O Que é Esporte de Marca, Veja 7 Modalidades!

Hoje iremos falar sobre o que é esporte de Marca, pois recentemente algumas pessoas vieram me perguntar sobre este assunto. Vale lembrar que o esporte é uma das coisas que mais move o mundo, e muitos sonham em se tornar um grande esportista.

E o esporte de marca está presente em várias competições que acontecem ao redor do mundo, como por exemplo, as olimpíadas. E um dos esportes de marca mais comum e que está presente nas olimpíadas é a corrida, com certeza você conhece essa modalidade.

E todavia, se você não sabe o que é este tipo de esporte, a seguir irei lhe explicar o que é esporte de marca.

O Que é Esporte de Marca?

O Esporte de marca é nada mais nada menos que uma modalidade que consiste em comparar os resultados do atletas que estão ali participando. E grande parte dos esportes de marca estão associados ao tempo, mas como assim? Vou citar o exemplo da corrida, que eu já havia falado anteriormente, o vencedor neste esporte é aquele que fizer o percurso em menor tempo.

Claro que não existe apenas esportes de marca que são associados ao tempo, tem também levantamento de peso, salto e etc… Enfim, no levantamento de peso vence aquele que mais peso levantar, no salto aquele que fizer o maio pulo e etc.

Resumidamente, esporte de marca é nada mais nada menos que um esporte no qual consiste em uma comparação de resultados entre os atletas. E todavia, o atleta que melhor ter um determinado resultado, seja em tempo, peso ou salto, vai por sua vez vencer a competição.

Bom, agora que você já sabe o que é esporte de marca, vou abaixo citar abaixo 7 esporte que se enquadram neste quesito.

1 – Automobilismo

O que é automobilismo

Como o próprio nome já diz, o automobilismo é a pratica de um esporte no qual se usa automóveis como forma de praticar. E por sua vez, a pratica deste esporte é quase tão antiga quanto o surgimento do carro, e sabe aonde o surgiu?

O primeiro registro da pratica deste esporte aconteceu na França, onde em uma primeira fase 69 carros percorreram um trajeto de 50km. Na grande final o trajeto foi de 127km, onde o vencedor fez este percurso em 6h e 48min, os carros eram bem lentos nesta época.

Hoje em dia este esporte se profissionalizou e os carros estão cada vez mais velozes, quem é fã de Formula 1 sabe muito bem disso. E todavia, a Formula 1 é a categoria mais famosa e avançada que existe no Automobilismo, a mesma foi criada em 1950.

2 – Crossfit

O que é crossfit

Em segundo lugar desta lista de o que é esporte de marca, irei falar sobre um que ganhou muita fama nos últimos anos, o Crossfit. O Crossfit tem como objetivos principais três coisas, que é melhorar o condicionamento físico, a resistência muscular e a capacidade cardiorrespiratória.

Os movimentos que são praticados para a realização deste esporte são de alta intensidade, fazendo com que o atleta tenha um melhor condicionamento físico. E junto com um melhor condicionamento físico o atleta ou pessoas comuns que pratica o Crossfit também ganha massa muscular e mais força.

E abaixo irei deixar alguns benefícios que o Crossfit traz.

  • Diminui o estresse e/ou ansiedade
  • Promove a sensação de bem-estar e aumento da autoestima.
  • Melhor condicionamento físico
  • Maior capacidade cardiorrespiratória.
  • Tonificação dos músculos.
  • Fortalecimento e resistência muscular
  • Perda de gordura e ganho de massa muscular
  • Previne lesões devido ao aumento da massa muscular
  • Estimula o espirito de equipe, pois os treinos são realizados em grupo.

3 – Corrida

O que é esporte de marca, corrida

Agora chegou a hora da gente falar sobre a corrida, que é um esporte que pode ser praticado por atletas profissionais e pessoas amadoras. Geralmente os atletas profissionais buscam percorrer um percurso em um baixo período de tempo, e obviamente, o que fizer mais rápido vence.

Já a corrida amadora é geralmente praticada por pessoas que buscam trazer alguns benefícios para a sua saúde tanto física quanto mental. Pois além de trazer benefícios físicos, a corrida também pode evitar o estresse e reduzir os sintomas de ansiedade e depressão.

Voltando para a parte física, a corrida tem o benefício de aumentar o gasto calórico, auxiliando assim então no processo de emagrecimento. A prática deste esporte tem o poder de reduzir a incidência de doenças no coração e até mesmo atenuar os sintomas daqueles que já tem.

Leia Também: O que é esporte de combate e suas características.

4 – Natação

O que é natação

E agora nesta lista sobre o que é esporte de marca iremos falar sobre a natação, que como o próprio nome já diz, é a arte de nadar. Este esporte é considerado um dos mais completos que existe, pois para ser executado é preciso movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo.

É claro que ele não ele não é apenas um esporte competitivo, muitas pessoas nadam com um único objetivo, diminuir ou acabar com o estresse. E todavia, a natação é um dos exercícios mais antigos desta lista, pois existem relatos da sua prática em 2.500 a.C.

E esse esporte de marca o vencedor é aquele que nadar uma determinada no menor tempo entre todos os competidores. Enfim, você já utilizou a natação com algum tipo de objetivo, seja ele competitivo ou terapêutico, como por exemplo, aliviar o estresse?

5 – Ciclismo

O que é ciclismo

O ciclismo é muito provavelmente o esporte que praticamente todo mundo já fez, pois ele consiste “apenas” em andar em uma bicicleta. Contudo, essa seria a parte “amadora” deste esporte, pois ele é bastante profissional e tem algumas modalidades que requer muito treino para participar dela.

E ao contrário da natação, o ciclismo é um esporte até muito jovem, pois ele tem como origens relatadas no século XIX. Pois foi justamente neste século que as bicicletas passaram por melhorias significativas, permitindo que o ciclismo enquanto modalidades se desenvolvesse.

E abaixo irei deixar quais são as principais modalidades que existe no ciclismo, será que você conhece elas?

  • BMX
  • BMX Freestyle
  • Mountain Bike
  • Ciclismo de Estrada
  • Ciclismo de Pista

6 – Remo

O que é esporte de marca, remo

Em sexto lugar nesta lista de o que é esporte de marca iremos falar agora sobre o Remo, que muito provavelmente você também já conhece. Mas caso você ainda não conheça, o Remo é um esporte que é praticado com barcos estreito e em alta velocidade.

E em documentos antigos já foram relatados a existência da prática do Remo como conhecemos hoje, mas com outras nomenclaturas. Já o Remo na versão competitiva que conhecemos hoje nasceu no antigo Egito e na Roma antiga, já na forma mais moderna foi desenvolvida na Inglaterra em meado do século XVIII.

7 – Triatlo

O que é triatlo

Agora iremos encerrar essa lista de o que é esporte de marca falando sobre o Triatlo, que na verdade é a junção de três esportes. Enfim, o triatlo é a combinação da natação, do ciclismo e da corrida, inclusive falei sobre esses três esportes aqui neste artigo.

Um triatlo convencional funciona da seguinte maneira, são 2 quilômetros nadando, 100 quilômetros de bicicleta e mais 10 quilômetros correndo. E como você já deve estar imaginando, vence a competição o atleta que fizer estre trajeto no menor tempo possível,

E se enga quem acha que é só se inscrever e pronto, a pessoa já pode ir participar de um triatlo profissional. Pois não é assim que as coisas funcionam, existe toda uma preparação por trás desses atletas, como academia, boa alimentação, sessões de fisioterapia e etc..

Ruan Jesus

Me chamo Ruan Henrique e sou escritor do Ei Sports dentre outros sites pertencentes ao Grupo SED. Tenho uma certa habilidade também em crescimento orgânico de perfis no instagram.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo