Posições Do Futebol: Entenda Cada Uma Delas! - Ei Sports

Posições do futebol: Entenda cada uma delas!

Veja e entenda como funciona e quais são todas as posições no futebol!

Leia Também:

O futebol é um esporte coletivo que envolve 11 jogadores em campo, cada um com uma função específica e posição dentro da equipe e as posições do futebol são fundamentais para o sucesso de uma equipe. Pois, cada jogador tem suas habilidades e características que devem ser aproveitadas da melhor maneira possível. Além disso, a combinação de posições e habilidades dos jogadores cria uma dinâmica e estratégia única para cada time.

Existem várias posições do futebol, cada uma com suas responsabilidades e características. A seguir, veja todas as posições do futebol com uma breve descrição de cada uma delas e a importância e contribuição que cada uma trás para a equipe.

4-4-2, 4-2-3-1, 3-5-2, 4-1-4-1… Existem inúmeras formações táticas no futebol, o que leva a uma ampla gama de posições abertas em campo. Jogadores com maior versatilidade podem até trocar de posição ao longo do jogo.

As funções de cada posições do futebol

Posições do futebol: entenda cada uma delas!
As funções de cada posições do futebol

Variações nas táticas levaram alguns pesquisadores a usar novos nomes para as posições do futebol. Diante dessa evolução, listamos os cargos e suas respectivas funções em campo. Conheça quais posições do futebol cada jogador de um time pode executar durante uma partida!

Goleiro

Para começarmos nossa lista de posições do futebol temos essa posição que com certeza é uma das mais ingratas, haja vista que, quando há alguma falha são as que mais sofrem reclusões. Essa posição é uma das mais importantes no futebol, já que ela protege o seu time do ataque do time adversário. 

Ao longo dos anos essa posição passou a ser mais valorizada e até ter sua própria comissão técnica e treinadores específicos. Alguns atletas dessa posição conseguiram se destacar a ponto de serem reconhecidos em todo o mundo do futebol e dentre esses grandes nomes temos o exemplo de Petr Cech, Iker Casillas e Bufon. 

Além desses grandes nomes temos o brasileiro Alisson que em 2019 foi eleito o melhor goleiro do mundo tivemos também grandes nomes como Taffarel e muitos outros que brilharam ao decorrer da história do esporte.

Zagueiros

A segunda em nossa lista de posições do futebol é o pilar da defesa em um time. Já que literalmente os zagueiros atuam na parte central da defesa. Uma curiosidade sobre essa posição é que não muito antigamente existiam várias nomenclaturas para diferenciar cada zagueiro. 

Um exemplo disso é que um zagueiro que jogava pelo lado direito da defesa era conhecido como zagueiro central enquanto o da esquerda recebeu o nome de quarto zagueiro. Hoje em dia é comum serem referenciados apenas como defensores centrais, nem me dá importância da posição nos dias atuais os treinadores optam por usarem dois ou três zagueiros em suas formações táticas.

Líbero

No futebol moderno essa é uma posição que não tem tanta popularidade. Geralmente costuma jogar em posições atrás da linha da zaga, sendo o último recurso do time. Essa posição ganhou notoriedade no futebol europeu em meados dos anos 90. 

Usualmente em um esquema tático com três zagueiros, o líbero seria o que estivesse mais recuado. Embora essa seja uma posição que estava quase extinta, alguns treinadores renomados estão trazendo à tona esta posição no futebol.

Laterais – Esquerdo e Direito

Posições do futebol: entenda cada uma delas!
Jogador Cafú – Copa do Mundo de 2002

A terceira em nossa lista de posições do futebol é a  de lateral, sejam elas direita ou esquerda. Os laterais são posições do futebol que exigem alta capacidade física, pois sua função é fechar os lados da linha de defesa e também apoiar o ataque. 

Sua função é fechar os lados da linha de defesa, seja num esquema com quatro ou cinco defensores. Quando o time tem a posse de bola, eles avançam pelas extremidades do campo como uma opção para abrir as possibilidades do jogo e criar mais alternativas de ataque.

Quando se trata dessa posição de lateral, podemos afirmar com toda a certeza que Cafu se destacou nesta posição já que foi o único jogador da história que disputou três finais de copa do mundo consecutivas. Além dele, outros que se destacaram foram Daniel Alves e Djalma, esse por sua vez que foi bicampeão nas quatro copas do mundo que ele disputou e em uma eleição pela FIFA, Djalma foi tido como o melhor lateral de todos os tempos.

Alas

Esta posição costuma ganhar destaque em esquemas táticos específicos como no caso da formação 3-5-2. Quando isso acontece, os laterais avançam da parte defensiva e começam a ocupar as laterais do meio-campo, e quando isso ocorre a posição passa a ser conhecida como Ala. Geralmente laterais mais experientes e técnicos costumam ocupar tais posições.

Volantes ou Meias defensivos

Esta é uma das posições do futebol em que há mais sub-partições, embora todas elas atuam na intermediária do campo. Os meio-campistas defensivos ou volantes costumam jogar mais próximos da zaga iniciando a transição entre campo de defesa e campo de ataque. 

A principal função dessa posição é proteger sua defesa fazendo a marcação dos armadores do time adversário, isso quando nos referimos aos volantes ou meio-campistas defensivos. Além é claro de dar cobertura para que os laterais possam avançar livremente. 

Meias

Como já foi citado anteriormente, os jogadores que atuam na área de meio campo foram divididos entre meias e volantes. Se de um lado os volantes são responsáveis por defender, por outro, os meias têm por obrigação armar as jogadas de ataque. 

Resumidamente essa é uma forma bem simples de entender o papel de cada atleta do meio de campo. Entretanto, essa posição não é tão simples assim pois existem várias subpartes como por exemplo: Meia de contenção; Meia de armação; Meia pelos extremos e Meia atacante.

Meia de contenção

No futebol, a posição intermediária entre os atacantes e os meio-campistas defensivos é conhecida como meio-campista de contenção. Ele tem liberdade para se aproximar do ataque, mas também tem a responsabilidade de pressionar o adversário e recuperar a posse de bola. É fundamental que esses jogadores tenham forte capacidade técnica para ajudar a equipe a manter a posse de bola e criar oportunidades de ataque.

Meia de armação

O meia de armação é responsável por organizar as jogadas de ataque e criar as chances de gol. Ele é geralmente um jogador habilidoso e capaz de criar jogadas com poucos toques na bola. Em esquemas com uma linha de quatro jogadores no meio-campo, é comum que os armadores atuem pelos lados ou extremos, mas essa posição pode aparecer em outras formações táticas também.

Meia pelos extremos

O meia pelos extremos precisa ter capacidade de criar jogadas pelos corredores, unindo velocidade, bom drible e precisão nos cruzamentos, além de fôlego e capacidade para recompor a defesa.

Meia atacante

Jogadores que atuam no meio-campo e têm características ofensivas, se aproximando de um atacante, jogam na posição de meia-atacante. Eles têm o papel de contribuir na criação de jogadas, mas também são importantes para chegar à área do adversário e finalizar jogadas. A camisa 10 é comumente utilizada por jogadores nessa posição.

Atacantes

Posições do futebol: entenda cada uma delas!
Ronaldo – Copa do Mundo 2002

As posições do futebol incluem o atacante, que é o jogador responsável por balançar as redes do adversário. Eles são os jogadores que se posicionam na frente, mais próximos do gol, com a missão de finalizar as jogadas e fazer gols. 

Entre os atacantes, a posição de centroavante é a que tem a maior responsabilidade de marcar gols, pois se posiciona como referência no ataque, centralizado entre os zagueiros adversários e próximo à grande área.

Vários jogadores ao longo da história do esporte se destacaram nesta posição, e levaram seus times a conquistarem títulos e troféus. Geralmente são estes atletas que são pressionados em momentos decisivos, como por exemplo numa disputa por pênaltis ou por marcarem nos acréscimos e cravarem seu nome na história.

E isto foi um pouco a respeito das posições do futebol, qual a sua preferida? Você sabe como funciona a regra do Impedimento no Futebol? Veja como de fato é na prática. No pequeno vídeo a seguir você poderá ver um pouco mais a respeito do tema posições do futebol.

Estudante de Ciências Biológicas, mas, completamente apaixonado em games, animes e tudo relacionado a tecnologia. Escrevo aqui para o Ei Sports e outros sites do Grupo SED.

Artigos Relacionados

Alimentos que rejuvenescem a pele, torne-se uma pessoa mais jovem!

A busca por uma aparência mais jovem e saudável não se resume apenas aos tratamentos estéticos. Na verdade, a alimentação desempenha um papel extremamente importante nessa jornada de rejuvenescimento e de saúde. Diversos alimentos ...

Você continuará no nosso site

Conheça as 7 Jogadoras Mais Bem Pagas do Futebol

Hoje iremos citar para você o nome das 7 jogadoras mais bem pagas do Futebol feminino e também quanto cada uma delas recebe. E já vou logo lhe adiantando que os valores que uma ...

Você continuará no nosso site

Conheça os diferentes biotipos corporais

Entender o nosso corpo é essencial para manter uma vida saudável e equilibrada. Os biotipos corporais são uma característica genética que influencia a forma como nosso corpo armazena gordura, ganha e perde peso, e ...

Você continuará no nosso site