O Que São Esportes De Rede? Confira 7 Exemplos! - Ei Sports

O Que São Esportes de Rede? Confira 7 Exemplos!

Explorando a Rede: Conheça Exemplos de Esportes de Rede e Suas Variações!

Leia Também:

No artigo de hoje, iremos lhe falar sobre que são esportes de Rede e lhe dar alguns exemplos deste tipo de esporte. E como o próprio nome já diz, estamos falando de uma prática esportiva que se usa uma rede, tá conseguindo me entender?

Essas redes normalmente são utilizadas para dividir um campo, uma mesa ou algo do tipo em duas metades de tamanhos iguais. E o objetivo disso é lançar, bater ou arremessar a bola ou qualquer outro objeto para a quadra oposta por cima da rede.

Enfim, agora que você já sabe o que são esportes de Rede, irei citar os 7 deles e também falar um pouco sobre eles.

Peteca

Origem da peteca
Peteca Artesanal

Talvez você não saiba, mas a Peteca é um esporte que nasceu aqui no Brasil, inclusive, é bastante popular em vários estados do nosso país. E ele nasceu lá no estado de Minas Gerais, e é proveniente dos índios que habitavam aquela região. Enfim, estamos falando de um esporte que foi inventado pelos índios que habitavam o nosso país.

A princípio, esses indígenas utilizavam tocos de madeira e palha amarrados em penas de aves, arremessando o artefato entre si, para se divertirem.

A peteca é bastante popular como um jogo de tempo livre, e vem ganhando vários adeptos em alguns países da Europa.

E o nome “Peteca” vem do Tupi e significa “tapear”, “golpear com as mãos”.

Voleibol

Origem do voleibol
Voleibol / Vôlei – Esporte de Rede

Dos esportes de Rede, o Voleibol é um dos mais populares aqui no Brasil e se duvidar, é o mais popular. E ele foi inventado no dia 9 de Fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. O objetivo do William George era criar um esporte de equipes onde não precisaria do contato físico entre os adversários. E ele buscava criar um esporte sem contato físico para minimizar os riscos de lesão.

E um dos grandes desafios desse esporte quando foi criado foi achar uma bola que funcionasse bem na prática desse esporte. A princípio era utilizado apenas a câmera de ar da bola de basquete(esporte que estava bastante em alta nos EUA naquela época).

E então Morgan resolveu solicitar à firma A.G. Spalding & Bros. a criação de uma bola específica para a prática do Voleibol. E após várias tentativas, finalmente conseguiram criar uma bola de tamanho e peso ideal para esse novo esporte que estava surgindo.

Padel

O que são esportes de rede, padel
Padel – Imagem ilustrativa

Agora chegou a hora da gente falar sobre um esporte que cada dia que passa vem ganhando mais adeptos aqui no Brasil. E estou falando do Padel, que é um porte que para ser realizado existe a necessidade de 4 pessoas, onde são divididos em duas duplas.

Se você estiver achando que o Padel é um esporte novo, saiba que se enganou, pois surgiu no final da década de 1960, no México. Porém foi na Argentina que ele começou a ganhar corpo, onde mais de 4 milhões de pessoas viraram adeptos a esse esporte.

E como sabemos, a Argentina faz fronteira com o Sul do Brasil, e por essa questão esse esporte é mais popular nessa região do país. Esse esporte se semelha um pouco ao tênis, mas existem algumas regras e forma de jogar que são bastante diferentes.

O tênis por exemplo, pode ser praticado de forma individual, já o Padel é apenas em dupla. Sem falar que geralmente a raquete é feita de fibra de carbono, isso no Padel.

Tênis de Campo

A origem do tênis
Tênis de Campo – Imagem Ilustrativa

O Tênis de Campo é um esporte que tem como origem a Inglaterra, pois é, pense em um país que gosta de inventar esportes. E para praticar o tênis o atleta precisa ir até uma quadra que geralmente é aberta e de superfícies sintéticas, cimento, saibro ou relva.

E esse esporte pode ser praticado de forma individual, onde um atleta enfrenta o outro ou também em duplas, onde uma dupla enfrenta a outra. E essas duplas podem tanto ser mista, ou pode também não ser.

E esse esporte tem algumas regras que os telespectadores tem que seguirem, e sim, estou falando das pessoas que ficam assistindo da arquibancada. E a regra principal que os telespectadores que estão ali perto devem seguir é manter o silêncio absoluto.

Badminton

O que é o badminton
Badminton – Mistura de Vôlei de praia com tênis

Você já pensou se existe um esporte que na verdade é uma mistura de tênis e o vôlei de praia? Pois eu quero que você saiba que ele existe e se chama Badminton, um esporte que surgiu lá na Índia.

Apesar de ter surgido na Índia, o Badminton, que é um dos vários esportes de rede, se popularizou lá na Inglaterra, já aqui no Brasil ele não tem muitos adeptos.

Um curiosidade a respeito do Badminton, é que ele é considerado o esporte de raquete mais rápido que existe no mundo. Para que esse esporte seja praticado, os principais equipamentos utilizados é a raquete e a Peteca(que pode chegar a 300hm/h em um único golpe.

E pôr o Badminton cuja a peteca atinge uma velocidade absurda, os seus jogadores precisam ter várias habilidades, como agilidade, força física, reflexo, etc.

Ah, lembra que eu havia falado que esse esporte se popularizou lá na Inglaterra? Então, os ingleses o levaram para a Europa e o seu país em meados do século XIX, ou seja, há quase duzentos anos atrás.

Ping-Pong

Origem do tênis de mesa
Tênis de Mesa – Ping Pong

Em penúltimo esporte dessa lista com 7 esportes de rede, iremos falar sobre o Ping-Pong, que também é conhecido como tênis de mesa. E sabe como foi que o apelido de “ping-pong” foi inserido nesse esporte? James Gibb, um maratonista aposentado foi quem associou o barulho da bola oca batendo na raquete a esse apelido, “ping-pong”.

Eu não sei se você sabe, mas esse esporte surgiu na segunda metade do século XIX, lá na Inglaterra.

Em 1921, no País de Gales, alguns praticantes desses esporte decidiram criar uma associação e então registrar as regras oficiais do Ping-Pong. Contudo, eles acabaram sendo esbarrado na hora do registro, pois o Ping-Pong já era uma marca registrada. E foi aí então que eles resolveram dar a nomenclatura “tênis de mesa” a esse esporte.

Vôlei de Praia

O que são esportes de rede, vôlei de praia
Vôlei de Praia

E por último esporte nessa lista de 7 esportes de rede que são bastante populares, iremos falar sobre o Vôlei de Praia. E como você já deve estar imaginando, estamos falando sobre um vôlei que é praticado em áreas, ou seja, na praia.

Esse esporte é praticado por duas equipes e cada equipe conta com geralmente duas pessoas, o vôlei de quadra é 6 por equipe. E como você já deve estar imaginando, o vôlei de praia, que surgiu lá nas praias da Califórnia, é uma adaptação do vôlei de quadra.

E apesar de ter surgido na década de 20, ele só veio se tornar um esporte profissional 50 anos depois, já na década de 70.

E como já podemos imaginar, o vôlei de praia é um esporte bastante praticado aqui no Brasil e também nos Estados Unidos. E os principais atletas desses esporte em todo o mundo é daqui do Brasil e dos Estados Unidos. Ah, esse esporte é bastante praticado também na Europa.

Enfim, aqui falamos um pouco sobre como funciona os Esportes de Rede e citamos 7 exemplos, e em um outro artigo também já falamos sobre o Que é Esportes de invasão. Caso tenha gostado do conteúdo, peço que compartilhe ele com todos os seus amigos e em todas as suas Redes Sociais.

Autor

Ruan Jesus

Me chamo Ruan Henrique e sou escritor do Ei Sports dentre outros sites pertencentes ao Grupo SED. Tenho uma certa habilidade também em crescimento orgânico de perfis no instagram.

Artigos Relacionados

Alimentos que rejuvenescem a pele, torne-se uma pessoa mais jovem!

A busca por uma aparência mais jovem e saudável não se resume apenas aos tratamentos estéticos. Na verdade, a alimentação desempenha um papel extremamente importante nessa jornada de rejuvenescimento e de saúde. Diversos alimentos ...

Você continuará no nosso site

Conheça as 7 Jogadoras Mais Bem Pagas do Futebol

Hoje iremos citar para você o nome das 7 jogadoras mais bem pagas do Futebol feminino e também quanto cada uma delas recebe. E já vou logo lhe adiantando que os valores que uma ...

Você continuará no nosso site

Conheça os diferentes biotipos corporais

Entender o nosso corpo é essencial para manter uma vida saudável e equilibrada. Os biotipos corporais são uma característica genética que influencia a forma como nosso corpo armazena gordura, ganha e perde peso, e ...

Você continuará no nosso site