O Que é Artes Marciais? Confira Todos os Detalhes!

Você sabe o que é artes marciais ou até mesmo já praticou alguma? A artes marciais é nada mais nada menos que um conjunto de técnicas de luta, e detalhe, elas são praticadas de forma individual. E todavia, é claro que existem algumas artes marciais que são bastante conhecidas, como por exemplo o caratê, judô, jiu-jitsu e muay thai.

Claro que não existem apenas essas artes marciais conhecidas no Brasil, tem também o kung fu, aikido, krav magá e taekwondo. E como você já deve estar imaginando, as primeiras artes marciais surgiram lá no Extremo Oriente e a princípio representavam técnicas para manejarem armas brancas.

Aqui no Brasil e ao redor do mundo também, essas variações de lutas não tem como objetivo brigas, e sim usá-las como defesa pessoal. E essa defesa pessoal pode ser executada tanto com armas e até mesmo sem nenhum tipo de arma, o que é bem pensado.

O Que é Artes Marciais? Elas São Esportes?

Artes marciais são esportes

Tempos depois, as artes marciais viraram sim atividades esportivas, com o objetivo de aperfeiçoar tanto o corpo como a mente. E sim, essas técnicas que o pessoal aprenderam já como esporte, pode também ser utilizadas como uma forma de defesa pessoal.

E as artes marciais como exercícios físicos traz vários outros benefícios para os seus usuários, como por exemplo, melhorar a flexibilidade das articulações. E tem mais, elas também fazem o praticante melhorar a postura correta da coluna vertebral, o controle da respiração, o relaxamento e fortalecimento dos músculos.

Enfim, assim como exercício comportamental, o indivíduo que pratica artes marciais melhora e muito o equilíbrio, e permite alcançar disciplina e desenvolver reflexos. Além claro de auxiliar na formação moral, e impulsionar a capacidade física e mental.

As Artes Marciais e o Oriente

É meio que notório que as artes marciais japonesas, indonésias, chinesas e coreanas são aquelas que chegaram a um aperfeiçoamento incrível. Tanto é que o nível de aperfeiçoamento das artes marciais nesses países que citei anteriormente é de nada mais nada menos que reconhecimento mundial.

No Japão, este tipo de luta existe há muito tempo, tanto é que alguns historiadores acreditam que ela foi fundamental na disputa de um trono. Estou falando que historiadores acreditam que foi justamente as artes marciais que decidiu em 859, qual dos dois filhos do imperador Buntoku subiria ao trono.

E foi a partir do ano de 1.200 que as artes marciais começaram a se aperfeiçoar cada vez mais e mais, sabe como? Os guerreiros por excelência começaram a desenvolver técnicas de combate corpo-a-corpo com o objetivo de derrotar seus adversários mesmo não utilizando armas em suas mãos.

Existem Artes Marciais Brasileiras?

Agora que já falamos para você o que é artes marciais, chegou a hora de falarmos se existe alguma que seja brasileira. E já vou lhe adiantando que sim, existem artes marciais que nasceram aqui no Brasil, e a talvez mais conhecida é a capoeira.

E além da capoeira, que surgiu aqui no Brasil durante o período da escravidão, outras bastante conhecidas é o jiu-jitsu brasileiro e o kombato.

E existe também uma modalidade brasileira que é bastante conhecida e se chama “vale-tudo”, e sabe como é que funciona? Simplesmente os lutadores especializados em diferentes artes marciais podem se enfrentar. Por exemplo, um lutador de capoeira pode enfrentar um que pratica o jiu-jitsu brasileiro, lembrando que essa modalidade ganhou fama com os irmãos Gracie.

O Que é Artes Marciais Mistas?

As artes marciais mistas que também são conhecidas como AMM ou MMA(em inglês: Mixed Martial Arts) não é a mesma coisa do vale-tudo. É um esporte de combate que combina tanto luta em pé quanto o uso de técnicas da luta no chão.

E não sei se você sabe, mas as artes marciais mistas incluíram algumas regras ao Vale tudo, sendo que acabou caindo em desuso. E os atletas que praticam as artes marciais mistas também pratica várias outros tipos de artes marciais, por qual motivo? Para eles terem uma melhor preparação e conhecimento de várias técnicas que permitam assim então derrotar o seu adversário.

E tem um tornei de artes marciais mistas que praticamente todo mundo conhece, e sim, estou falando do UFC(Ultimate Fighting Championship). Inclusive, uma das maiores estrelas do UFC é o Brasileiro Anderson Silva.

Kung Fu

O que é artes marciais, kung fu

Agora que falamos um pouco sobre o que é artes marciais, iremos lhe apresentar com mais detalhes algumas das mais conhecidas no Brasil. E iremos iniciar falando sobre o Kung Fu, que até hoje ninguém sabe ao certo qual é a verdadeira origem deste estilo.

Mas existe uma lenda que é até aqui a mais aceitável sobre a origem do Jung Fu, e é a história de um monge chinês. Esse monge chinês se chamava Ta Mo, ele subiu até uma montanha e como a observar os movimentos dos animais e como eles lutavam.

E foi a partir dessa observação dos animais, como eles lutavam, as posições e se defendiam que o monge criou o Kung Fu. Lembrando que os orientais não consideram o Kung Fu uma luta, e sim uma arte que está presente entre eles há milhares de anos.

Caratê

Saiba o que é caratê

Agora iremos falar sobre o Caratê, que é uma arte marcial de autodefesa que se originou há muitos anos no Japão. A palavra Caratê tem como significado “mão vazia”, e ensina golpes de autodefesa sem a necessidade de uso de qualquer tipo de arma.

E a prática desta arte tem alguns objetivos principais, como a busca por maior eficácia de todo o corpo no momento da autodefesa e o aperfeiçoamento do caráter.

E é claro que existe uma história sobre como surgiu está pratica, e foi por causa da proibição do porte de qualquer tipo de arma. Esse fato aconteceu lá no século XV, na ilha japonesa de Okinawa, onde por causa da proibição do uso de armas brancas… As pessoas passaram a praticar formas de autodefesa sem armas, e assim então surgiu o Caratê.

Judô

Saiba o que é judô

Continuando está lista de o que é artes marciais citando algumas que das mais conhecidas do Brasil, iremos falar sobre o Judô. E eu não sei se você sabe, mas o Judô é uma adaptação do jiu-jitsu que foi criado em 1882 por Jigoro Kano.

E assim como as demais artes marciais que existem, o judô também tem como objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoa. Além de fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada. Ah, e o Judô foi considerado o esporte oficial no Japão no final do século XIX.

Capoeira

Saiba o que é capoeira

Vamos finalizar está lista de Artes Marciais citando uma que surgiu aqui no Brasil, e sim, estou falando da Capoeira. Que é uma mistura de dança, luta, artes marciais e música, e que carrega a cultura do nosso Brasil para todo o mundo. A Capoeira apesar de ser um dos maiores orgulhos do Brasil, tem uma origem muito triste, que foi no período da escravidão. Os escravos eram proibidos de praticar qualquer tipo de luta pelos senhores de engenho, e foi então que eles “disfarçavam” os movimentos de combate com música e dança. E foi assim então que surgiu a capoeira.

Para finalizar, aqui em nosso site a gente já falou sobre alguns outros tipos de esportes, como por exemplo os de Marca, Combate e Invasão. Caso você queira conferir algum ou todos os tipos de esportes que citei, basta clicar em seus respectivos nomes.

Ruan Jesus

Me chamo Ruan Henrique e sou escritor do Ei Sports dentre outros sites pertencentes ao Grupo SED. Tenho uma certa habilidade também em crescimento orgânico de perfis no instagram.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo