As Principais Lutas de Origem Brasileira

Existem vários estilos de lutas diferentes, e é claro que entre tantas mundo a fora teríamos lutas de origem Brasileira! Você conhece quais são elas?

A pratica de artes marciais é uma das modalidades esportivas mais antigas que se tem registro, ficando atrás apenas do Atletismo. De fato, a pratica de artes marciais sempre esteve ligada a história do ser humano, a arte de se defender e defender os seus com seus próprios punhos. Entretanto não confunda saber lutar com brigar, existe uma diferença entre as práticas.

Diferença entre Luta e Briga: Luta possui regras e acima de tudo respeito ao adversário, por muitas vezes vestimentas adequadas e também uma organização que regulariza elas. Enquanto que as brigas não possuem regras, são movidas a base do ódio e raiva, com o único proposito de ferir e denegrir o adversário.

Lutas de Origem Brasileira

Algumas lutas muito bem respeitadas no mundo das artes marciais nasceram no Brasil, como por exemplo a Capoeira, muito conhecida no mundo todo. Mas não é a única! Veja quais são as principais lutas de Origem Brasileiras a seguir:

Capoeira

Lutas de Origem Brasileira - Capoeira
Lutas de Origem Brasileira – Capoeira

Sem sombra de dúvidas o estilo de arte marcial mais conhecido de origem brasileira! Não apenas em território nacional, mas também mundo afora. A Capoeira teve origem no Brasil Colônia, criada por escravos como uma forma de defesa.

Proibidos de praticar qualquer tipo de luta, o que poderia representar como uma maneira de afronta ou rebeldia. Os escravos desenvolveram a Capoeira, mesclando dança a prática, por isso conseguindo praticar, uma vez que os responsáveis pela vigia acreditavam que os escravos estavam apenas dançando, e não praticando artes marciais.

Jiu-jitsu Brasileiro

Lutas de Origem Brasileira - Jiu-Jítsu Brasileiro
Lutas de Origem Brasileira – Jiu-Jítsu Brasileiro

Uma modificação de um estilo de luta já consagrado, o Jiu-Jítsu Brasileiro surgiu de uma modificação feita pela família Gracie no já tradicional  Ju-Jitsu Japonês. Adicionando novas regras e práticas, a familia Gracie deu uma nova identidade a luta, e com isso uma origem brasileira.

A segunda arte marcial brasileira mais conhecida em todo o mundo, e temida por grande parte dos adversário quando confrontada por exemplo um um ringue de vale tudo. Ela consiste em dominar totalmente os movimentos do adversário, independe de seu tamanho e força, se tratando então de uma luta baseada na defesa e não no ataque.

Huka-Huka

Indígenas praticando Huka-Huka
Lutas de Origem Brasileira – Huka-Huka

Entre as principais lutas marciais de origem brasileira não poderíamos deixar de fora uma luta de origem indígena. Criada pelos Bakairi e povos do Xingu no Mato Grosso, a Huka-Huka ganhou grande notoriedade graças ao UFC, com um grande nome do esporte Anderson Silva um dos grandes nomes do esporte tendo aprendido com os próprios nativos da região.

Diferente das lutas convencionais, essa é praticada como os atletas de joelhos, com o objetivo de levantar e então levar o oponente ao chão. Quando fora de competições, o Huka-Huka é usado como um ritual para testar a força dos jovens índios.

Uru-Can

Militares praticando Uru-Can
Lutas de Origem Brasileira – Uru-Can

Criada dentro do exercito brasileiro, o Uru-Can mistura elementos de Karatê, Taekwondo, Kung Fu, Judô e Jiu-Jitsu. Se trata de uma arte marcial 100% brasileira, embora utilize elementos de outras lutas já consagradas de origens japonesas e coreana.

O responsável pela sua criação é o militar evangélico negro Paulo César da Silva Lopes, que desenvolveu a luta nos anos 70. Além de unir elementos de lutas já conhecidas e aperfeiçoar eles, Paulo introduziu também na Uru-Can elementos de defesa pessoal, como facas nuntchaco e até mesmo fuzil.

Karatê Machida

Familia_Machida ( Criadora do Karatê Machida )
Família Machida – Criadora do Karatê Machida

O Karatê Machida é uma variação do tradicional Karatê Shotokan. O estilo foi desenvolvido pela família Machida quando a mesma veio morar no Brasil. Entre as principais diferenças entre o Karatê moderno e o Machida, é o fato de o estilo Machida ser um estilo hibrido, enquanto que o moderno é mais voltado em golpear o adversário.

O estilo Machida ganhou proporções mundiais graças ao UFC, da mesma forma que grande parte das lutas não orientais.

Mas vale lembrar que essas não são os únicos estilos de lutas com origem aqui no Brasil, a nossa cultura é rica em vários aspectos, inclusive no que diz respeito a artes marciais!

Leia também:

Enfim, você conhecia todas esses estilos de lutas com origem Brasileira? Deixamos de lado alguma que merecia estar na lista? Não deixe de comentar!

Matheus Henrique

Um amante de esportes e e-Sports. Além de escrever para o Ei Sports escrevo também para outros sites pertencentes ao grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo