Veja como é a Taça da Copa do Mundo 2022!

A internet e o povo brasileiro estão ansiosos para a chega da taça da copa do mundo 2022. Afinal, com ela vem a chegada de um dos eventos esportivos mais famosos e comemorado no mundo. Sendo ocorrido a cada 4 anos, ocorre a copa do mundo, onde a seleção de vários países selecionados disputa entre si em busca da taça do mundo.

É claro que isso gera ansiedade e euforia, o time da seleção com os melhores jogadores de cada país em um só lugar. Sem dúvidas algo grandioso que irá gerar atração ao mundo todo, e nós brasileiros antamos ansiosos e torcendo pelo tão sonhado Hexa. Isso deixaria mais claro ainda que o Brasil é sem dúvidas o país do futebol, com vários talentosos jogadores e times com torcida mundial, que é o caso do flamengo, sendo o maior time com quantidade de torcedores.

Mas, com a chegada da copa do mundo, que tal conhecer um pouco sobre a origem da copa? Assim, conhecendo também a taça da copa do mundo 2022, que todos estamos ansiosos para isso. Ou seja, viajaremos até o início, desde a atual taça do mundo.

A Primeira Taça do Mundo e Detentor

Antiga taça mundo, jules rimet
Taça Jules Rimet roubada da sede da CBF no Rio de Janeiro em 1983 – Créditos: Lucas Rodrigues/CBF

O início de tudo na copa do mundo ocorreu em 1930, quando a primeira seleção, sediada por Uruguai que foi vitoriosa. Além disso, onde os jogos ocorrem, a seleção é determinada por eleições dentro da própria Fifa. A copa em si, é um dos maiores eventos esportivos do planeta, levando a bilhões de pessoas a assistirem aos jogos e torcer com garra. Só para ter uma noção, nos anos de 2010 (África do Sul) e 2014 (Brasil) contaram com cerca de 3,2 bilhões de pessoas assistindo aos jogos, esses dados foram compartilhados pela Fifa.

Após vários anos em tentativa de organizar uma competição a nível mundial de futebol, tudo finalmente deu certo em 1930. Além disso, esse início, está diretamente ligado a Fifa, pois se trata diretamente do surgimento do mega evento. Já a Fifa, sua fundação ocorreu em 1904, e contou com adesões da junção desses países: Bélgica, Dinamarca, França, Espanha, Suécia e Suíça.

A maior potência futebolística da época

Após todo os acordos finalmente acertados, e todo processo burocrático em andamento finalizarem. Decidiram sediar no Uruguai, aquele foi determinante na decisão por dois fatores, sendo uma que o país estava disposto a bancar os altos valores para os jogos, algo em volta de 8 bilhões.

O segundo motivo, é que falando de forma desportiva, o país na época era uma potência sem igual no futebol. Naquela época e altura do campeonato, já era bicampeão olímpico. Além disso, saiba que somente trezes participantes fizeram parte da competição.

Os participantes da Europa foram: Bélgica, Romênia, Iugoslávia e França. Da parte da América Norte e sul, foram: EUA e México, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

E claro, não foi atoa toda a fama do Uruguai, já que na mesma edição, o próprio reafirmou o favoritismo, e saiu campeão! A vitória ocorreu em cima da Argentina com o placar final de 4 x 2. Na época, a participação dos brasileiros foi um tanto quando modesta; acabou sendo eliminado logo na primeira fase após dois jogos, a derrota pro Iugoslávia de 2 a 1 e vitória em cima da Bolívia de 4 a 0.

Veja o resumo de todas as copas sediadas até o momento.

Ano País – sedeCampeãoViceColocação do Brasil
1930UruguaiUruguaiArgentina6º lugar
1934ItáliaItáliaChecoslováquia14º lugar
1938FrançaItáliaHungria3º lugar
1950BrasilUruguaiBrasilVice-campeão
1954SuíçaAlemanha OcidentalHungria5º lugar
1958SuéciaBrasilSuéciaCampeão
1962ChileBrasilChecoslováquiaCampeão
1966InglaterraInglaterraAlemanha Ocidental11º lugar
1970MéxicoBrasilItáliaCampeão
1974Alemanha OcidentalAlemanha OcidentalHolanda4º lugar
1978ArgentinaArgentinaHolanda3º lugar
1982EspanhaItáliaAlemanha Ocidental5º lugar
1986MéxicoArgentinaAlemanha Ocidental5º lugar
1990ItáliaAlemanha OcidentalArgentina9º lugar
1994EUABrasilItáliaCampeão
1998FrançaFrançaBrasilVice-campeão
2002Japão e Coreia do SulBrasilAlemanhaCampeão
2006AlemanhaItáliaFrança5º lugar
2010África do SulEspanhaHolanda6º lugar
2014BrasilAlemanhaArgentina4º lugar
2018RússiaFrançaCroácia6º lugar
2022Catar
2026Estados Unidos, Canadá e México
Tabela contendo os anos, locais, campeões e vice campeões da Copa do Mundo.

Como será a Taça da Copa do Mundo 2022?

Taça da copa do mundo 2022 ainda está sem detentor
Imagem/Reprodução: Taça do Mundo Fifa.

Bom, agora que você sabe um pouco do resumo da história da copa do mundo, vou aprofunda mais no objeto mais desejado dela. A Taça da Copa do Mundo 2022 é a idealização e esforços que os times estão tendo e trabalhando nesses últimos tempos. Não é à toa, é uma taça sem igual e de valor significativo para aqueles a possuem.

Antes de tudo, saiba que existem dois modelos da taça da copa do mundo. Onde a primeira estava com o Brasil, onde conseguiu o feito de honraria ao ser o primeiro tricampeão na história do futebol. Isso em 1970, já que em 74 veio a segunda inauguração da segunda taça, e veio a ser conhecido como ‘Taça do Mundo Fifa’.

Mas, se engana quem pensa que é algo rotativo, e que a cada 4 anos é uma taça nova, resultando em uma Taça da Copa do Mundo 2022 com um designer novo. Porém não é assim, já que é um objeto de alto valor, fora o valor simbólico sem igual que ela possui, com todas as gravadoras dos times que foram campeões. Neste caso, ela possui espaços para gravar os nomes da seleção campeã. Dito isso, é sábio dizer que ainda veremos a mesma Taça da copa do mundo 2022, como a anterior, e isso irá perdurará até 2038, quando completar totalmente seu ciclo.

Além disso, também há algo curioso sobre a Taça da Copa do Mundo 2022, já que anteriormente, aqueles que se tornavam tricampeã mundial, ficava com o direito de permanecer com a taça de forma definitiva, como o caso do Brasil. Mas, tudo isso foi mudando com o tempo, e agora, a taça não fica mais com os times, porém os times ficam com o nome gravados nela, cujo fica na suíça. Contudo, aqueles que são campeões, levam consigo uma réplica da taça.

E para complementar, saiba que, o feito e honra de levantar a Taça da Copa do Mundo é tão grande, que nós, seres humanos normais não podemos nem tocar ou segurar a taça. Isso é algo que cabe somente aos campeões mundiais e a chefes de Estados, somente essas pessoas podem segurar o troféu.

Leia Também:

Thalisson Gabriel

Gosto muito de basquete e e-Sports em geral. Escrevo para o Ei Sports e também para outros sites pertencentes ao grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo