Wingsuit! Conheça o esporte que faz você “voar”.

ANÚNCIO

Esse sem dúvidas alguma, é um dos esporte mais insanos e irados dos tempo, e seu nome é Wingsuit! Mas, você sabe do que se trata? Bom, você provavelmente já o conhece, talvez não por esse nome, mas com certeza já viu alguns atletas “voando” nos céus. E é disso que se trata o esporte Wingsuit, um dos esporte mais perigosos do mundo, com uma imensa carga de adrenalina pelo que ele proporciona a quem pratica.

Provavelmente já viu e algum noticiário na TV de alguém que morreu praticando esse esporte, ou até mesmo em redes sociais. Coisas como, videos incríveis de pessoas pulando de montanhas com uma espécie de roupa que os permitem “voar” pelos céus, e hoje vou trazer mais detalhes para vocês sobre tal esporte.

Wingsuit, o esporte que te transforma em um pássaro.

Atletas praticando Wingsuit.
Atletas praticando Wingsuit.

Quem nunca quis voar na vida? E não falo de aviões, e sim sentir literalmente o vento na cara com a adrenalina a milhão. Mas é disso que Wingsuit te proporciona é literalmente a sensação de estar voando nos céus, apesar de que na verdade o atleta estar planando nos céus. Além disso, o importante é sentir a liberdade e vista que isso é proporcionado pelo esporte, o que leva a várias pessoas porém em risco suas vidas em busca desse prazer, cujo poucos possuem coragem para tal feito.

Não é de hoje que o ser humano, pelo menos alguns de nós, tem a vontade de voar e ter a liberdade como os pássaros. Se o paraquedas, a asa-delta ou o parapente não causam fortes emoções em você, espere para conhecer o wingsuit.

Esse traje foi desenvolvido para que o paraquedista tenha um controle maior sobre o seu voo, baseando-se em leis da Física com um toque de tecnologia. A roupa especial permite que a pessoa que o utiliza consiga percorrer grandes distâncias e passe muito (muito mesmo) perto do solo.

ANÚNCIO

Aerodinâmica em ação

O voo com o wingsuit, de modo grosso, acontece da mesma forma como um avião consegue se manter voando: as asas criam uma área maior de resistência com o ar. A velocidade da queda livre faz o resto do trabalho. Logicamente, a explicação técnica disso é um pouco mais complicada. A primeira coisa que você tem que ter em mente é que o ar, assim como a água, é fluido. Basta colocar a mão para fora do carro em movimento para sentir a presença desse princípio. Enquanto o veículo se locomove, o ar gera uma força contrária. Obviamente, essa resistência também existe quando você está caindo do céu.

O esporte explora outras quatro forças: peso, sustentação, empuxo e arrasto. As duas primeiras correspondem ao movimento vertical de um objeto. O peso “puxa” o que está caindo para baixo. No sentido contrário, a força de sustentação ocorre quando a resistência do ar se equipara ao peso.

Quando há um equilíbrio entre esses princípios, o objeto é capaz de planar. Infelizmente, a área proporcionada pelo wingsuit não atinge tal equiparação – como acontece em alguns modelos de aeronaves, os planadores, que podem voar sem ter motores. É por isso que a prática dessa modalidade exige a utilização de paraquedas.

Enfim, você teria coragem de encarar essa? Algo tão radical assim, somente aqueles com culhões para aceitar.

ANÚNCIO

Thalisson Gabriel

Gosto muito de basquete e e-Sports em geral. Escrevo para o Ei Sports e também para outros sites pertencentes ao grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo