Esgrima – Conheça um pouco desse esporte!

Esgrima, você provavelmente já ouviu falar esse nome em algum lugar, mas você sabe do que realmente se trata? Não? Bom, então acompanhe esse post até o final, e quem sabe não arrume um novo hobby? Confira abaixo um pouco sobre esse esporte.

O que é Esgrima?

Olimpíadas/Divulgação: Esgrima.

Você sabia que a esgrima é considerada como o esporte mais antigo do Ocidente? Acredita-se que é na pré-história, quando o homem se utilizava de armas para ataque e defesa de animais, que é encontrada a origem da esgrima. Passada a fase da caça e da coleta, houve uma evolução nas armas, o que fez da luta com armas brancas um meio de combate, somente deixada a um segundo plano após a emergência das armas de fogo.

Porém foi na França do século XVII que surgiram as primeiras escolas de esgrima. Onde foram criados novos golpes e o ensino do combate era feito em pistas pintadas no chão. Além disso, nessa época abria-se a discussão sobre os instrumentos da luta: se o melhor era a espada, com seu golpe de ponta, ou o sabre, cujo golpe principal era o de corte. Conta-se que muitos testes – em forma de duelo – foram realizados para definir qual dos dois instrumentos seria o melhor, mas nenhum resultado foi atingido.

Adaptações e evoluções no esporte.

Após esse período, o esporte começou a evoluir como uma nova modalidade, sendo ela esportiva. Assim surgiram equipamentos mais leves e menos perigosos, como o florete, além de outros equipamentos mais propícios à segurança: luvas, máscaras e coletes para os mestres.

Para evitar que os atletas de machucassem durante os treinos, foram criado algumas regras. Por exemplo, duas pessoas não poderiam atacar ao mesmo tempo. No início do século XIX, os duelos foram extintos. O ferimento provocado pela espada, que antes era sinal de vitória, passou a ser substituído pelos sinais dados pelo árbitro. A introdução da esgrima nos Jogos Olímpicos se deu logo na sua primeira edição da era moderna: Atenas, 1896.

Mas e o Brasil?

Mas e ai, surgiu aquela duvida de como é no brasil? Bom, a prática da esgrima data do período imperial, graças a Dom Pedro II. As tropas faziam uso dela, motivo pelo qual foi introduzida nos cursos da Escola Militar em 1858. Depois disso, em 1906 surge o Curso de Formação em Ginástica e, com a criação do Centro Militar de Educação Física, o mestre d’arma francês Lucien de Merignac é incentivado a vir para o Brasil. O Mestre Gauthier é outro francês contratado pelo exército Brasileiro para ensinar esgrima aos seus militares.

enfim, o que você acha da esgrima? Durante a infância brincamos muito de ‘espadinha’, mas, não seria a chance de levar isso pra vida como carreira? Bom, ai vai da dedicação e amor ao esporte de cada um.

Thalisson Gabriel

Gosto muito de basquete e e-Sports em geral. Escrevo para o Ei Sports e também para outros sites pertencentes ao grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo