Conheça Todos Os Mascotes Do Flamengo Desde Sua Fundação! - Ei Sports

Conheça Todos os Mascotes do Flamengo Desde Sua Fundação!

De Urubu a Mengão: A Evolução dos Mascotes do Flamengo ao Longo dos Anos!

Leia Também:

Você conhece todos os Mascotes do Flamengo desde a fundação do clube? Caso sua resposta for um “Não” ou tem alguma dúvida, iremos falar justamente sobre esse assunto neste artigo. O Flamengo que inclusive é o time de maior torcida aqui no Brasil e tem uma das maiores torcidas do mundo.

E quando falamos em “Mascotes do Flamengo”, aposto com qualquer um que o primeiro que vem em sua mente é um Urubu. Contudo, antes do Urubu, vieram outros mascotes que estão associados a história de uma dos maiores clubes do Brasil, o Flamengo.

A criação de um mascote para um determinado, faz com que a torcida daquele clube se associe com aquele determinado personagem. E também é uma forma de lembrarmos do clubes, por exemplo, quando falamos em “Porco”, aposto que você lembra logo do Palmeiras. E quando falamos em “Urubu”, a mesma coisa muito provavelmente acontece com você, associando logo o animal ao time do Flamengo.

O Primeiro Mascote do Flamengo

O primeiro mascote do flamengo
Popeye – Primeiro mascote do Flamengo

Talvez você ainda não saiba, mas o primeiro mascote do Flamengo foi um personagem de um desenho animado americano de grande sucesso. E sim, estou falando dele mesmo, o Popeye, aquele famoso personagem que quando comia espinafre ficava extremamente forte e imbatível. Se você for de uma geração mais antiga, com certeza lembra das aventuras do Popeye, onde ele quase sempre iria salvar a Olívia Palito. E muitas das vezes, a Olivia se encontrava em perigo nas mãos do Brutus.

E caso você esteja curioso ou curiosa para saber como ele se tornou Rubro-Nergo, esse fato aconteceu no ano de 1942. E foi durante o campeonato carioca daquele ano, onde os jornais daquela época começaram a criar quadrinhos para contar episódios vivido pelo clube naquele ano. E todavia, o marinheiro representava a força e a valentia que o clube do Flamengo tinha para enfrentar seus jogos mais difíceis.

Um detalhe a mais é que o clube do Flamengo teve origem no Remo, o Popeye é um marinheiro, ambos tem o mar em comum.

A princípio, podemos observar aqui que esse mascote tinha tudo para dar certo no time do Flamengo, mas… Ele não conseguiu cair nas graças da torcida, e logo caiu no esquecimento.

Como o Urubu de Tornou um dos Mascotes do Flamengo?

Urubu, mascote do flamengo
Urubu – Mascote atual do Flamengo

A respeitos dos Mascotes do Flamengo, chegou a hora da gente falar sobre o Urubu, que até os dias de hoje é mascote do clube. E como todos nós sabemos, o Urubu é uma ave, que é bastante lembrada por ter uma aparência feia e também impopular.

Por ter penas pretas, a ave também era bastante associada ao racismo, e os rivais usavam o termo “urubu” para insultar a torcida do Flamengo. No entanto, o grupo de torcedores resolveram dar uma boa resposta para os rivais que usavam a ave para os insultar, sabe como? Adotando o animal como mascote.

No dia 31 de maio de 1969, alguns torcedores do Flamengo amarraram uma bandeia do clube no animal, isso diante de outros milhares de torcedores. Esse fato obviamente foi no gramado do estádio, e com o barulho da torcida, a ave se assustou e sobrevoou o estádio com a bandeira. E nesse momento, a torcida do flamengo foi à loucura, gritando “Uh é urubu! É ububu!”.

E naquele dia, o Flamengo iria enfrentar o time do Botafogo, onde existia uma freguesia para os botafoguenses que já durava 4 anos. E naquele dia, o time do Flamengo venceu o Botafogo por 2 x 1 e quebrou uma sequência de vitórias de 9 jogos dos botafoguenses. E foi a partir deste episódio, que o time do Flamengo resolveu adotar de vez o Urubu como um mascote do clube.

O Urubu Ficou Marcado na História do Flamengo

Dos Mascotes do Flamengo, o Urubu foi o que ficou marcado na história do time, tanto em momentos positivos quanto em negativos. E um desses fatos foi em 1983, na final do campeonato carioca, onde o jogo seria contra ninguém menos que o Fluminense. Um torcedor resolveu soltar um urubu no gramado antes da partida começar, e após muito trabalho, um jogador do Flu conseguiu pegar o animal. Logo após a captura do Urubu, a partida começou e o resultado daquele jogo foi uma derrota do Flamengo e a perda do título.

Acima podemos ver um dos fatos que envolveu um Urubu e acabou ficando marcado de forma negativa na história do clube. No entanto, temos fatos positivos também, como um que aconteceu na final do campeonato brasileiro de 1987. E nessa partida, um Urubu entrou em campo durante a partida da final do Brasileirão daquele ano, foi um jogo contra o Internacional. Momentos após a captura do Animal, o Fla se tornava campeão do Brasileirão daquele ano.

A verdade é que depois do Flamengo ter adotado como seu mascote oficialmente o Urubu, o time teve vários bons momentos. Resumidamente, dos Mascotes do Flamengo, sem sombras de dúvidas o Urubu foi um amuleto da sorte para o clube.

Autor

Ruan Jesus

Me chamo Ruan Henrique e sou escritor do Ei Sports dentre outros sites pertencentes ao Grupo SED. Tenho uma certa habilidade também em crescimento orgânico de perfis no instagram.

Artigos Relacionados

Alimentos que rejuvenescem a pele, torne-se uma pessoa mais jovem!

A busca por uma aparência mais jovem e saudável não se resume apenas aos tratamentos estéticos. Na verdade, a alimentação desempenha um papel extremamente importante nessa jornada de rejuvenescimento e de saúde. Diversos alimentos ...

Você continuará no nosso site

Conheça as 7 Jogadoras Mais Bem Pagas do Futebol

Hoje iremos citar para você o nome das 7 jogadoras mais bem pagas do Futebol feminino e também quanto cada uma delas recebe. E já vou logo lhe adiantando que os valores que uma ...

Você continuará no nosso site

Conheça os diferentes biotipos corporais

Entender o nosso corpo é essencial para manter uma vida saudável e equilibrada. Os biotipos corporais são uma característica genética que influencia a forma como nosso corpo armazena gordura, ganha e perde peso, e ...

Você continuará no nosso site