Conheça Quais São Os Tipos De Esportes - Ei Sports

Conheça quais são os Tipos de Esportes

Veja a diferença entre os tipos de esportes e suas modalidades

Leia Também:

Hoje veremos quais são os tipos de esportes que existem e, entender um pouco mais a respeito deles, além é claro de ver alguns exemplos dos mesmos. Mas antes, vamos entender primeiramente seu conceito. 

É fato que, existem na atualidade uma vasta variedade de esportes, e com isso, a forma que são desenvolvidas suas competições. E são classificados como: Esportes de invasão, esportes de rede, esportes de campo e taco, esportes de parede, esportes de combate, esportes de marca, esportes de precisão e esportes técnico-combinatórios.

Como podemos ver, cada esporte tem sua própria divisão, como foram citados acima e agora vamos ver cada divisão com exemplos de esportes de cada um. Assim, você poderá entender melhor cada modalidade. No vídeo abaixo você pode estar entendendo um pouco mais a respeito de seus conceitos.

Esportes de Invasão

Conheça quais são os tipos de esportes - esportes de invasao
Artigos esportivos – imagem ilustrativa

Os esportes de invasão tem como características o ataque ao campo do adversário e a conquista da meta ou objetivo da modalidade. Geralmente essas metas podem ser alcançadas por uma bola ou objetos semelhantes como a puck.

Nestes tipos de esportes como já foi citado, o objetivo é atacar o campo do seu oponente no futebol por exemplo marca quem faz mais gols, quanto no basquete ganha quem faz mais cestas. 

Alguns exemplos dos tipos de esportes de invasão são: O Futebol, Futsal, Basquetebol, Handebol, Futebol americano, Rugby, Hóquei, Polo equestre, Polo aquático, Frisbee, Corfebol e Floorball. Alguns desses esportes passaram até a serem olímpicos.

Esportes de marca

Conheça quais são os tipos de esportes - esportes de marca

Os esportes de marcas são aqueles que são disputados através da marcação individual de cada atleta ou competidor. Para você entender melhor é por exemplo: nas corridas, vencem aqueles atletas que fazem o percurso no menor tempo possível.

Nos arremessos não é diferente, o atleta que atingir a maior distância vence, nos levantamentos de peso, quem levantar o maior peso, e assim sucessivamente em cada modalidade.

Alguns exemplos destes tipos de esportes são: O Atletismo, Natação, Vela, Triatlo, Ciclismo, Levantamento de Peso, Remo, Canoagem, Esqui alpino, Salto de esqui, Escalada, Hipismo, Crossfit, Automobilismo, Rafting, Patinação de velocidade, Cross-country, Bobsled, Luge, Skeleton.

Esportes de precisão

Conheça quais são os tipos de esportes
Atleta de esportes de precisão

O objetivo dos esportes de precisão é alcançar ou se aproximar de um alvo fixo ou móvel. Dependendo da modalidade, o objeto projetado que deve se aproximar do alvo e pode ser feito de várias maneiras. 

Pode ser projetado por uma arma, como no caso de um tiro ou um arco e uma flecha. Em esportes como golfe e sinuca, a bola pode ser atirada com um taco, ou pode ser lançada com as mãos em jogos como bocha, curling, dardos, etc.

Alguns exemplos desses tipos de esportes são: Tiro, Tiro com arco, Boliche, Curling, Golfe, Croqué, Sinuca, Bocha e Dardos. Se você não conhece o Curling, é aquele esporte praticado em uma pista de gelo que tem como objetivo arremessar uma pedra com alça em um alvo.

Esportes de rede e parede

Conheça quais são os tipos de esportes
Atletas de Squash

Os esportes de rede no geral tem por objetivo jogar a bola por cima de uma rede para o campo adversário de modo que possa fazer o possível para dificultar que o outro time a devolva. 

Alguns desses esportes permitem que a bola de um quique no campo como por exemplo o tênis e o padel. Já no caso de algumas modalidades como o vôlei, se a bola toca o seu campo designa um ponto para o time adversário.

Os esportes de parede são aqueles onde os competidores se revezam atacando a bola e a rebatendo contra uma parede de rebote e um exemplo deste esporte é o Squash. Para conseguir marcar o ponto os competidores precisam superar os seus adversários até que um deles falhe e não consiga responder aos ataques.

São exemplos desses tipos de esportes o Voleibol, Vôlei de praia, Futevôlei, Tênis, Tênis de mesa, Badminton, Squash, Padel, Peteca e Pelota basca. Caso você não conheça o padel é um jogo de raquetes e bola similar ao tênis com dimensões restritas por paredes que fazem parte do jogo.

Esportes de combate

Conheça quais são os tipos de esportes
Atletas de Esgrimas

As lutas e artes marciais são as principais modalidades destes esportes de combate e possuem suas próprias regras e golpes pré-definidos. 

Essas modalidades de combate podem ser realizadas como um corpo a corpo ou com objetos como no caso da esgrima. O objetivo dos atletas é conseguir pontos golpeando o seu adversário, dominando ou até mesmo levando-os a nocaute.

Alguns exemplos destes tipos de esportes de combate são: Boxe, Judô, Taekwondo, Jiu-jitsu, Karatê Muay thai, MMA, Esgrima, Kendo, Luta livre, Luta greco-romana e Kabaddi. A nível de curiosidade o Kindle é uma luta de origem japonesa com espadas de madeira.

Esportes de campo e taco

Conheça quais são os tipos de esportes
Atleta de Golfe

Os esportes de campo e taco tem como objetivo proteger sua base e rebater a bola de forma que a equipe adversária demore a contra-atacar ou assumir o seu controle. Nessa categoria de esportes temos algumas modalidades de esportes como por exemplo o beisebol que é o mais popular entre eles. 

Logo após, vem o softbol que nada mais é do que uma versão do beisebol com bolas menos densas, bastões menores e dimensões de Campos reduzidas. E o terceiro e último esporte dessa categoria é o “Críquete”, que é um jogo de taco cujo objetivo é rebater a bola defendendo 3 fincadas no chão chamada de Wicket.

Esportes de técnico-combinatórios

Conheça quais são os tipos de esportes
Esportes de técnico-combinatórios

Os esportes técnicos combinatórios são aqueles onde os atletas precisam fazer uma série de movimentos onde vão ser julgados por uma banca de juízes e o que será julgado é o grau de dificuldade da execução e a precisão dos movimentos dos atletas. 

Muitos desses esportes são atrações fundamentais nos Jogos Olímpicos. Alguns exemplos desses esportes são: Ginástica artística ou também conhecida como ginástica olímpica, Ginástica rítmica, Ginástica acrobática, Saltos ornamentais, Nado sincronizado, Patinação artística, Surfe, Ciclismo, mas apenas na categoria freestyle e a novidade que seria o Breaking dance.

Dentre essas modalidades dos esportes técnicos combinatórios os atletas precisam usar na maior parte das apresentações o seu próprio corpo, então a precisão e agilidade são de suma importância. Veja um pouco mais a respeito desses Esportes Técnicos Combinatórios.

Estudante de Ciências Biológicas, mas, completamente apaixonado em games, animes e tudo relacionado a tecnologia. Escrevo aqui para o Ei Sports e outros sites do Grupo SED.

Artigos Relacionados

Conheça os 7 Esportes Mais Antigos do Mundo

Você já parou para pensar quais seriam os esportes mais antigos do mundo? Se não, aposto que após ler esse questionamento que citei acima, com certeza esse pensamento veio até a sua cabeça. E ...

Você continuará no nosso site

Tênis de Mesa ou Ping Pong, Qual o Correto?

Tênis de Mesa ou Ping Pong, eles são a mesma coisa? Qual o nome está correto? Bom, no artigo de hoje, irei tirar uma das dúvidas que está presente na mente de muitas pessoas, ...

Você continuará no nosso site

Conheça os maiores lutadores de Boxe da história!

Veja a seguir quais foram os maiores lutadores de boxe de todos os tempos. É válido lembrar que talvez você muito provavelmente não conheça alguns nomes que serão mencionados a seguir. Se você é ...

Você continuará no nosso site