Após o anuncio na sexta feita, sobre a penalidade da UEFA sobre o Manchester City abalar o futebol mundial, o secretário-geral da CBF afirmou que o mesmo poderá ocorrer com times Brasileiros. Mas afinal qual foi essa punição ?
a Penalidade…
A UEFA (Union of European Football Association, em português significa União das Federações Europeias de Futebol). Penalizou nessa sexta-feira o time Manchester City após o clube ser considerado culpado por ter inflacionado de forma falsa os valores de seus patrocínios (Fair Play), no período entre 2012 e 2016. A penalidade severa é a seguinte: O time estará banido de participar de todas as competições Europeias por dois anos! Além de ter sido banido de competições o time inglês recebeu uma salgada multa de € 30 milhões (em reais equivale a aproximadamente 142 milhões). A penalidade começará a valer a partir da próxima temporada embora possa ser alterada ou anulada uma vês que o Manchester ainda irá recorrer da decisão.
Mas como isso irá Afetar os Clubes Brasileiros?
Acontece que o Secretário-Geral da CBF Walter Feldman, em transmissão da CBF TV, afirmou que o que aconteceu com o time Europeu pode vir a acontecer com os Clubes brasileiros. Pois o mesmo modelo de investigação adotado pela UEFA, virá a ser utilizado pela CBF ainda esse ano na Série A do futebol brasileiro. Obviamente dada as devidas proporções de investigação e punição, que se enquadrem com a realidade brasileira.
Essas investigações visão a pratica do Fair Play,que é um mecanismo criado pela Uefa que visa evitar que os clubes gastarem mais do que arrecadam e,que assim, consigam pagar suas contas em dia. Os times de desobedecerem de acordo com a gravidade da infração receberá penalidade correspondente assim como a punição que Manchester sofreu. De acordo com Walter de incio a prática não banirá nem penalizara rigorosamente os times será uma fase educativa”… Primeira fase de maneira educativa, orientadora, mas depois com punições, chegando até a perder pontos”.