Como sabemos, os mascotes das Copas do Mundo já virou uma tradição, e neste ano por exemplo, o mascote será o La’eeb. Contudo, essa tradição vem acontecendo desde o ano de 1966, e de lá para cá todas as edições de Copas do Mundo tiveram seus mascotes.
Vale ressaltar que antes do ano de 1966 tiveram sim outras Copas, mas não tinham a presença de algum determinado mascote. E detalhe, os mascotes são escolhidos de acordo com alguma determinada característica do país que esta sediando a Copa do mundo naquele determinado ano.
Em 2014 por exemplo, a Copa do Mundo aconteceu aqui no Brasil, e o mascote escolhido em votação popular foi o tatu-bola. O tatu-bola é um animal que faz parte da fauna brasileira, e que é ameaçado de extinção, aqui conseguimos entender o motivo da sua escolha.
Bom, agora vamos finalmente falar para você quais foram os mascotes das Copas do Mundo desde quando começaram a ser escolhidos.
Índice de Conteúdo
1966: World Cup Willie
Vou começar essa lista com os mascotes das Copas do Mundo falando sobre o Willie, que como você observou, é um Leão. O Leão é um símbolo típico do Reino Unido, e em 1966 a Copa foi sediada na Inglaterra, que faz parte do Reino Unido.
Esse Mascote usado em 66, que é um Leão, era vestido com uma camisa que na verdade era um uniforme de futebol. E todavia, essa mesma camisa era estampada com a bandeira britânica e ao centro dela tinha escrito “World Cup 66”.
1970: Juanito Maravilla
Em 1970 a Copa do Mundo foi sediado no México, e foi escolhido uma figura humana para ser o mascote daquela edição. Juanito, nome escolhido do mascote, era na verdade um garoto, que usava sombrero e vestia um uniforme com as cores da seleção do México.
Sombrero, que na verdade é um chapéu popularmente conhecido no país, e ao centro desse chapéu tinha escrito “Mexico 70”. Juanito é um diminuitivo de Juan, e esse nome em diminuitivo foi escolhido por ser bastante conhecido lá no México.
1974: Tip e Tap
Dos mascotes das Copas do Mundo, o Tip e Tap muito provavelmente foi um dos com significado mais forte para o mundo. Pois em 1974, a Copa do Mundo foi sediada lá na Alemanha, que ainda era dividida entre Oriental e Ocidental.
Tip e Tap era na verdade dois garotos que simbolizava a união entre a Alemanha Oriental e Ocidental, inclusive, apesar de dividida, jogaram juntas. Um dos garotos tinha as iniciais “WM” (Copa Do Mundo em Alemão) e o outro o ano da Copa, “74”.
1978: Gauchito
No ano de 1978, a Copa do Mundo aconteceu em um país que é vizinho ao Brasil, e sim, estou falando da Argentina. O Mascote escolhido também foi um garotinho, que recebeu o nome de “Gauchito”, que é um referência ao termo “Gaúcho”.
Eu não sei se você sabe, mas em países latino-americanos, Gaúcho é como são chamados os homens que vivem no campo. Com certeza você deve estar associando esse termo também ao Brasil, e pode apostar, você está certo ou certa. Pois foi esse mesmo termo que originou a denominação daquelas pessoas que nascem no Rio Grande do Sul, estado que faz divisa com a Argentina.
1982: Naranjito
Dos Mascotes das Copa do Mundo até aqui citados, a Espanha foi o primeiro país que inovou na escolha do seu mascote, escolhendo uma fruta. E essa fruta escolhida foi uma Laranja, e Naranjito como você já deve estar imaginando, é o diminuitivo de Naranja (Nome da Fruta em Espanhol).
E assim como os demais mascotes, o Naranjito também se veste com as cores do país sede, nesse caso a Espanha, e segurando uma bola.
1986: Pique
Em 1986, a Copa do Mundo aconteceu novamente no México, e dessa vez a escolha do mascote pelos mexicanos foi a pimenta chilli jalapeño. Essa pimenta é algo muito forte na cultura do México, por isso da sua escolhida, lembrando que ela também está usando sombrero.
Além do sombrero, Pique usa também o uniforme vermelho e branco, que junto a cor verde dele, forma as cores da bandeira do México.
1990: Ciao
No ano de 1990, a Copa do Mundo aconteceu lá na Itália e a escolha do mascote pelos italianos quebrou completamente o padrão de mascotes das Copas do Mundo. Esse mascote era na verdade um boneca que a cabeça era uma bola e o corpo feito por peças semelhantes a lego.
O corpo desse mascote era nas cores da bandeira da Itália, já o seu nome “Ciao”, veio da expressão italiana que significa “tchau” e “oi”.
1994: Striker
Em 94, a Copa do Mundo aconteceu lá nos Estados Unidos, e o mascote escolhido pelos americanos foi um cachorro. O nome escolhido para ele, “Striker”, em inglês significa artilheiro, que inclusive era um cachorrinho de cara simpática e sorridente.
Ele era vestido com as cores da bandeira dos Estados Unidos, na camisa tinha escrito “Usa 94” e aparecia segurando uma bola.
1998: Footix
Agora iremos falar sobre o mascote copa de 1998, que aconteceu lá na França, a escolha foi um símbolo marcante do país. Estou falando do Falo Footix, e seu nome é uma mistura dos nomes Football e Asterix, ele é um famoso personagem dos quadrinhos. E a escolha desse personagem foi através de um concurso da Federação Francesa de Futebol.
Esse mascote tem a cabeça vermelha e seu corpo é Azul, um detalhe sobre ele é que ele tem uma filha. Em 2019, aconteceu a Copa do Mundo Feminina, que foi realizada na França, a escolha da mascote foi a pintinha Ettie, filha de Footix.
2002: Kaz, Ato e Nik
Agora bora para o ano de 2002, e os mascotes das Copas do Mundo deste ano na verdade foram 3 escolhidos. Essa foi a primeira Copa do Mundo a ser sediada em dois países, que foi a Coreia do Sul e o Japão.
E esses três mascotes eram na verdade alienígenas, que foram usados para simbolizar a tecnologia das sedes. Um detalhe é que cada alienígena tinha uma entre amarelo, roxo e azul, o que acabou gerando críticas por não terem referências aos países sede.
2006: Goleo VI
No ano de 2006, a Copa do Mundo aconteceu lá na Alemanha, e o país resolveu dar uma boa inovada na escolha do seu mascote. E o mascote escolhido foi na verdade um bicho de pelúcia, que era um leão que recebeu apelidado de Goleo.
Esse apelido de Goleo é na verdade as junções dos nomes de gol e leo(significa leão em latim).
2010: Zakumi
Em 2010 aconteceu a Copa do Mundo na África do Sul, que por sinal, foi uma incrível Copa do Mundo. Sobre o Mascote escolhido, foi o Leopardo, que acabou sendo batizado de Zakumi, ele tinha os cabelos verde e o corpo amarelo.
Esse verde no cabelo e o corpo amarelo é em menção ao uniforme do país. Sobre a escolha do seu nome, ele foi a junção de Za (Que tem como significado África do Sul em um dos idiomais locais) e Kumi, que significa 10, ou seja, o ano daquela Copa.
2014: Fuleco
Como já sabemos, a Copa do Mundo de 2014 aconteceu aqui no Brasil, e acima falamos um pouco a respeito da escolha deste mascote. Fuleco é na verdade um tatu-bola, animal que faz parte da fauna brasileira e ameaçado de extinção.
Sobre o seu nome Fuleco, é a junção das palavras Futebol e Ecologia.
2018: Zabivaka
A Copa do Mundo de 2018 aconteceu lá na Rússia, e o animal escolhido para ser o mascote do país sede foi o lobo Zabivaka. E todavia, a escolha deste mascote aconteceu por votação popular.
Lá cultura da Rússia, o Lobo representa um importante predador, e entre as espécies mais relevantes está o lobo-cinzento, que é ameaçado de extinção.
2022: La’eeb
Iremos agora finalizar está lista com os mascotes das Copas do Mundo, onde iremos falar sobre o mascote escolhido mais recentemente. E o mascote escolhido mais recentemente é o da Copa do Mundo do Qatar, que irá acontecer no final deste ano.
E o mascote escolhido foi o La’eeb, que na verdade é um lenço de cabeça muito característico da cultura árabe. Enfim, aqui se encerrou mais um artigo nosso, onde falei quais foram os mascotes das Copas do Mundo desde 1966. Caso tenha gostado do conteúdo, peço que compartilhe ele com todos os seus amigos e também em todas as suas Redes Sociais.