Conheça os Mascotes de Times de Futebol Brasileiro

Hoje você irá conhecer todos os mascotes de times de futebol brasileiro, na verdade irei listar os dá série A deste ano. Pois se a gente fosse listar de absolutamente todos, este artigo ficaria muito extenso e talvez você demoraria dias para terminar de ler rsrs.

E aposto com qualquer um que você já deve até conhecer os mascotes de alguns times, mas não de todos que citarei. Pois tem alguns mascotes nesta lista que nem passaria pela sua cabeça imaginar que ele seria o mascote daquele determinado time.

Vale lembrar que os mascotes que irei citar são dos times que estão na Série A deste ano de 2022. Um outro ponto que também quero falar também é que os times estão sendo citado abaixo por ordem alfabética, pois assim ficar melhor.

1: América-MG – Coelho

Conheça os mascotes de times de futebol brasileiro, américa-mg
Foto: Reprodução/Mascote do América MG

Vou começar está lista de mascotes de times de futebol brasileiro da Série A 2022 falando sobre o mascote do América-MG. Que é nada mais nada menos que um coelho, mas você sabe porque o Coelho foi escolhido como mascote deste time?

O Cartunista Fernando Mangabeira trabalhava no jornal folha de Minas, isso no ano de 1945, e ele resolveu fazer mascotes para os times mineiros. E esses mascotes usava animais como símbolo, e então escolhei o coelho para representar o América-MG, e os torcedores gostaram da ideia. Gostaram pois o coelho é rápido e inteligente.

2: Atlético-GO – Dragão

Mascote do atlético go
Imagem: Reprodução/Mascote do Atlético GO

Já o Atlético-GO tem como símbolo o Dragão, que é bastante comum em filmes chinês, principalmente nos anos de 70. Os torcedores gostaram deste símbolo e como podemos perceber, adotaram ele para o clube.

3: Atlético-MG – Galo

Mascote do atlético mg
Imagem: Reprodução/Mascote do Atlético MG

Lembra que falamos agora pouco que foi um cartunista que desenhou o mascote para alguns times de minas gerais no ano de 1945? Então, o Fernando Mangabeira que desenhou o mascote do América-MG, também fez o mesmo com o Atlético-MG, escolhendo um Galo.

Esse mascote foi escolhido pois fazia alusão às rinhas de galo, que um galo tá ali para lutar de forma incansável até os últimos minutos. Os torcedores gostaram muito desta ideia e abraçou o símbolo, lembrando que naquela época às rinhas eram muito comuns, hoje em dia é proibida.

4: Athletico-PR – Fura-Cão

Mascote do athletico pr
Imagem: Reprodução/Mascote do Athletico PR

Muitos acreditam que o mascote do time do Athletico-PR é um Furacão, mas na verdade é o Fura-Cão(Um cachorro de nome Fura). E esse mascote foi escolhido recentemente pelo clube, isso no ano de 2018, e claro, ele faz alusão ao apelido do clube.

Os torcedores acharam um barato está ideia e abraçou o mascote como símbolo do clube.

5: Avaí – Leão

Mascote do avaí
Foto: Reprodução/Mascote do Avaí

Agora iremos falar sobe o Avaí, que tem como símbolo o Leão, dos mascotes de times de futebol brasileiro, esse talvez seja o mais usado. Este mascote foi escolhido na década de 50, por um locutor de Santa Catarina para exaltar a bravura do time em campo.

E como sabemos, o Leão é um animal muito forte e bravo, não é à toa que ele é considerado o rei da selva.

6: Botafogo – Cachorro

Conheça os mascotes de times de futebol brasileiro, botafogo
Imagem: Reprodução/Mascote do Botafogo

O mascote do Botafogo é um Cachorro, e esse animal foi escolhido por causa de um fato bem curioso que aconteceu no ano de 1948. O Botafogo estava passando por uma grande seca de títulos, e no intervalo de um jogo, onde o Botafogo estava perdendo por 1×0… O Cão do Carlito Rocha, então presidente do time, fez xixi na chuteira de um jogador, que fez o gol da virada, 2×1.

Depois deste jogo este mesmo cachorro compareceu em todos os jogos daquela campanha campeã do Botafogo, infelizmente ele morreu pouco tempo depois. Mas ele ficou marcado para a história do clube, inclusive o mascote cachorro foi escolhido por causa dele.

7: RB Bragantino – Touro

Mascote do rb bragantino
Foto: Reprodução/Mascote do RB Bragantino

O RB Bragantino foi comprado pela Red Bull, e por ter um touro na logo da empresa, o mesmo foi escolhido como mascote do time.

8: Ceará – Vovô

Mascote do ceará
Imagem: Reprodução/Mascote do Ceará

Reza a lenda que um ex-dirigente do time sempre falava para os jogadores, “Respeitem o vovô”, a fama pegou e o Vovô virou o mascote.

9: Corinthians – Mosqueteiro

Mascote do corinthians
Foto: Reprodução/Mascote do Corinthians

Dos mascotes de times de futebol brasileiro, o do Corinthians é talvez o que muitas pessoas não imaginam que um Mosqueteiro seja o seu mascote. Pois quem não é Corintiano, muito provavelmente acredita que o mascote do time seja um Gavião, mas saiba que não é.

E o Corinthians abraçou este mascote por causa de uma notícia do “Jornal Gazeta”, após uma vitória do Timão sobre o Barrancas, time argentino. Este jornal dizia que a vitória do Corinthians foi na raça, como um verdadeiro time de mosqueteiros, e a fiel gostou e adotou este mascote.

10: Coritiba – Vovô Coxa

Mascote do coritiba
Foto: Reprodução/Mascote do Coritiba

O Coritiba também tem um Vovô como mascote, que foi escolhido em homenagem aos fundadores do clube, os “coxas-brancas (alemães)”. O Velhinho era uma alusão aos primeiros imigrantes germânicos.

11: Cuiabá – Dourado

Conheça os mascotes de times de futebol brasileiro, cuiabá
Imagem: Reprodução/Mascote do Cuiabá

Dos mascotes de times de futebol brasileiro, esse é um dos que fazem alusão a algo muito presente no estado no qual o time pertence. Esse mascote trata-se de um peixe que é bem comum nas águas dos rios do Mato Grosso, ele é conhecido por lutar muito quando capturado.

12: Flamengo – Urubu

Mascote do flamengo
Foto: Reprodução/Mascote do Flamengo

No ano de 1969 aconteceu um jogo entre Flamengo x Botafogo, e o Fla naquela época era freguês número um do Botafogo. E então a torcida do Glorioso resolveu soltar um Urubu no gramado para zoar o Flamengo, só que algum incomum naquela época aconteceu… O Flamengo após anos conseguiu voltar a derrotar o Botafogo, e desde então adotou a ave como mascote do time.

13: Fluminense – Cartola e Guerreiro

Mascotes do fluminense
Imagem: Reprodução/Mascotes do Fluminense

Continuando está lista de mascotes de times de futebol brasileiro, agora chegou a hora da gente falar do Fluminense, que na verdade tem dois mascotes. O primeiro é o Homem de Cartola, criado nos anos de 40, j[a o segundo surgiu em 2009, e é o Guerreirinho.

Esse segundo mascote faz alusão ao time de 2009 que evitou o rebaixamento no Brasileirão daquele ano e ganhou a competição em 2010 e 2012.

14: Fortaleza – Leão

Conheça os mascotes de times de futebol brasileiro, fortaleza
Foto: Reprodução/Mascote do Fortaleza

O Fortaleza também é um dos vários times no Brasil que tem o Leão como o seu mascote, ele foi escolhido por ser o rei entre todos os animais.

15: Goiás – Periquito

Mascote do goiás
Imagem: Reprodução/Mascote do Goiás

O time do Goiás tem o Periquito como o seu mascote, e até hoje ninguém sabe ao certo o motivo deste animal ter sido escolhido. Uns dizem que é por causa da cor, tanto o time quanto o animal são verdes, mas não tem apenas essa teoria.

Outras pessoas dizem que existia um torcedor que sempre gritava “periquito” quando o time entrava em campo para jogar. Uma outra explicação diz que em 1966 ano do primeiro título estadual do Goiás, um periquito apareceu na arquibancada.

16: Internacional – Saci

Mascote do internacional
Foto: Reprodução/Mascote do Internacional

Continuando está lista de mascotes de times de futebol brasileiro, agora iremos falar sobre o do Internacional, que adotou um dos símbolos do Folclore Brasileiro, o Saci, e o motivo é uma alusão a esperteza do Saci. Pois ele é capaz de preparar arapucas para os rivais.

17: Juventude – Periquito

Mascote do juventude
Foto: Reprodução/Mascote do Juventude

O mascote da Juventude era na verdade um papagaio que parecia o Zé Carioca da Disney, mas para evitar problemas na justiça… A diretoria do time resolveu então mudar para um periquito.

18: Palmeiras – Periquito e Porco

Mascotes do palmeiras
Imagem: Reprodução/Mascotes do Palmeiras

O Palmeiras é um outro time que também tem o Periquito como mascote, o motivo é o mais óbvio possível, ambos são verde. O Periquito está presente junto a equipe desde os anos 40, e recentemente a torcida adotou um outro mascote, o Porco.

O “Porco” era um termo pejorativo usado pelos rivais, mas só que a torcida curtiu o apelido e adotou, pois vem dando sorte.

19: Santos – Baleia

Mascote do santos
Imagem: Reprodução/Mascote do Santos

Antes da era Pelé, o time não tinha muitas conquistas, e o rivais chamavam os santistas de “Peixinhos”, os torcedores adotaram o Peixe como apelido. Pelé chegou e o time virou um clube gigante e de muitas conquistas, então para mascote a torcida escolheu a Baleia, maior animal do mares. Lembrando que a Baleia não é um peixe, mas sim mamífero.

20: São Paulo – São Paulo

Mascote do são paulo
Foto: Reprodução/Mascote do São Paulo

O Mascote simboliza próprio São Paulo, que é um Santo da igreja católica e um dos 12 apóstolos de Jesus. E todavia, o nome do time “São Paulo” é o mesmo da cidade que o clube está sediado, e também do estado, obviamente.

E aqui se encerra mais um artigo nosso, onde citei os mascotes de times de futebol brasileiro da Série A 2022. Caso tenha gostado do conteúdo, peço que compartilhe ele com todos os seus amigos e em todas as suas Redes Sociais.

Ruan Jesus

Me chamo Ruan Henrique e sou escritor do Ei Sports dentre outros sites pertencentes ao Grupo SED. Tenho uma certa habilidade também em crescimento orgânico de perfis no instagram.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo