Cruzeiro completa 100 anos: Clube mineiro teve inicio em 1921!

ANÚNCIO

Um dos maiores clubes mineiros de todos os tempos, o Cruzeiro completa hoje 100 anos de existência! Um dos maiores clubes brasileiros não apenas de futebol, mas também de sucesso em vários outros esportes.

O Inicio de Tudo

Inauguração do Estadinho da Palestra Itália
Inauguração do Estadinho da Palestra Itália (Cruzeiro)

O Inicio do Cruzeiro, ou seja a sua fundação aconteceu em 2 de Janeiro de 1911! O clube foi fundado por desportistas da colonia Italiana de Belo Horizonte, a capital Mineira. Entretanto em sua fundação o nome era diferente, com o nome de Palestra Itália.O processo para a troca de nome para Cruzeiro viria apenas em Em janeiro de 1941 com um processo de reorganização e nacionalização do clube, após uma fase ruim.

Lembrando que nessa época, a Segunda Guerra Mundial ainda estava acontecendo, e o Governo Brasileiro se aliou aos Aliados, assim declarando guerra contra o Eixo, no qual um dos países que compunham o bloco era a Itália. O que fez com que o seu estádio sofresse ameaça de incêndio, que não acontecer graças a intervenção da Policia Militar.

Mas a troca efetiva do nome do clube só acontece mesmo em 1942, na mesa da comissão para a troca um dos nomes cogitados era Ypiranga, mas o nome que venceu foi Cruzeiro Esporte Clube em homenagem a um dos principais símbolos nacionais, a constelação do Cruzeiro do Sul!

Titulo

A equipe de futebol do Cruzeiro é uma das que mais possuem títulos entre todos os clubes nacionais. Ao total apenas entre títulos nacionais e Internacionais, o clube possui 19 títulos o que o garante uma boa colocação entre seus adversários. Em uma lista desatualizada de 2019, o clube se encontrava em terceiro lugar entre os com mais títulos, ficando atrás apenas de São Paulo, e Santos.

Mas quando se trata do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro perde apenas para o Atlético Mineiro. Enquanto o Atlético Mineiro possui no total 45 títulos do Mineiro, o Cruzeiro possui 38.

ANÚNCIO

Outros Esportes

Equipe de Volei do Cruzeiro
Equipe de Volei do Cruzeiro

Mas é claro que o Cruzeiro é conhecido principalmente por causa de seu futebol. Embora não seja o único esporte que o clube desenvolva atividades, assim como os grandes clubes brasileiros. Entre os esportes que o clube também se destaca além do futebol, temos o Vôlei, sendo a sua equipe uma das principais do país já conquistando o Mundial de Clubes de Voleibol!

Outro esporte no qual o clube mineiro tem destaque é no Atletismo. Criada a equipe em um momento em que o de futebol não ia muito bem, em 1980, e por muito tempo a equipe foi uma das referencias no cenário nacional. Entretanto, a equipe chegou ao fim em 2018.

Enfim, os nosso mais sinceros parabéns para tanto para o Cruzeiro pelos seus 100 anos de existência, quanto para toda a torcida do clube!

Leia também:

ANÚNCIO

Matheus Henrique

Um amante de esportes e e-Sports. Além de escrever para o Ei Sports escrevo também para outros sites pertencentes ao grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo