Vasco da Gama: Clube completa hoje 122 anos!

0
132
Vasco da Gama comemora 122 Anos de muita Tradição e luta social
Vasco da Gama | Imagem: Reprodução
ANÚNCIO

Exatamente a 122 anos atrás era fundado um dos clubes mais populares, de maior tradição mas também de enorme importância para a consolidação da Democracia no Brasil, estou falando de Vasco da Gama!

A origem do Clube de Regatas Vasco da Gama

O Clube de Regatas Vasco da Gama, foi fundado no Rio de Janeiro em 1898! O nome do clube é uma homenagem ao navegador e explorador português Vasco da Gama. Assim como a maioria dos clubes do país teve a sua origem com foco na prática do Remo, por isso que embora seja ainda do século XIX (19), não figura entre os times de futebol mais antigos. Afinal, o clube começou praticas de futebol apenas em 1916. Já o time mais antigo do país referente a futebol, o Sport Club Rio Grande, teve inicio nas praticas de futebol em 19/07/1900!

Mesmo com o nome Clube de Regatas, que remete a praticas de competições de velocidade envolvendo a embarcações, o clube pratica vários esportes, desde o Remo seu esporte principal em origem, o futebol, atletismo, basquete, voleibol… Mas dentre todos o esporte do qual tem mais tradição é sem dúvidas o Futebol, figurando entre uns dos principais e mais queridos clubes do país.

Em 2019, em uma pesquisa datafolha, o Vasco estava empatado juntamente com o Palmeiras com a 4 maior Torcida do Futebol Brasileiro!

A Bandeira Vascaína

Bandeira Vasco da Gama
Vasco da Gama | Imagem: Reprodução

A presença de uma cruz de malta na bandeira não é ao acaso, sendo uma referencia também a ideia religiosa, que era muito presente em clubes europeus daquela época. Se tratando de uma referencia para Ordem Militar de Cristo, que era tanto militar quanto religiosa.

As cores presentes na bandeira do Vasco da Gama são repletas de significados, não são apenas cores ao acaso.

  • Preto: Remete aos escuros mares do oriente desbravados pelo Navegador;
  • Branco: Referente a rota descoberta por Vasco da Gama;

Embora as duas cores tenham essa referencia ligada ao Navegador Vasco da Gama… Também podem e são aplicadas a ideia mais democrática presente pro trás da criação do Clube. Que sempre pregou uma comunhão entre as etnias.

ANÚNCIO

Luta Contra o Racismo

O Clube de Regatas Vasco da Gama, é um dos clubes de maior importância para a democracia brasileira devido a sua luta contra o preconceito racial e social. Desde o inicio do seu time de futebol, o clube sempre presou pela contratação de jogadores que não compactuassem com ideais racistas. O que foi crescendo ano a ano, e sendo também apresentado na torcida vascaína, um diferencial para a época.

Já na sua primeira participação na elite do futebol carioca, o clube composto por jogadores negros e brancos de baixa classe social… Foi campeão em uma campanha quase perfeita, contando com 11 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Ficaram conhecidos como ‘Os Camisas Negras’.

Tal vitória revoltou os clubes de elite presentes na competição que era amadora, os levando a criar uma nova competição e ao convidar o Vasco, a condição para a sua participação seria a exclusão de 12 jogadores, todos negros e operários, do qual o Vasco Recusou a participar devido aos termos.

O Clube foi também o Primeiro clube no Brasil, a ter como liderança um Negro em 1904. Mas, isso em uma época do qual o racismo no esporte era muito forte.

Enfim, você conhecida esse lado da história do Vasco? E você sabia também que hoje o clube comemorava os seus 122 anos? Compartilhe também com seus amigos!

Confira também:

ANÚNCIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui