes e tudo relacionado a tecnologia. Escrevo aqui para o Ei Sports e outros sites do Grupo SED.

Artigos Relacionados

Alimentos que rejuvenescem a pele, torne-se uma pessoa mais jovem!

A busca por uma aparência mais jovem e saudável não se resume apenas aos tratamentos estéticos. Na verdade, a alimentação desempenha um papel extremamente importante nessa jornada de rejuvenescimento e de saúde. Diversos alimentos ...

Você continuará no nosso site

Conheça as 7 Jogadoras Mais Bem Pagas do Futebol

Hoje iremos citar para você o nome das 7 jogadoras mais bem pagas do Futebol feminino e também quanto cada uma delas recebe. E já vou logo lhe adiantando que os valores que uma ...

Você continuará no nosso site

Conheça os diferentes biotipos corporais

Entender o nosso corpo é essencial para manter uma vida saudável e equilibrada. Os biotipos corporais são uma característica genética que influencia a forma como nosso corpo armazena gordura, ganha e perde peso, e ...

Você continuará no nosso site