Mike Tyson – Uma Lenda Viva dos Ringues de Boxe

0
94
Mike Tyson um dos maiores pugilistas de todos os tempos
Mike Tyson - Um dos Maiores Boxeadores de Todos os Tempos.
ANÚNCIO

Todo amante das artes marciais e também aqueles que não são consumidores do gênero já ouviram falar do nome de Mike Tyson. Tamanha repercussão de seu nome não é em vão, e essa lenda viva do Boxe, vai pausar sua aposentadoria a fim de fazer uma luta de exibição. Conheça um pouco sobre a vida profissional de Mike Tyson, seu auge, aposentadoria e retorno aos ringues.

Michael Gerald Tyson ou Malik Abdul Aziz, mas por muitos conhecido apenas por Mike Tyson, é um pugilista (atleta que pratica pugilismo; boxeador) nascido em Nova Iork, nos Estados Unidos em 30 de Julho de 1966. Atualmente com 54 anos, vai retornar de sua aposentadoria para os ringues, para fazer uma luta de exibição.

A Carreira de Mike Tyson

O Inicio de Tudo

Michael Gerald Tyson teve uma infância complicada, indo parar ainda com 11 anos em um reformatório, onde teve seu primeiro contato com o esporte, com o incentivo do diretor da instalação, que o mesmo era um ex-pugilista. Aos 13 anos, foi descoberto por Cus d’Amato, treinador que se tornou também o seu empresario.

Apenas com 14 anos, Tyson já havia se tornado Campeão Olímpico dos pesos-médios, desta vez já estava sobre os treinamentos de um novo treinador, Jan Vojik. No ano seguinte Tyson também se consagraria como o campeão juvenil dos Pesos Pesados dos Estados Unidos, o que o levou a competir no ano seguinte o Mundial da mesma categoria, isso tudo apenas com 15 anos já vencendo 3 campeonatos importantes, um a cada ano.

Carreira Profissional

Pugilista Mike Tyson
Mike Tyson

Mas após se zangar com o seu treinador Jan Vojik, Tyson retornou aos treinamentos de Cus d’Amato, o que em 1985 o levou a ingressar no Boxe Profissional. O seu inicio de carreira foi espetacular com unanimidade, ganhou todas as 15 lutas que participou e destas 11 vitórias foram por nocaute!

Em 1987, Mike conquistou 2 mundiais diferentes, o da Federação Internacional do Boxe e da Associação Mundial de Boxe Apenas com 20 anos, se tornando o atleta mais jovem a alcançar tal feito. No ano seguinte, participou de 3 lutas, e venceu todas elas por nocaute. Também neste ano Tyson se casou com a atris Robin Givens, mas não durou por muito tempo se separando no ano seguinte. O péssimo momento de Tyson se refletiu nos ringues também, perdendo seus três títulos mundiais no Japão para Buster Douglas. Entre os anos de 1990 e 1991 venceu 4 lutas e desafiou o Campeão Evander Holyfield.

Polemicas

Em 1991 Mike Tyson fez partes do juri de um evento de Miss America, entretanto foi acusado de estrupo por uma das participantes. Enquanto aguardava pelo julgamento, se preparava para o combate contra Holyfield, mas se lesionou, o que levou a adiar seu confronto. Em 1992, foi julgado e condenado a 6 anos de prisão, mas como apresentou bom comportamento cumpriu pena por apenas 3 anos.

ANÚNCIO
Mike Tyson x Hollyfield
Árbitro percebendo a mordida de Tyson em Holyfield Jeff / imagem: Haynes/AFP

Após sair da cadeia, em sua primeira vitória já venceu por Nocaute o Furação – Irlandês, em apenas 89 segundos do primeiro assalto. O seu confronto com  Holyfield em 9 de novembro de 1966 onde ele venceu. Mas durante o segundo confronto entre os dois pugilistas que ocorreu no ano seguinte, aconteceu um dos momentos mais marcantes da carreira de Mike Tyson, que marcaria sua imagem para sempre. Acontece que, durante o terceiro round da luta, Tyson mordeu e arrancou a orelha de seu adversário, o que o desclassificou e também como punição o manteve impedido de lutar durante 1 ano.

A Aposentadoria e Falência de Mike Tyson

Em 2003,após alguns anos de dificuldades financeira, Tyson entrou com um pedido de Falencia, mesmo tendo ele durante toda a sua Carreira, com 58 Combates, e 44 Nocautes. Embora tenha acumado uma fortuna de 300 Milhões de Dolares, dentre prêmios e caches de lutas. Após perder duas lutas em 2004 e 2005 Mike Tyson anunciou a sua aposentadoria, se afastando dos Ringues.

Embora com dificuldades financeiras e já tendo declarado falência, atualmente Mike Tyson, é um empresario, e atua juntamente com sua esposa no ramo de eventos. Sua empresa, Iron Mike Productions também é responsável por administrar a carreira de jovens boxeadores.

Confira também:

ANÚNCIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui