Esportes De Aventura Urbanos - Ei Sports

Esportes de aventura urbanos

Leia Também:

Hoje você conhecerá quais são os esportes de aventura urbanos mais praticados mundo afora. Devido a prática dessas modalidades, alguns desses esportes entraram para grandes competições como a própria Olimpíada.

Pode-se dizer que a Olimpíada é o maior evento para estas competições. Nela, há equipes de todos os países ao redor do mundo. Antes de chegarem nesta competição, os atletas passam por intensos treinamentos e até mesmo competições nacionais para reunir os melhores de seu país. Neste vídeo a seguir você pode ver alguns dos esportes citados ao longo desse post.

Já que você já entendeu a relevância que estes esportes de aventuras urbanas ganharam, vamos então conhecer cada modalidade e conhecer um pouco sobre elas. Separamos alguns esportes que ganharam destaques nos últimos anos.

Skate

Esportes de aventura urbanos
Esportes de aventura urbanos

O esporte radical da patinação é aquele que atualmente é bastante popular, consiste em fazer manobras deslizando em torno de uma única superfície (com ou sem obstáculos), equilibrando-se no skate. 

Mais do que apenas um esporte, a patinação evoluiu para um modo de vida. Os skatistas usam roupas distintas e têm seus próprios movimentos e costumes distintos. Na década de 1960, a Califórnia, nos Estados Unidos, deu origem ao skate. 

Alguns surfistas inventaram isso como um jogo para um dia em que não havia ondas no oceano. Eles aplicaram hastes cobertas de pátina. Em 1965, os primeiros patins foram feitos e as primeiras competições foram realizadas. 

Mas o esporte não decolou globalmente até a década de 1990, quando o surfista americano Tony Hawk revolucionou o esporte com seus truques aéreos e saltos. Tony Hawk é considerado o maior skatista de todos os tempos.

Recentemente uma brasileira, Rayssa Leal, que atualmente tem apenas 14 anos de idade, ganhou medalha de prata na Olimpíada de Tokyo e medalha de ouro no X GAMES. Ela é conhecida como a ‘fadinha do Skate’.

Rayssa teve destaque após o próprio Tony Hawk compartilhar o vídeo da garota executando uma manobra considerada por ele muito difícil e comentou a respeito dela: ‘Eu não sei nada sobre isso, mas é incrível’. 

Ciclismo

Esportes de aventura urbanos
Esportes de aventura urbanos

Você com certeza já deve ter ouvido falar de um esporte chamado ciclismo na sua cidade, com certeza deve haver ao menos algum grupo de pessoas que se reúnem frequentemente em determinado período para fazer um percurso com suas bicicletas. 

Com isso, aumentou-se o número de pessoas que praticavam determinado percurso e assim começaram-se a ocorrer campeonatos municipais, estaduais e até mesmo nacionais onde surgiram como modalidades as famosas maratonas.

Uma curiosidade sobre o ciclismo é que ele surgiu entre os anos de 1840 e 1855 tendo a primeira grande prova de ciclismo realizada em 1869 com o percurso de 123 km entre as cidades de Paris e Rouen na França. Dentro do esporte de aventuras urbanas ciclismo, existem algumas modalidades onde falaremos de duas delas no decorrer do post. 

Esse esporte também faz parte das olimpíadas e nos jogos olímpicos as provas são disputadas no estilo cross-country com muitas voltas. Nesta modalidade algumas etapas duram em torno de uma hora e meia e uma hora e 45 minutos e o circuito tem em média entre 4 km e 6 km.

A modalidade mais comum de se ver nas cidades, é a modalidade de ciclismo de estrada pois, como havíamos falado anteriormente existem grupos que se reúnem para fazerem determinados percursos. Há competições locais onde o trajeto pode chegar a 300 km e os participantes têm um prazo para concluir tal feito.

Downhill 

Esportes de aventura urbanos
Esportes de aventura urbanos

Dentro da modalidade de ciclismo falaremos de uma modalidade que para quem gosta de esportes radicais é uma ótima pedida. Por fim, existe algo mais extremo do que andar de bicicleta “morro abaixo” a uma velocidade de cerca de 70 km/h atravessando corredores com corrimão, saltando calçadas, e tendo em mente a necessidade de completar essa jornada o mais rápido possível? 

O esporte é praticado no meio das cidades e conta com a infraestrutura local. Pode-se dizer que o Downhill Urbano, muitas vezes conhecido como DH, é uma adaptação das competições de mountain bike para uso em pavimento.

A prática surgiu pela primeira vez no final da década de 1970, quando um grupo de jovens ciclistas californianos se cansou de andar apenas na estrada e na praia. Como resultado, eles decidiram se localizar nas montanhas do condado de Marin, perto de São Francisco, para descer a montanha acima. Como resultado, eles modificaram suas motocicletas usando pneus maiores e freios mais fortes.

BMX

Esportes de aventura urbanos
Esportes de aventura urbanos

Uma outra modalidade também dentro do ciclismo que iremos falar agora um pouco a respeito é o BMX. Este esporte de aventura Urbano requer muita coragem de seus praticantes já que, lembra muito um outro esporte praticado como motocross, a diferença é que estes participantes usam suas bicicletas especiais para fazer esse tipo de corrida

Este novo esporte começou a se desenvolver na década de 1970, período em que surgiram equipes, competições, revistas especializadas, novas marcas de roupas e bicicletas BMX. No final da década de 1970, alguns pilotos mais velhos, como Tinker Juarez, começaram a se aventurar em skateparks e piscinas, que antes eram domínio dos skatistas. 

À medida que as criações humanas começaram a emergir da terra firme, as visões começaram a aparecer. Surgiu o estilo livre ou “estilo livre”. Um dos pioneiros e “pai” do freestyle foi Bob Haro, que inventou muitos dos primeiros truques e criou o primeiro freestyle BMX, o Haro Freestyler. Outros pioneiros foram R.L. Osbourn, Martin Aparijo, Woody Itson e Mike Dominguez..

Parkour 

Esportes de aventura urbanos
Esportes de aventura urbanos

Veremos agora um dos esportes de aventura urbanos que requerem bastante de seus praticantes, este por sua vez tem crescido cada vez mais nos últimos anos é um esporte inovador que pode ser praticado em qualquer espaço. 

No Parkour, o praticante consiste em usar o próprio corpo como equipamento e tem como objetivo vencer qualquer obstáculo que é posto em seu caminho, isso vale tanto para obstáculos naturais quanto por construções.

A palavra “parkour” é derivada da palavra francesa “parcour”, que em português significa “percurso”. Ele foi criado como uma inspiração para as técnicas de fuga e sobrevivência dos bombardeiros. Na realidade, movimentos contínuos – seja correr, escalar ou pular – são executados enquanto se navega sempre pelos obstáculos presentes em qualquer ambiente. O objetivo é avançar em vez de divergir. 

Em essência, são opções diferentes para percorrer as rotas que as pessoas costumam fazer durante a viagem. As pessoas que praticam Parkour são chamadas de traceurs (para homens) ou traceuses (feminino). “Traceur” equivale a um rotatracer em tradução livre para a língua portuguesa.

Estes foram alguns dos esportes de aventuras urbanos que ganharam bastante destaque nos últimos anos e um pouco de sua história, além de algumas curiosidades que pôde ser observado ao longo do texto. Conheça também alguns tipos de Artes Maciais.

Estudante de Ciências Biológicas, mas, completamente apaixonado em games, animes e tudo relacionado a tecnologia. Escrevo aqui para o Ei Sports e outros sites do Grupo SED.

Artigos Relacionados

Conheça os 7 Esportes Mais Antigos do Mundo

Você já parou para pensar quais seriam os esportes mais antigos do mundo? Se não, aposto que após ler esse questionamento que citei acima, com certeza esse pensamento veio até a sua cabeça. E ...

Você continuará no nosso site

Tênis de Mesa ou Ping Pong, Qual o Correto?

Tênis de Mesa ou Ping Pong, eles são a mesma coisa? Qual o nome está correto? Bom, no artigo de hoje, irei tirar uma das dúvidas que está presente na mente de muitas pessoas, ...

Você continuará no nosso site

Conheça os maiores lutadores de Boxe da história!

Veja a seguir quais foram os maiores lutadores de boxe de todos os tempos. É válido lembrar que talvez você muito provavelmente não conheça alguns nomes que serão mencionados a seguir. Se você é ...

Você continuará no nosso site