Trajetória e Origem do Futebol no Brasil

1
187
bola e chuteira, modelo utilizado por ingleses na origem do futebol conforme conhecemos
ANÚNCIO

Sem sombra de dúvidas o Futebol é o esporte mais amado do Brasil, mas você conhece a Origem do Futebol no Brasil?

A origem do Futebol…

Vamos por parte, para chegar ao Brasil ele tem que ter vindo de algum lugar, não é mesmo? Por mais que exista algumas menções de praticas similares ao futebol ao longo da história de algumas civilizações, dentre elas até mesmo na cultura Viking. O futebol no formato ao qual conhecemos teve a sua origem na Inglaterra, em 1863 com a origem da The English Football Association, tal associação foi responsável por elaborar as regras do esporte assim como conhecemos. Salvo algumas alterações do qual as regras do esporte sofreu ao longo dos anos, sua origem foi na Inglaterra.

A chegada ao Brasil

Por mais que o futebol não tenha origem no Brasil, é ele o pais com o titulo de “Pais do Futebol”, e esse futebol foi trazido ao Brasil, por Charles Miller. Charles estudava na Inglaterra, onde teve o contato com o futebol, e no ano de 1894 ao voltar ao Brasil, trouxe consigo uma bola e as regras para o Brasil. A primeira partida realizada no Brasil portanto, foi realizada apenas no ano seguinte, em 14 de abril de 1895 em São Paulo. A partida foi um confronto da São Paulo Railway ( um time de funcionários de uma Ferroviária com mesmo nome ) e a Companhia de Gás. Elas eram formadas por ingleses que residiam na capital paulista.

A primeira liga de futebol realizada no Brasil foi a paulista, no ano de 1901 surge a Liga Paulista de Futebol. Com o surgimento de mais equipes de futebol em São Paulo, a Liga Paulista de Futebol , foi responsável pela organização do primeiro campeonato paulista de futebol. A Liga Paulista encerrou as suas atividades em 1917, apos divergências dos clubes participantes e saída de alguns do campeonato. Divergências essas por parte de clubes querendo manter o futebol elitista , e outros buscando a sua popularização.

ANÚNCIO

Partes das partidas eram realizadas com bolas de basquete, pela falta das bolas de futebol que apenas vinham da Inglaterra por exportação ou o retorno de algum brasileiro que estudava no pais. Foi criada em 1914 a Confederação Brasileira de Desportos (CDB), que administrava além do futebol, outros esportes no Brasil. Embora o primeiro campeonato estadual tenha sido realizado em 1901, o primeiro nacional veio a ocorrer apenas em 1971. E o primeiro clube a cravar seu nome na história como o primeiro campeão foi o Atlético Mineiro.

Confira também:

ANÚNCIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui