Muay thai! Incrível estilo de luta, confira um pouco sobre.

0
132
Luta entre lutadores de Muai Thai - Estilo de luta de origem tailandesa.
Luta entre lutadores de Muai Thai - Estilo de luta de origem tailandesa.
ANÚNCIO

É raro achar alguém que nunca viu, ou ouviu falar sobre Muay thai! Afinal, este estilo de luta rendeu muita história nos cinemas, com vários títulos com foco principal na luta. Entretanto, poucos sabem, a sua real origem, ou seja, conhecer um pouco desse estilo de luta que atraí a atenção de muitos. Confira abaixo um pouco da trajetória do Muay thai.

Como surgiu o Muay thai?

O boxe tailandês, teria surgido há 2 mil anos com base no wushu (ou kung fu) chinês. Forçados a deixar a China, agricultores que encontraram liberdade e terras férteis na atual Tailândia precisavam se defender do vizinho poderoso. Surgiu, assim, o método de autodefesa chupasart, que usava todo tipo de armas – espadas, lanças, machados etc.

Para evitar mutilações e mortes nos treinos, as armas foram abolidas. Mas o estilo continuou violento no muay thai, todo golpe visa nocautear o adversário. Ao longo dos treinamentos, as canelas são castigadas até se tornarem armas. Até o começo do século 20, soldados tailandeses tinham que lutar muay thai, e foi só a partir daí que ele ganhou regras limitando sua agressividade.

Semelhança

Inicialmente o Muay Thai era muito similar com o Kung Fu Chinês. Um fato normal levando-se em conta à origem do povo Tailandês. O antigo boxe tailandês (tradução direta para o português) utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Com o tempo, ele foi modificando-se e transformou-se no estilo de luta que é hoje.

ANÚNCIO

Fortes Lutadores da história

Em muitos períodos da história tailandesa o Muay Thai foi muito popular entre os tailandeses. Principalmente no período do Rei Pra Chao Sua ou “Rei Tigre” como era mais conhecido. Mas isso se deve ao fato que ele foi um dos maiores lutadores de Muay Thai da história. Durante o seu reinado o Muay Thai fazia parte da preparação militar e era ensinado em todas as escolas.

Outro grande lutador de Muay Thai foi um lutador chamado Nhai Khon Tom. Segundo as lendas ele foi capturado pelos Birmaneses durante um dos inúmeros conflitos entre os Birmaneses e os Tailandeses. Quando capturado, foi-lhe oferecida a liberdade se ele conseguisse derrotar alguns lutadores Birmaneses. O resultado foi que ele foi libertado após vencer seguidamente 12 lutadores Birmaneses.

Equipamentos de proteção?

Até por volta de 1920 os lutadores não usavam luvas e nem qualquer outro tipo de proteção. Os lutadores simplesmente usavam tiras de algodão, tiras de cânhamo ou de crina de cavalo enroladas nas mãos. Alguns antigos treinadores falam que em algumas lutas antigas, os lutadores faziam uso de cola e vidro moído nas ataduras. Mas, isso não é totalmente confirmado pela maioria dos historiadores. Portanto, algumas vezes também eram utilizadas cascas de cocos como protetor genital. As lutas não eram divididas por pesos e também não existiam intervalos durante as lutas, os lutadores lutavam até que um dos lutadores fosse nocauteado, sofresse uma grave lesão ou até à morte de um deles.

ANÚNCIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui