O Que é Esporte de Aventura e Como Praticar?

Hoje iremos falar sobre o que é esporte de aventura, que é um prática esportiva que deixa muitas pessoas sem fôlego. Contudo, essas mesmas pessoas que ficam sem fôlego quando estão praticando esporte de aventura são as que mais curtem essa prática. Pois é justamente a adrenalina que faz as pessoas se apaixonarem pelo esporte de aventura, e existem vários tipos desse esporte.

E geralmente os esportes de aventura são praticados a natureza, pois normalmente envolvem a superação de obstáculos geográficos, como por exemplo, escalada em montanha. O esporte de aventura também estão enquadrados na categoria de esportes radicais, e existem vários que são praticados em ambientes urbano também. E os esportes radicais que vemos facilmente em áreas urbanas é o skate, parkour e base jump, e você, conhece eles?

O Que é Esporte de Aventura?

De uma forma bastante simples de se entender, os esportes de aventura, radicais, enfim, que envolvem adrenalina são atividades mais perigosas que os comuns. E é justamente por isso que os esportes de aventura são praticados em alta velocidade, pulos de montanha, e etc…

E vale destacar que o Esporte de Aventura/Radical é muito diferente do turismo de aventura, pois tem pessoas que confundem uma com o outro. Um é apenas a prática do turismo, da apreciação e já o outro exige muito do psicológico e físico do praticante. E é justamente essa exigência do psicológico que atraí muitos caçadores de emoções.

Os Esportes de Aventura Mais Radicais

Agora que já falamos sobre o que é esporte de aventura e já sabe como ele funciona, agora chegou a hora de você conhecer alguns. Na verdade eu irei citar os 7 mais radicais mais conhecidos, e é claro que existem muito mais esportes de aventuras.

Surfe

O que é o surfe

Vou iniciar essa lista falando sobre o Surfe, que de um tempo para cá vem ficando cada vez mais popular aqui no Brasil. E a popularidade do Surf aqui no Brasil está acontecendo por causa da onda de brasileiros ganhando o mundial de Surf. E o brasileiro que mais vezes venceu o mundial de surfe é o Gabriel Medina, que venceu a competição 3 vezes(2014, 2018 e 2021).

O Que é Surfe?

Bom, muito provavelmente você já sabe o que é o Surfe, mas ainda assim, irei falar um pouco sobre o que é este esporte. O Surfe é um esporte radical realizado no mar onde o atleta fica em pé sob uma prancha e deslizando nas ondas.

Mas ele não fica apenas em pé e deslizando nas ondas, o atleta tem que realizar também manobras radicais com vários níveis de dificuldade. E obviamente, ele tem que se manter em pé na prancha, ou seja, sem cair pelo maio tempo possível.

Arvorismo

O que é arvorismo

Agora chegou a hora da gente falar sobre um esporte de aventura que é muito procurado por aquelas pessoas que curtem ficar próximas da natureza. E eu estou falando do arvorismo, que consiste basicamente na travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, mas não é apenas isso. Nessa travessia existem diferentes obstáculos que as pessoas devem passar, como por exemplo, pontes suspensas, tirolesas, escadas e dentre outros.

E sabe como esse esporte de aventura surgiu? Alguns cientistas estavam pesquisando a fauna e a flora de uma floresta da Costa Rica nos anos 80, e eles tinham que subir nas árvores. Só que essas subidas constantes estavam desgastando eles, então eles criaram uma forma de passar de uma galho para outro sem precisar descer pro solo.

Skate

O que é skate

O Skate é um dos esportes urbanos mais populares aqui do Brasil, onde o mesmo tem centenas de milhões de fãs em nosso país. Um detalhe sobre o skate é que ele é “praticamente” um surfe, só que um é praticado no mar e o outro nas ruas.

Esse esporte vem crescendo cada vez mais no mundo todo e consequentemente atraindo um grande número de patrocinadores, tornando-o cada vez mais profissional.

E lembra que eu havia falado que o skate é praticamente um surfe e a diferença deles é o local onde são praticados? O Skate surgiu graças ao Surfe, pois no início da década de 60, os surfistas da Califórnia faziam das pranchas um divertimento também na rua. Eles faziam isso em épocas de marés baixas e seca na região, pois era inviável ir para o mar.

Lembrando que esse esporte se consolidou no mundo nos anos 90, quando surgiu o maior skatista de todos os tempo, o Tony hawk.

Mergulho

O que é esporte de aventura e como praticar, mergulho

Se você é uma pessoa que curte nadar, com certeza iria gostar de fazer a pratica do esporte de mergulho. E eu não sei se você sabe, mas nas olimpíadas existe uma categoria específica para que atletas participem da realização desse esporte.

E por falar em modalidades de mergulho, existem várias, mas as mais comuns são as seguintes:

  • Mergulho livre
  • Mergulho autônomo
  • Mergulho técnico
  • Mergulho recreativo
  • Mergulho com apneia

E caso você esteja pensando em praticar o mergulho, é necessário equipamentos específicos para mergulhar com segurança, e eles são:

  • Cilindro de ar comprimido
  • Regulador de pressão
  • Roupas específicas para mergulho
  • Manômetro e profundímetro
  • Snorkel
  • Faca de mergulho
  • Nadadeiras
  • Cinto de lastro e colete equilibrador (BC)
  • Lanterna

Salto de Paraquedas

O que é salto de paraquedas

O Salto de Paraquedas é um Esporte de Aventura que muitas pessoas comuns sonham em um dia realizar, já outros consideram loucura. Pois o salto de paraquedas é nada mais nada menos que pular de um local alto, como por exemplo, de um avião. Logo depois do pulo, é só curtir um pouco da paisagem e se preparar para abrir o paraquedas e voar como um pássaro.

E claro, se você for um completo iniciante, não vai chegar e pular sozinho, pois isso é loucura. Mas dá para pular mesmo sendo iniciante? Dá sim, desde que você pule junto a um instrutor profissional do esporte, onde você ficará amarrado ao corpo dele, e ele comandará o salto.

Lembrando que existem outras formas de saltar além do paraquedas, como por exemplo, usando o parapentes, asa-delta e similares. O parapentes e asa-delta você irá pular com ele já abertos, já com o paraquedas, ele é aberto por você ao decorrer do pulo.

Sugestão de Leitura: O Que é Artes Marciais? Confira Todos os Detalhes!

Escalada

O que é esporte de aventura e como praticar, escalada

Se você curtir escalar e ir para um local mais alto, a escalada é com certeza o esporte de aventura que você curtirá muito. Ele consiste em a pessoa escalar paredes de rocha, mas não é escalar de qualquer jeito, pois requer a utilização de equipamentos especiais de segurança.

E esse esporte surgiu lá nos anos 70 na ucrânia, onde o país estava passando por um inverno rigoroso, mas ainda não entendi… Então, um ucraniano resolveu pendurar pedras em sua parede para treinar neste rigoroso inverno, e logo a ideia se espalhou pelo país.

Bungee Jumping

O que é bungee jumping

E por último nesta lista, iremos falar sobre um esporte de aventura que é praticado por pessoas que são muito corajosas. Pois esse esporte radical consiste em uma pessoa saltar de uma altura num vazio amarrado aos tornozelos ou cintura com uma corda elástica.

A torre de Macau, que fica localizada na China é considerada o local que proporciona o salto comercial mais alto do mundo de bungee jump. E essa mesma torre tem incríveis 233 metros de altura, e você, se imaginou pulando dessa altura com apenas uma corda elástica presa no corpo?

Ruan Jesus

Me chamo Ruan Henrique e sou escritor do Ei Sports dentre outros sites pertencentes ao Grupo SED. Tenho uma certa habilidade também em crescimento orgânico de perfis no instagram.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo