O que é esporte de precisão? Conheça alguns.

Esportes de precisão podem até parecer fáceis, mas saiba que é totalmente contrário. Ter um domínio mais preciso de si mesmo com coordenação motora, é um dos passos mais difíceis a se alcançar. Não requer somente força de vontade e continuar persistindo. Requer estudos, um domínio maior sobre si mesmo com a coordenação motora, o que pode ser diferente de outros tipos de esportes que requer mais condicionamento físico para aguentar a pressão exigida ao corpo.

Então, além de treinar o corpo fortemente, requer também o domínio sobre a mente nos esporte de precisão. Até porque levando em consideração o nome do tipo de esporte em si, é algo que requer mais a precisão em acertar um alvo/objeto sem errar. Onde não se tem muitas tentativas numa competição, onde aquele que for mais preciso em acertar alvos, terá mais vantagens e chance de vitória.

O que o transforma em esporte de precisão

O necessário para transformar um esporte em precisão, é o fato de focar em um alvo único, ou até mesmo vários. Um esporte que requer o máximo de concentração e conhecimento possível. Afinal, isso é determinante quando se quer acertar algo em longas distancia.

Um exemplo, se você pegar um estilingue, e tentar acertar um alvo distante, com uma pedra. Somente puxar e atirar, não irá fazer com que a pedra acerte o local desejado. Nesse caso, teria que ser necessário entender a curvatura da pedra, por não ser esférica e possuir curvaturas, ao ser lançada, automaticamente ela irá curvar para onde a inclinação da pedra for maior, como se realmente estivesse cortando o vento e partindo para outra direção.

E é nesse aspecto que entra a concentração, coordenação motora e conhecimentos. Ao entender como a função climática afeta na curvatura do objeto, você aprende a lidar e contornar esse obstáculo natural, cujo é o vento. Quando um objeto é lançado, mas o local está com vento soprando, o vento automaticamente irá desviar o objeto do alvo. Isso se deve a força pelo vento, mudando totalmente o percurso.

Ou seja, saber ler a força do vento, é necessário para ter uma boa mira. Afinal, assim é possível atirar o objeto em direção ‘contrária’ do alvo, mas que calculando a força do vento, irá fazer com que a curvatura seja intencional e acertando o alvo. Resultando assim numa ação de coordenação motora, deixando mais eficiente ao atingir um alvo.

Conheça algumas características dos esportes de precisão

Agora que você já conhece um, pouco sobre os esporte de precisão, que tal conhecer as características daqueles que o praticam possui em comum. O que é algo normal dentro daqueles selecionados nos esportes, visto que não é um caminho fácil, sendo almejado somente por aqueles que tem força de vontade de garra para se dedicar. Então, saca só essas principais características dos praticante desse tipo de esporte.

  • Alto controle do atleta a manejo e precisão do objeto;
  • Desenvolver controle da mira/pontaria não é uma escolha, é necessidade;
  • Possuir algo remetente a pontaria: Lançador, batedor ou arremessador;
  • Definir um objeto de seu agrado, sendo algo específico que dê para treinar e melhorar nele;
  • Possuir um alvo definitivo a ser acertado;
  • Entender a relação proporcional entre o objeto lançado, em formato e distância;
  • Sempre estar em provas disputadas, seja individual ou coletivamente, mas sem interação entre adversários, onde o objetivo é somente um, acertar o alvo.

Com isso, você já possui em mente algumas das principais características daqueles que praticam esporte de precisão. E bom, já que conhece essas características, confira alguns exemplos de esportes que compõem essa categoria na sequência.

10 Modalidade de esporte de precisão

Abaixo, irei mostrar a vocês 10 modalidades especificas dos esporte de precisão para ficar ligado em quais opções escolher, caso tenha interesse nesse tipo de esporte. Podendo se desafiar cada vez mais, sem precisar de ninguém, apenas um objeto para atirar e um alvo para acertar.

Bocha

Bolas de bocha um esporte de precisão
Imagem/Ilustração: Bocha

Pouco conhecido aqui no Brasil, a bocha é uma modalidade que pode ser disputada tanto em quadras abertas e fechadas. O nome vem dos objetos para lançar, que são as bochas: pequenas bolas feita de madeira ou resina sintética. O objetivo do esporte é marcar pontos próximo do bolim (a bola menor que é lançada inicialmente como alvo.

Croquet

Esporte de precisão praticado em gramado
Imagem/Ilustração: Croquet

O croquet inicialmente pode ser semelhante do bocha. Mas, pode ser jogado de dois a seis jogadores, sempre em números pares. A partida ocorre em campo de gramado. Nele, são fixados aros e pinos, onde os jogadores usam tacos para bater nas bolas e fazer com que elas passem através dos objetos até chegar ao último pino do percurso estabelecido pelos competidores.

Curling

Curling esporte de precisão praticado no gelo ou pista lisa.
Imagem/Ilustração: Curling

O curling já se trata de um esporte coletivo, necessitando mais que coordenação motora, mas também trabalho em equipe. O objetivo principal do esporte, é lançar pedras de granito maciço o mais próximo do alvo fixado no final da pista.

Malha

Esporte que usa disco metálicos e um pino de madeira
Imagem/Ilustração: Malha

Ao jogar malha, o principal objetivo e o que consiste o jogo, é o lançamento de discos metálicos (malhas) na direção em rumo ao pino de madeira. Derrubando, ou o mais próximo possível do alvo, determina o vencedor.

Golfe

Golfe, um dos esporte de precisão mais famoso mundialmente
Imagem/Ilustração: Golfe

Um dos mais famoso no gênero esporte de precisão, e mundialmente conhecido, principalmente para aqueles que possuem um padrão monetário mais elevado. Praticado num campo bem vasto, acima dos 4km de gramado, onde o jogador ou equipe tem que acertar o alvo a quilômetros de distancia com a menor quantidade de tentativas possíveis, com vários obstáculos.

Shuffleboard

Shuffleboard é um esporte de estratégia e precisão
Imagem/Ilustração: Shuffleboard

Pouco conhecido no Brasil, o shuffleboard consiste em jogar em uma quadra de formato retangular específica, com 11,89 por 1,83 metros e um alvo em cada extremidade. O esporte pode ser jogado individualmente ou em duplas. O objetivo principal é lançar alvos com estratégias e conseguir a maior pontuação.

Sinuca, um belo exemplo de esporte de precisão

Sinuca o exemplo perfeito de esporte de precisão, praticado do amador a profissional
Imagem/Ilustração: Sinuca

Famosos em bares, e até competições a nível profissional, a sinuca mostra um belo exemplo de conhecimento, técnica e coordenação motora. Torna-se um belo exemplo de esporte de precisão. Famoso no mundo todo, o objetivo do jogo é acertar as bolas de numerações impar ou par. Aquele que acertar todas na caçapa primeiro, e a última bola (número 8) ganha a partida.

Boliche

Boliche como esporte de precisão, ganha aquele com mais pontos
Imagem/Ilustração: Boliche

O boliche é uma ótima opção para se jogar com amigos, trazendo diversão, competitividade aos praticantes. Com uma pista de 18,28 metros de comprimento, o objetivo desse esporte é acertar os pinos ao longo de 10 rodadas. Ao acertar 10 pinos, acontece o famoso “strike”, o que gera bastante comoção ao se jogar com amigos. Aquele que fizer mais pontos ao longo de 10 rodadas, é o vencedor.

Arco e Flecha

Arco e flecha requer domínio e precisão para acertar o alvo distante
Imagem/Ilustração: Arco e Flecha

De arma pré-histórica, a competição a nível mundial. O tiro com arco requer bastante domínio de si mesmo para acertar ao alvo. Quanto mais próximo ao meio, mais certeiro é a mira. Em uma disputa, aquele que acertar mais próximo ao meio, marcando mais pontos, ganha.

Tiro esportivo

O tiro esportivo pode ser praticado com arma de fogo ou ar comprimido, e é classificado como um esporte de precisão
Imagem/Ilustração: Tiro esportivo

Para finalizar essas 10 modalidade de esporte de precisão, temos o tiro esportivo. Pode ser praticado tanto com armas de fogo, ou de ar comprimido. Mas, diferente das outras, sua prática requer equipamentos de seguranças, evitando qualquer possível acidente, fora pelo alto barulho ao disparar. Pode ocorrer tanto em lugares fechados, ou em campo aberto (sem ninguém por perto). Ao acertar alvos marcados, e o mais próximo do centro aumentam as chances de vitória em uma disputa.

Leia Também:

Thalisson Gabriel

Gosto muito de basquete e e-Sports em geral. Escrevo para o Ei Sports e também para outros sites pertencentes ao grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo