Hoje veremos quais são os tipos de esportes que existem e, entender um pouco mais a respeito deles, além é claro de ver alguns exemplos dos mesmos. Mas antes, vamos entender primeiramente seu conceito.
É fato que, existem na atualidade uma vasta variedade de esportes, e com isso, a forma que são desenvolvidas suas competições. E são classificados como: Esportes de invasão, esportes de rede, esportes de campo e taco, esportes de parede, esportes de combate, esportes de marca, esportes de precisão e esportes técnico-combinatórios.
Como podemos ver, cada esporte tem sua própria divisão, como foram citados acima e agora vamos ver cada divisão com exemplos de esportes de cada um. Assim, você poderá entender melhor cada modalidade. No vídeo abaixo você pode estar entendendo um pouco mais a respeito de seus conceitos.
Índice de Conteúdo
Esportes de Invasão
Os esportes de invasão tem como características o ataque ao campo do adversário e a conquista da meta ou objetivo da modalidade. Geralmente essas metas podem ser alcançadas por uma bola ou objetos semelhantes como a puck.
Nestes tipos de esportes como já foi citado, o objetivo é atacar o campo do seu oponente no futebol por exemplo marca quem faz mais gols, quanto no basquete ganha quem faz mais cestas.
Alguns exemplos dos tipos de esportes de invasão são: O Futebol, Futsal, Basquetebol, Handebol, Futebol americano, Rugby, Hóquei, Polo equestre, Polo aquático, Frisbee, Corfebol e Floorball. Alguns desses esportes passaram até a serem olímpicos.
Esportes de marca
Os esportes de marcas são aqueles que são disputados através da marcação individual de cada atleta ou competidor. Para você entender melhor é por exemplo: nas corridas, vencem aqueles atletas que fazem o percurso no menor tempo possível.
Nos arremessos não é diferente, o atleta que atingir a maior distância vence, nos levantamentos de peso, quem levantar o maior peso, e assim sucessivamente em cada modalidade.
Alguns exemplos destes tipos de esportes são: O Atletismo, Natação, Vela, Triatlo, Ciclismo, Levantamento de Peso, Remo, Canoagem, Esqui alpino, Salto de esqui, Escalada, Hipismo, Crossfit, Automobilismo, Rafting, Patinação de velocidade, Cross-country, Bobsled, Luge, Skeleton.
Esportes de precisão
O objetivo dos esportes de precisão é alcançar ou se aproximar de um alvo fixo ou móvel. Dependendo da modalidade, o objeto projetado que deve se aproximar do alvo e pode ser feito de várias maneiras.
Pode ser projetado por uma arma, como no caso de um tiro ou um arco e uma flecha. Em esportes como golfe e sinuca, a bola pode ser atirada com um taco, ou pode ser lançada com as mãos em jogos como bocha, curling, dardos, etc.
Alguns exemplos desses tipos de esportes são: Tiro, Tiro com arco, Boliche, Curling, Golfe, Croqué, Sinuca, Bocha e Dardos. Se você não conhece o Curling, é aquele esporte praticado em uma pista de gelo que tem como objetivo arremessar uma pedra com alça em um alvo.
Esportes de rede e parede
Os esportes de rede no geral tem por objetivo jogar a bola por cima de uma rede para o campo adversário de modo que possa fazer o possível para dificultar que o outro time a devolva.
Alguns desses esportes permitem que a bola de um quique no campo como por exemplo o tênis e o padel. Já no caso de algumas modalidades como o vôlei, se a bola toca o seu campo designa um ponto para o time adversário.
Os esportes de parede são aqueles onde os competidores se revezam atacando a bola e a rebatendo contra uma parede de rebote e um exemplo deste esporte é o Squash. Para conseguir marcar o ponto os competidores precisam superar os seus adversários até que um deles falhe e não consiga responder aos ataques.
São exemplos desses tipos de esportes o Voleibol, Vôlei de praia, Futevôlei, Tênis, Tênis de mesa, Badminton, Squash, Padel, Peteca e Pelota basca. Caso você não conheça o padel é um jogo de raquetes e bola similar ao tênis com dimensões restritas por paredes que fazem parte do jogo.
Esportes de combate
As lutas e artes marciais são as principais modalidades destes esportes de combate e possuem suas próprias regras e golpes pré-definidos.
Essas modalidades de combate podem ser realizadas como um corpo a corpo ou com objetos como no caso da esgrima. O objetivo dos atletas é conseguir pontos golpeando o seu adversário, dominando ou até mesmo levando-os a nocaute.
Alguns exemplos destes tipos de esportes de combate são: Boxe, Judô, Taekwondo, Jiu-jitsu, Karatê Muay thai, MMA, Esgrima, Kendo, Luta livre, Luta greco-romana e Kabaddi. A nível de curiosidade o Kindle é uma luta de origem japonesa com espadas de madeira.
Esportes de campo e taco
Os esportes de campo e taco tem como objetivo proteger sua base e rebater a bola de forma que a equipe adversária demore a contra-atacar ou assumir o seu controle. Nessa categoria de esportes temos algumas modalidades de esportes como por exemplo o beisebol que é o mais popular entre eles.
Logo após, vem o softbol que nada mais é do que uma versão do beisebol com bolas menos densas, bastões menores e dimensões de Campos reduzidas. E o terceiro e último esporte dessa categoria é o “Críquete”, que é um jogo de taco cujo objetivo é rebater a bola defendendo 3 fincadas no chão chamada de Wicket.
Esportes de técnico-combinatórios
Os esportes técnicos combinatórios são aqueles onde os atletas precisam fazer uma série de movimentos onde vão ser julgados por uma banca de juízes e o que será julgado é o grau de dificuldade da execução e a precisão dos movimentos dos atletas.
Muitos desses esportes são atrações fundamentais nos Jogos Olímpicos. Alguns exemplos desses esportes são: Ginástica artística ou também conhecida como ginástica olímpica, Ginástica rítmica, Ginástica acrobática, Saltos ornamentais, Nado sincronizado, Patinação artística, Surfe, Ciclismo, mas apenas na categoria freestyle e a novidade que seria o Breaking dance.
Dentre essas modalidades dos esportes técnicos combinatórios os atletas precisam usar na maior parte das apresentações o seu próprio corpo, então a precisão e agilidade são de suma importância. Veja um pouco mais a respeito desses Esportes Técnicos Combinatórios.