O Primeiro Campeonato de Futebol da História!

0
108
Primeiro Campeonato da História do Futebol
ANÚNCIO

Na atualidade uma das coisas que mais existe são campeonatos de futebol espalhados, mas você sabe qual foi o primeiro Campeonato de Futebol da história?

Todo bom amante do futebol não vive sem eles, afinal se for depender de amistosos nunca iriamos ver os nossos times do coração jogar, ou possuir títulos e troféus na prateleira para poder ostentar não é mesmo? Ou seja, os campeonatos de futebol são hoje em dia as maiores atrações no esporte, vão desde os campeonatos com times de ruas, campeonatos municipais, estaduais, nacionais… Mas afinal, qual foi o primeiro da história?

Origem do Futebol

Representação de umas das primeiras partidas de futebol realizadas na Inglaterra
Representação em Ilustração das primeiras partidas de futebol realizadas na Inglaterra

Existe relatos de praticas similares ao futebol em muitas culturas ao longo da história, desde os Vikings até mesmo na sociedade Chinesa, entretanto por mais que sejam praticas similares e que possam ter influenciado na criação o futebol como conhecemos hoje em dia é ” recente ” caso comparado com outros esportes como o atletismo.

A Origem do Futebol se deu na Inglaterra, em 1863 a partir da divisão de duas associações de jogos de bola (futebol association e futebol tipo rugby) se separaram, porque os partidários do “rugby” não aceitavam um jogo em que era proibido segurar a bola com as mãos. E isso acabou dando origem à The English Football Association, primeira associação inglesa de futebol. ( Fonte )

Essa associação (EFA) foi a responsável por começar a moldar as regras do esporte como conhecemos hoje em dia. Mas porque falar disso quando o assunto é o primeiro campeonato de futebol da história? Bom porque…

O Primeiro Campeonato de Futebol

FA Cup - Primeiro Campeonato da História do Futebol
Partida da FA Cup (Copa da Inglaterra) – 1904

O Primeiro Campeonato de Futebol realizado na História surgiu na Inglaterra. Seu nome é FA Cup, ou como chamamos aqui no Brasil, Copa da Inglaterra. Organizada pela “Football Association”, a maior entidade do futebol inglês. O campeonato que é o pioneiro na história, segue um padrão de Copa Nacional, e “nasceu” em 1871-72, ou seja possui mais 149 anos de tradição!

ANÚNCIO

Um fato interessante sobre o primeiro campeonato de futebol da história, é a possibilidade de todos os times do país poder participar. Essa liberdade acaba fazendo com que algumas situações inusitadas acabem por ocorrer. Como por exemplo, times “fracos” e de baixas divisões, eliminando grandes nomes do futebol inglês presentes no alto escalão.

Entretanto essas situações não são tão frequentes de acontecer, afinal são raras as ocasiões em que esses times se enfrentam nas rodadas de classificação.

  • O primeiro clube a se consagrar campeão da Copa da Inglaterra, foi o Wanderers!
  • O Maior Campeão da Copa da Inglaterra é o Arsenal (14 Vitórias).

A Copa da Inglaterra foi o primeiro, já o segundo campeonato da história é a Copa da Escócia, que aconteceu em 1874.

Enfim, você sabia que o primeiro campeonato da história do futebol foi a Copa da Inglaterra? Acredito que se você conhecia a origem do esporte como conhecemos hoje em dia, deve ter ligado os pontos e chegado pelo menos no nome do país em que aconteceu!

Confira também:

ANÚNCIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui