Confira 5 Curiosidades Sobre o Basquete

Hoje venho trazer para você 5 curiosidades sobre o Basquete, que é um esporte que tem milhões de fãs espalhados pelo mundo. Aqui no Brasil nem tanto, mas o Basquete é um esporte extremamente popular nos Estados Unidos da América, você sabia disso?

Nos EUA o Basquete é como se fosse um futebol para os brasileiros, e se bobear, ainda é mais importante ainda para eles. Bom, se bem que eles também tem o Futebol deles, que é talvez ainda mais popular por lá que o Basquete. Contudo, o futebol deles é muito diferente do nosso, e até tem bem mais contato físico e há 4 formas diferentes de pontuar.

Chega de enrolações e bora agora finalmente falar quais são essas 5 curiosidades sobre o Basquete, um dos esportes mais populares dos Estados Unidos.

5- Altura Mediana dos Atletas

Altura de quem joga basquete

Assim como no Vôlei, para que um jogador se dê bastante bem no basquete e jogue em ótima performance, ele tem que ser alto. Contudo, logo quando esse esporte foi criado pelo norte-americano James Naismith em 1891 isso não era de muita importância naquela época.

Para você ter uma ideia, a altura média dos atletas naquela época era entre 1,75m e 1,80m, mas e hoje em dia? Bom, atualmente a maioria dos jogadores estão medindo entre 1,95m e 2,05m, ou seja, não é um esporte para “baixinhos” rsrs.

4- A Bola de Basquete Foi Criada anos Após a Invenção do Esporte

Bola de basquete, curiosidades sobre o basquete

Pode até parecer loucura, mas sim, a bola de basquete foi criada após alguns anos que o esporte foi inventado e começou a ser praticado. Mas se a bola demorou tanto para ser criado, como era praticado esse esporte pelos seus praticantes antes desse fato acontecer? Simples, eles utilizam a bola de outros esportes.

E não foi apenas a bola do esporte que demorou para ser criada, a primeira partida oficial também demorou de acontecer. A mesma só aconteceu no dia 11 de março de 1892, ou seja, um ano após o esporte ter sido inventado e criado.

3- O Maior Pontuador em uma Única Partida Oficial

Wilt chamberlain, o maior pontuador em uma única partida oficial de basquete

Wilt Chamberlain é considerado um dos melhores ou senão o melhor jogador de basquete do mundo, por simplesmente ter sido um fenômeno do esporte. Não foi à toa que em 2 março de 1962 em uma partida oficial da NBA ele marcou incríveis 100 pontos.

E como sabemos, quem marca mais ponto durante uma partida vira destaque e acaba ficando muito mais reconhecido, será que o Wilt Chamberlain virou destaque neste dia?

2- Um Esporte de Muitas Lesões

Basquete, um esporte de muitas lesões

Muitos até acham que não, mas sim, o Basquete é um dos esportes que mais causa lesões em seus atletas e até mesmo participantes amadores. E todavia, a lesão que é mais comum neste esporte costuma ser a torção do tornozelo, por ser um dos membros mais fundamentais no jogo.

Já aquela lesão que causa uma mais longa recuperação e consequentemente deixa o atleta um certo período longe das quadras é a inflamação do joelho.

1- Os primeiros Aros de Basquete Eram Cestos de Pêssegos

Aros de basquete antigamente

Vou finalizar está lista sobre 5 Curiosidades Sobre o Basquete falando sobre como eram os Aros onde as bolas são arremessadas. Eles eram na verdade Cestos de Pêssegos e detalhe, com o fundo intacto, ou seja, quando uma bola era arremessada no alvo, ela ficava lá.

Por conta disso, os árbitros tinham que tirar a bola de lá toda vez que alguma pontuação era feita, acho que o jogo até esfriava. Esse fato só começou a mudar no início de 1900, quando os primeiros aros com correntes passaram a ser usados.

Ruan Jesus

Me chamo Ruan Henrique e sou escritor do Ei Sports dentre outros sites pertencentes ao Grupo SED. Tenho uma certa habilidade também em crescimento orgânico de perfis no instagram.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo