Símbolo Do Kung Fu, Entenda O Significado! - Ei Sports

Símbolo do Kung Fu, Entenda o Significado!

Desvendando o Significado Por Trás do Seu Símbolo!

Leia Também:

O Símbolo do Kung Fu é um símbolo muito popular no mundo, e aposto que muito provavelmente você já viu esse símbolo em algum lugar. Esse símbolo está presente em diversas produções que abordam o tema “Kung Fu”, seja ela filmes, desenhos ou algo do tipo.

Existem também diversas pessoas que tem esse mesmo símbolo tatuado em alguma parte do corpo, com isso, é comum as pessoas se perguntarem seu significado. E é justamente por isso que hoje iremos lhe falar qual é o significado do símbolo do Kung Fu, você conhece que símbolo é esse? Bom, na verdade muitas pessoas já viram esse símbolo em algum lugar e não sabia que ele era do Kung Fu.

Esse símbolo é o Yin Yang, e muitas pessoas que o significado dele é nada mais nada menos que representar o bem e o mal. E já vou logo lhe dizendo que na verdade esse significado não é real, e você saberá o real significado neste artigo.

O Que é o Kung Fu?

O que é o kung fu?
Imagem Ilustrativa – Mestres do Kung Fu

Antes da gente falar sobre o significado do símbolo do Kung Fu, é meio óbvio que você precisa saber o que é o kung Fu. E muito provavelmente você já deve saber que estamos falando de uma arte marcial chinesa que existe há milhares de anos.

E quando traduzimos de forma literal essa palavra do mandarim para o português, ela pode ter dois significados um pouco diferentes. E “Kung Fu” em português significa “trabalhar duro” ou “tempo e habilidade”. Vale ressaltar que os chineses usa essa expressão também para se referir a algo que foi adquirido com muita competência e esforço na luta corporal.

Lembra que eu havia dito que essa arte marcial existe há milhares de anos? Então, pode até parecer mentira, mas historiadores acreditam que o Kung Fu foi criado há aproximadamente 4 mil anos atrás. E essa arte marcial surgiu por conta de uma necessidade que os chineses tinha nesta época de lutarem contra animais ferozes e também inimigos.

A Origem do Kung Fu

A origem do kung fu
Foto: Reprodução/Kung Fu Panda

Agora que você já sabe o que significa o Kung Fu, chegou a hora de ficar sabendo mais detalhes sobre a sua origem. E já vou lhe adiantando que existem diversas lendas sobre a origem deste estilo, mas tem uma que é a mais conhecida.

A lenda mais conhecida sobre a origem do Kung Fu conta a história de um monge chinês que se chamava Ta Mo. Esse monge subiu uma montanha e começou a observar os movimentos dos animais, ou seja, as posições que lutavam e como se defendiam. E foi aí então que surgiu o Kung Fu, baseado nas posições de lutas e de defesa dos animais, isso há 4 mil anos atrás.

Vale lembrar que assim como a grande maiores das artes marciais, o Kung Fu tem muitos objetivos que vão além de trabalhar apenas o corpo. Como por exemplo, criar disciplina, ter um desenvolvimento pessoal, ter persistência e respeito aos limites dos indivíduos. Lembrando que ele estrutura o corpo e a mente, fazendo com que as pessoas aprendam a serem derrotadas e a encarar ovos obstáculos sem desanimar ou desistir.

Um ponto que muitas pessoas não sabem, é que ao longo dos anos, o Kung Fu passou por algumas reformulações. Por exemplo, atualmente existe o Kung Fu Moderno, que é mais específico para atletas que estão em busca de uma constituição corporal.

Enquanto o Kung Fu Tradicional tem como foco a parte essencial do treinamento na filosofia chinesa, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades.

Qual é o Verdadeiro Significa do Símbolo do Kung Fu?

Qual é o verdadeiro significa do símbolo do kung fu?
Símbolo Yin-Yang

Agora que você já sabe o que é o Kung Fu e também sua origem, chegou finalmente o momento em que você saberá o significado do símbolo do Kung Fu. E já falamos que muitas pessoas acreditam que seu significado é o bem e o mal, mas isso não é verdade.

Como podemos observar nas imagens que contém o símbolo do Kung Fu, ele é um círculo dividido em duas partes. E essas duas partes é uma preta com um ponto branco e a outra é branca com um ponto preto.

E como você já deve estar imaginando, cada parte tem o seu significado, e vamos começar falando sobre a parte preta com ponto branco. Essa parte é o Yin que simboliza a negatividade, a feminilidade, a passividade, a gentileza, a lua e a escuridão.

Já a parte branca com ponto preto é o Yang, que tem como significado o contrário da parte preta com ponto branco(o Yin). O Yang simboliza a positividade, a masculinidade, a atividade, a firmeza, o Sol e a luminosidade.

Na verdade, se formos olhar com mais cautela, podemos perceber que essas partes não é bem o oposto uma da outra, e sim um complemento.

Completude e Não a Oposição

Continuando esse assunto que estamos falando sobre o significado do símbolo do Kung Fu, podemos dizer que esta completude promove o equilíbrio. Isso sem falar também de um aspecto muito importante, que é o de que um não vive sem o outro.

Um outra curiosidade é que em movimento, quando Yin Yang chegam aos seus extremos, uma reação acaba sendo iniciada, sabe a qual? O Yin se transforma em Yang e o Yang se transforma em Yin.

Sobre o motivo do Kung Fu ter adotado o Yin Yang como símbolo, ele na verdade está visando o mais importante na arte marcial, o equilíbrio entre corpo e alma. Isso sem falar que na luta em si, é trabalhado a harmonia e não a oposição, mas como assim, pode me explicar? Vamos lá, em um ataque do oponente você deve contra-atacar apenas se preservando, ou seja, com movimentos que seguem o seu movimento do oponente. E esse contra-ataque é realizado sem esforço, utilizando uma reação comum, apenas para conter os ataques que são disparados contra você.

Algumas Curiosidades que Talvez Você Não Sabia Sobre o Kung Fu

Já falamos neste artigo que a lenda mais famosa é que o Kung Fu tenha sido inspirado em alguns animais, mas quais animais foram esses? Ao que tudo indica, foram a águia, a garça, o tigre, o gafanhoto e o macaco. Sendo assim, os lutadores que possuem tatuagem de algum desses animais, na verdade está mostrando qual é o seu estilo de luta.

Um outra curiosidade que talvez você não saiba é que na china o Kung Fu também é chamado de wushu. Sem falar que essa arte marcial foi mundialmente popularizado pelo ator Bruce Lee, que foi um exímio lutador de Hollywood. Bruce Lee estreou em Hollywood no final dos anos 60, mas infelizmente teve uma carreira curta nas telas, morrendo aos 32 anos.

Para fechar essa lista de curiosidades sobre o Kung Fu, irei falar uma que poucas pessoas sabem. E me refiro a existência de mais de 400 estilos de kung fu, que por sua vez, são praticados com ou sem armas. Detalhe, a maioria leva o nome da família que inventou a técnica.

Enfim, aqui se encerrou mais um artigo nosso onde falei um pouco sobre o significado do símbolo do Kung Fu. Caso tenha gosta do conteúdo aqui lido, peço para você que compartilhe ele com todos os seus amigos e em todas as suas Redes Sociais.

Autor

Ruan Jesus

Me chamo Ruan Henrique e sou escritor do Ei Sports dentre outros sites pertencentes ao Grupo SED. Tenho uma certa habilidade também em crescimento orgânico de perfis no instagram.

Artigos Relacionados

Conheça os 7 Esportes Mais Antigos do Mundo

Você já parou para pensar quais seriam os esportes mais antigos do mundo? Se não, aposto que após ler esse questionamento que citei acima, com certeza esse pensamento veio até a sua cabeça. E ...

Você continuará no nosso site

Tênis de Mesa ou Ping Pong, Qual o Correto?

Tênis de Mesa ou Ping Pong, eles são a mesma coisa? Qual o nome está correto? Bom, no artigo de hoje, irei tirar uma das dúvidas que está presente na mente de muitas pessoas, ...

Você continuará no nosso site

Conheça os maiores lutadores de Boxe da história!

Veja a seguir quais foram os maiores lutadores de boxe de todos os tempos. É válido lembrar que talvez você muito provavelmente não conheça alguns nomes que serão mencionados a seguir. Se você é ...

Você continuará no nosso site