Dedão de Ferro!? Conheça o Braço de Ferro com os pés!

Todo mundo conhece a tradicional queda de braço, ou Braço de Ferro, mas você já ouviu falar do Dedão de Ferro? Conheça um pouco desse inusitado esporte variante do Braço de Ferro!

Origem do Dedão de Ferro

O curioso e diferente esporte baseado no braço de ferro, chamado de Dedão de Ferro, surgiu na Inglaterra em 1974, na cidade de Derbyshire. O esporte praticado com os dedões do pé, surgiu em um contexto em que os demais esportes não não iam muito bem no pais. Desde a sua criação na década de 70, o esporte vem sendo praticado anualmente até os dias atuais, contando inclusive com uma “competição mundial”, realizada na cidade mesmo!

As Regras

Com basicamente é uma queda de braço, entretanto realizada com os pés. Ou seja, as regras são similares. Bem vamos as regras, antes de tudo os atletas são inspecionados por um podólogo.

As partidas acontecem no conhecido “melhor de três”, ou seja em 3 rounds. Assim como ocorre na queda de braço, durante o dedão de Ferro, os competidores devem manter os pés sempre ao chão, aquele que o remover vai ser desclassificado. Existe uma tábua no chão onde os competidores vão manter os pés sobre, da mesma forma que de onde foi inspirado. O vencedor, é o jogador que conseguir apenas com o seu pé, fazer com o que o pé do seu adversário toque ao chão. A competição é dividida entre homens e mulheres.

Como saber se você vai levar jeito para o Dedão de Ferro? De acordo com o Juiz, aqueles que possuem dedão grande possuem vantagem. De acordo com ele, quanto maior o dedão, mais músculos se tem na perna.

Mas Cuidado!

Embora possa parecer tranquilo, existe a possibilidade de lesões inclusive de dedos quebrados! Quem avisa é um dos ganhadores de uma das edições de Dedão de Ferro, que já quebrou 09 dedos em competições. Assim como na queda de braço, alguns cuidados devem ser tomados, e nunca exceda muito seus limites!

Mas e ai, você já conhecia esse diferente esporte? Afinal é bem “diferente”, curioso de certa forma.

confira também:

Matheus Henrique

Um amante de esportes e e-Sports. Além de escrever para o Ei Sports escrevo também para outros sites pertencentes ao grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo