Hoje iremos trazer para você um assunto que muitas pessoas andam me pedindo ultimamente, que é citar tipos de artes marciais. Contudo, não são quaisquer tipos de artes marciais, e sim aqueles que são usados para autodefesa, e já vou lhe adiantando o seguinte… Na verdade, a grande maioria das artes marciais, ou até mesmo todas elas são ensinadas com o objetivo da autodefesa.
O que pode acabar “queimando” a arte marcial não é à pratica dela, e sim algumas pessoas que as praticam. Pois como sabemos, infelizmente tem algumas pessoas que acaba fazendo o uso das artes marciais ou qualquer outro tipo de luta para benefícios próprios.
Índice de Conteúdo
O Que é Arte Marcial
Bom, agora chegou a hora da gente falar um pouco sobre o que é arte marcial, para você ficar ligado sobre o assunto. E falando de forma bastante resumida, as artes marciais é nada mais nada menos que um conjunto de técnicas de luta individual.
E como você já deve estar imaginando, as primeiras artes marciais surgiram lá no Oriente, e inicialmente representavam técnicas para manejarem armas brancas. Porém, com o passar do tempo, elas foram se aperfeiçoando e hoje em dia podem ser executadas tranquilamente usando apenas as mãos.
Hoje em dia algumas artes marciais se tornaram tão populares que viraram um esporte de alta competição, como é o caso do judô e caratê.
E esse foi um resumão do o que são artes marciais, inclusive já falamos mais profundamente sobre esse assunto em um outro artigo nosso, clique aqui e confira.
Benefícios das Artes Marciais
Antes de entrarmos de vez no assunto principal deste artigo, que é citar 5 tipos de artes marciais de autodefesa, queria citar alguns benefícios. E esses benefícios são tanto para a mente quanto também para o corpo.
E ao praticar as artes marciais, seu corpo terá diversos benefícios, como ter uma melhor flexibilidade das articulações e postura correta da coluna vertebral. Sem falar também do controle da respiração e do relaxamento e fortalecimento dos músculos.
Já no quesito comportamental, as artes marciais irá ajudar aquelas pessoas que as pratica a ter um melhor equilíbrio, disciplina e a desenvolver reflexos. Sem falar também na obtenção da coragem, honra, lealdade, modéstia, bondade e formação moral que o praticante deste tipo de luta irá criar.
5: Jiu-Jitsu
Vamos iniciar essa lista com 5 tipos de artes marciais para autodefesa falando sobre o Jiu-Jitsu, que é uma arte marcial que surgiu no Japão. E o Jiu-Jitsu se resume no seguinte, é uma luta que utiliza golpes em forma de alavanca, pressões e torções para derrubar o oponente.
E sabe qual é o principal objetivo do Jiu-Jitsu? Derrubar e dominar o adversário.
E assim como as demais lutas e esportes no geral, o Jiu-Jitsu traz diversos benéficos para o corpo e também para a mente. E alguns desses benefícios é ter uma boa preparação e força física, resistência física e estimula a concentração e equilíbrio.
4: Muay Thai
Agora iremos falar sobre o Muay Thai, que tem origem Tailandesa e muitos consideram essa arte marcial violenta. E muitas pessoas consideram o Muay Thai violento pois envolve todas as partes do corpo e quase tudo é permitido durante a luta.
E você sabe qual como se aperfeiçoar nessa arte marcial? Então, o aperfeiçoamento dela ocorre nos socos, chutes, caneladas, joelhadas e cotoveladas. E com isso, a pessoa que pratica esse tipo de luta tende a ter uma grande tonificação e desenvolvimento muscular. Sem falar também aumento da flexibilidade e força de todo o corpo.
Tem pessoas que fazem a prática do Muay Thai com o objetivo de emagrecer, pois os treinos são exigentes e intensos para o corpo.
3: Karatê
Continuando o assunto principal deste artigo que é 5 tipos de artes marciais falando sobre o Karatê, que é uma luta japonesa. E você sabe porque essa arte marcial recebeu o nome de karatê? Pois “Karatê” significa “Mãos Vazias”, então bora simplificar… “Kara” significa vazio, enquanto “Tê” significa.
E como você já deve estar imaginando, nessa luta não é permitido fazer o uso de nenhum outro recurso, a não ser o próprio corpo.
O Karatê surgiu no século 18, na ilha de Okinawa, no Japão, e nessa região e época, o uso de armas havia sido proibido. E para responder a possíveis saques e assaltos, as pessoas começaram buscar técnicas de autodefesa em que usavam somente o próprio corpo. E foi aí então que surgiu o Karatê.
2: Boxe
Dos 5 tipos de artes marciais para autodefesa que estamos falando neste artigo, talvez o Boxe seja o mais conhecido entre os brasileiros. E eu não sei se você sabe, mas o Boxe é um esporte muito antigo, para você ter noção existem registros da existência do boxe já no ano 3.000 a.C
Contudo, foi na Grécia Antiga, no século 7 a.C., que a modalidade começou a tomar cara de esporte. E desde que esse esporte surgiu, ele já sofreu vários altos e baixos ao longo da sua história.
1: MMA
A sigla MMA vem do inglês e é a abreviação de Mixed Martial Arts, sabe o que isso significa no português? Artes Marciais Mistas, que é de forma mais resumida ainda, o velho ‘vale tudo'. Nesta luta é permitido usar os pés, joelhos, cotovelos e punhos e não para por aqui, pois também são permitidos contato corporais no chão.
E por ser uma luta mais intensa, ela é comumente mais praticada por homens, tem a categoria feminina sim, mas não é muito popular. E pelo MMA ser uma luta intensa, é meio óbvio que aqueles que praticam tem os músculos mais fortalecidos e o corpo modelado.
Artes Marciais Brasileiras
Você sabia que existem alguns tipos de artes marciais que foram criadas aqui no Brasil? Pois se não sabia, agora está sabendo, e a exemplo disso temos uma que é bastante popular, e sim, estou falando da capoeira.
E além da Capoeira, temos também o kombato e uma modalidade que se chama “Vale tudo” (tornada conhecida graças aos irmãos Gracie). E nesse vale tudo, acontece uma mistura de diferentes tipos de artes marciais, mas como assim? Um lutador de capoeira pode enfrentar o lutar de Boxe, Muay Thai, Karatê e assim por diante.
Voltando ao assunto capoeira e combato, agora irei falar um pouco sobre como cada uma dessas duas artes marciais surgiu no Brasil.
Talvez você ainda não saiba, mas a capoeira surgiu aqui no Brasil em um dos momentos mais triste da história do nosso país, a escravidão. Algumas pesquisas indicam que cerca de entre 3 a 5 milhões de africanos foram trazidos para trabalhar à força no Brasil, sabe onde eles “trabalhavam”? Eles foram escravizados com o objetivo de cumprir diversas tarefas, mas estavam presentes principalmente na agricultura, mineração ou com serviços domésticos.
E foi a capoeira que nessa época se tornou um símbolo de resistência, onde os escravos usava ela para lutar e tentar fugir daquela vida.
Já o combato foi criado pelo mestre Paulo Albuquerque, que é graduado em diversas artes marciais e sistemas de defesa pessoal. Ele já ensinou durante anos em diversas organizações de peso: Forças Armadas, Forças Policiais, Equipe de reação da Rede Globo de televisão etc.
E aqui se encerrou mais um conteúdo nosso, caso tenha gostado, peço que compartilhe ele em todas as suas Redes Sociais.