As Curiosidades Históricas da Copa Libertadores

Confira algumas curiosidades históricas sobre a maior competição do futebol sul americano, a Copa Libertadores!

A Libertadores é um dos campeonatos mais aguardados por todos os clubes do futebol Americano, e não é por menos, afinal é a porta de entrada para o tão sonhado Mundial de Clubes. Todos conhecem a libertadores, mas será se conhece mesmo? Então confira algumas curiosidades sobre a Libertadores, curiosidades históricas desde a origem da competição até os dias atuais.

Primeira Partida

Até o momento já foram realizadas 61 edições da Libertadores! E a primeira partida aconteceu em 19 de abril de 1960 em um confronto entre o Peñarol e o Jorge Wilstermann. O confronto entre os clubes uruguaio e colombiano, realizado no Estádio Centenário em Montevidéu no Uruguai. A partida terminou em vitória para o Peñarol com um amplo placar de 7 x 1!

Primeiro Gol Marcado

A primeira partida oficial da Copa Libertadores guarda também o primeiro gol! Carlos Borges, aos 13 minutos do primeiro tempo entrou para a história da Libertadores marcando o primeiro gol na história da competição, embora tantos tenham sido feitos naquela partida (8), Carlos foi o primeiro a balançar as redes.

Único Tetracampeão e Maior Campeão (até o momento)

Mas desde a primeira edição da Copa Libertadores em 1960, o argentino Independiente é o único clube a ser tetracampeão. A incrível façanha de ser campeão por quatro anos consecutivos, entre os anos 1972 e 1975. Além desse tetracampeonato, o Independiente venceu por mais 3 oportunidades, com um total de 7 vitória é o clube que mais venceu a competição até então.

Maior Artilheiro

O maior artilheiro da história da Copa Libertadores é Alberto Spencer, mas que dificilmente vai ser superado. Ele detêm a incrível marca de 54 gols feitos na competição, desses gols 6 feitos pelo Barcelona de Guayaquil e 48 pelo Peñarol. Mas Alberto é apenas o maior artilheiro da competição no geral. Enquanto isso Daniel Onega é o maior artilheiro de uma única edição, com 17 gols marcados pelo River Plate em 1966.

Campeões

Até o momento foram 25 os clubes campeões da Taça Libertadores, entre os clubes de 7 países diferentes. Mas entre os participantes ainda existem aqueles países que não chegaram a levantar a tão sonhada taça. Eles são: Bolívia, Peru Venezuela e o México.

Maior Goleada

Até então, a maior goleada registrada na competição foi registrada na partida entre 15 de março de 1970, em confronto entre Peñarol e Valencia, na ocasião o Peñarol venceu por 11 a 2! Enquanto essa é a maior goleada registrada em partidas, a maior goleada em uma final fica para o confronto entre São Paulo e Universidad Católica em 19 de maio de 1993. O placar final ficou 5 a 1 para o São Paulo, campeão da edição da Copa Libertadores.

Leia também:

Matheus Henrique

Um amante de esportes e e-Sports. Além de escrever para o Ei Sports escrevo também para outros sites pertencentes ao grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo