O que é esporte de combate e suas características.

Quando falamos em esporte de combate, evidentemente algo relacionado a luta vem a mente. E bom, não está errado! Afinal, as lutas são bastante categóricas no quesito esporte de combate, e sabemos que não é à toa. Sendo um meio de defesa que passou por inúmeras evoluções ao longo da vida existencial. Meios de combates em diferentes estilos, ao redor de todo o mundo, tudo fez e faz parte da história da humanidade.

Mas, apesar de todo histórico da qual surgiram, até se transformarem em esporte de combate, muita coisa aconteceu, e hoje na atualidade elas constituem uma das maiores e grandes unidades onde se organizam os conteúdos de educação física. Então, ao longo deste artigo, irei lhe dizer o que são esportes de combate, e também listarei algumas modalidades, para que assim possa conhecer mais a respeito.

O que é esporte de combate

Agora que mencionei pouco sobre a origem do esporte de combate, antes de tudo. É importante entender direito o que realmente é, e do que se trata. O termo em si, é utilizado para aqueles que praticam confronto direto entre oponentes. E mais, não importa se usa ou não instrumento, tudo conta. Mas, que a práticas do combate na maioria possui um conjunto de regras e regulamentos por entidades esportivas especificas. Afinal, é isso que resulta o caráter em esportivo e institucionalizado.

Além de possuir esses elementos, o esporte de combate é fortemente marcado por ser imprevisível em dinâmica de confronto. Afinal, ambos se consistem em ataque e defesa, fazendo com que seja feito o necessário para sair sobressalente. No caso, é possível notar as práticas com essa terminologia, também é referente a modalidade de luta, mesmo com o uso dessa terminologia, sendo cada vez mais menos usado.

Essa ênfase, é relativa no uso da expressão em esporte de combate, onde é uma alternativa a expressão em “lutas”, onde se refere a práticas de confronto entre oponentes. Assim, entende-se que ela representa o movimento que busca legitimá-las em um cenário esportivo. Ou seja, deixando assim um termo onde visa demarcar o caráter esportivo em lutas, buscando uma forma de dissocia-las dos estigmas de violência, onde foram historicamente atribuídos.

A origem dos esportes combatentes

Agora que sabe o um pouco sobre o que é um esporte de combate, saiba também sua origem no esporte. Onde que, diferentes formas de combates estão gravadas durante a história da humanidade. Onde o surgimento inicial era relacionado a sobrevivência, e desenvolvimento de nossa espécie. Dessa forma, no curso evolutivo, as formas de combates por muito tempo foram relacionadas a caça por alimentação e disputa territorial. Contudo, por muito tempo, também fez partes de demonstrações de poder entre povos e nações, onde até mesmo eram criados sistemas de treinamentos para guerra.

Mas, apesar de tudo, é possível resgatar em livros e fontes históricas, que as primeiras formas de combate com finalidade esportivas, surgiram na Grécia Antiga, no século VII a.C. onde nesse período, os lutadores se dedicavam a prática do pancrácio. O pancrácio era um dos pentatlos nos jogos olímpicos da antiguidade, se tratando de uma modalidade de combate onde incluíam socos, joelhadas, cotoveladas, chutes, torções e imobilizações. E claro, também possuía regras onde não era permitido morder, arranhar ou até mesmo arrancar os olhos do adversário.

Então, apesar de todo o marco esportivo competitivo, sempre é importante entender que o esporte de combate possuí sua origem histórica com características específicas. Ou seja, as lutas variam tanto em técnicas, espaço para combate e o contexto na quais a formaram.

Entendendo as características dos esportes de combate

Já sabe a origem e o que se trate de um esporte de combate, então para complementar, as características do mesmo é importante. Onde mencionei acima que cada combate possuí determinadas regras, da qual varia da forma de combate. Mas, em termos gerais, é possível destacar algumas semelhanças entre os esportes de combate, veja abaixo:

  • A prática constitui em curta, média e longa distância;
  • O combate realizado, é sempre individualmente com o objetivo central de superar o oponente;
  • Sempre alternam constantemente as condições de ataque e defesa, variando de técnicas e táticas;
  • Pode-se usar instrumentos de combate, seja elas espadas, bastões entre outros, como também somente corpo a corpo, utilizando mãos livre;
  • Requer o uso de capacidades diversificadas dos combatentes, como: agilidade, força, concentração, habilidade entre outros;
  • Técnicas de golpeamento são quase obrigatórias, toques, contusões, agarres, desequilíbrios, torções, imobilizações etc.

Essas são algumas características gerais da qual unifica o esporte de combate. E agora que você já está ciente disso, veja abaixo algumas modalidades de esportes de combate.

Modalidades de combate

Agora que conhece os itens citados acima, vale ressaltar que as modalidades referidas como esporte de combate, podem ser praticadas com finalidades distintas. Da qual inclui a manutenção de saúde como a autodefesa ou também o aperfeiçoamento técnico e a competitividade esportiva.

Esgrima

Partida de esgrima, esporte de combate com manuseio de arma branca
Imagem: Luta de esgrima | Pixabay.

Começando pelo combate de armas, na esgrima, usa o manuseio de armas brancas. Onde o objetivo é atingir o tronco do oponente com a arma de combate. Vale ressalvar que cada toque no oponente, é contabilizado como um ponto (eletronicamente) e o oponente que acerta o outro, deve gritar “touché”.

Taekwondo

Praticante de taekwondo como esporte de combate
Imagem: Taekwondo| Pixabay

Uma modalidade que surgiu nas práticas coreanas em armes marciais. A modalidade volta se a aplicação com habilidades em golpes centrados com os pés, e mãos. Dessa forma, o intuito da prática consiste em marcar pontos com deferimentos de golpes nas regiões especificas ou até mesmo nocautear o oponente com um poderoso golpe.

Capoeira

Praticantes de capoeira
Imagem: Praticantes de capoeira | Pexels.

Praticada em roda, onde é composta por praticantes, com a dinâmica sendo ditada pelo uso e ritmo do berimbau. O instrumento de corda é tocado pelo mestre presente na rola. Fazendo assim com que a movimentação se constitui em golpes realizados de forma harmônica entre os capoeiristas.

Sumô

Partida de sumô, esporte de combate rápido e explosivo.
Imagem: Partida de Sumô | Pexels.

Muito famoso no Japão, o sumô é um esporte que acontece em um ringue composto por terra argilosa e elevado ao solo. As disputas geralmente são curtas, mas explosivas. Podendo durar somente 15 segundos, mas que os lutadores tentam fortemente empurrar ou derrubar o oponente, feito isso a luta acaba.

Boxe

Vitorioso em boxe, um dos mais famoso do esporte de combate
Imagem: Boxe | Pixabay.

Um dos mais, ou talvez mais famoso e conhecido da lista, o boxe. Famoso por suas competições de peso, e seus longos rounds de 3 minutos que podem chegar entre 9/12. Cada round equivale a 10 pontos, onde são atribuídos em critérios, que envolve o número de golpes efetivos, o próprio domínio da luta, superioridade de técnicas e táticas, a própria competitividade e até mesmo infrações contra as regras.

Essas foram algumas modalidades de esporte de combate que listei para vocês. Contudo, é importante saber que os praticantes dessas artes, são fortemente marcados por machucados e lesões. Visto que neles é permitido o uso de força bruta misturada com técnica, causando forte impacto no oponente. Somente os preparados mentalmente são capazes de ignorar a dor, e continuar seguindo em frente, o que é obtido com força de vontade e dedicação e o tempo dedicado.

Leia Também:

Thalisson Gabriel

Gosto muito de basquete e e-Sports em geral. Escrevo para o Ei Sports e também para outros sites pertencentes ao grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo