Vôlei Origem e algumas Curiosidades sobre o esporte!

O brasileiro nasce com o esporte já enraizado em sua cultura, a exemplo o futebol, mas você conhece a origem do segundo esporte mais praticado pelos brasileiros, o Vôlei? Os Esportes Mais Praticados no Brasil – Top 5!

Origem do Vôlei

O Voleibol, é um esporte “jovem”, se comparado com alguns tradicionais, bem como o Atletismo com origem ainda na Grécia. O nascimento do Vôlei, ou seja a sua origem é aqui no continente americano, mais precisamente na cidade de Massachusetts, nos Estados Unidos.

O seu criador foi, o norte americano William George Morgan (nasceu em 1870 e faleceu em 1942 com 72 anos). A origem do vôlei se deu no ano de 1895, período no qual Willian era professor de educação física na Associação Cristã para Moços. O intuito pro trás da criação do voleibol, era a criação de um esporte ao qual não houvesse muito contato físico, diferente do praticado a época, o Basquete. Isso pensando nos membros com mais idade da associação, na busca de um esporte menos ofegante.

Entretanto por mais que seja conhecido como Voleibol, esse não foi o nome de origem do esporte! Primeiramente o nome designado a criação que juntava elemento de alguns outros esportes. O primeiro nome foi Mintonette, mas logo depois foi chamado de “Volley Ball”.

A primeira inspiração ou semelhança que se pode notar entre o voleibol e outros esportes começa pela rede, inspirada na presente em quadras para pratica de Tênis, só que erguida a uma altura maior. A primeira bola utilizada para a prática era a de basquete, porém como seu peso não era adequado, foi requisitado o desenvolvimento de uma que pode-se ser mais adequada para um esporte onde não é possível se segurar a bola, apenas rebater.

O Vôlei ao Redor do Mundo

Embora tenha a sua origem nos Estados Unidos, o Vôlei ganhou maiores proporções mundiais apenas após ir para o Canadá que foi o primeiro pais estrangeiro a receber-lo. A sua chegada ao Canadá foi em torno de 5 anos após o seu desenvolvimento. A partir dos anos 1900 começou o esporte começou ganhar adeptos ao redor do mundo, se difundindo tanto na América do Sul, Europa e principalmente na Ásia, onde inclusive seu desenvolvimento foi tamanho que já em 1913 o voleibol foi incluído nos Jogos do Extremo Oriente.

Sua difusão no mundo foi tamanha que, o Voleibol é considerado o Segundo Esporte mais reconhecido no Mundo! Perdendo apenas para o futebol.

Curiosidades

O primeiro campeonato mundial de voleibol, desde a origem do esporte foi disputado na Tchecoslováquia, em 1949 mas nessa competição era permitido apenas a participação de equipes masculinas. O vencedor da edição foi a equipe da Rússia.

O Voleibol foi introduzido nos jogos Olimpicos em 1962, e disputados pela primeira vez nas olimpíadas de 1964 com a presença das equipes de 10 paises, o primeiro vencedor Olimpico de Voleibol foi a equipe Russa! ( Sim o Brasil disputou, embora não tenha chegado ao top 3).

A velocidade de um Saque no Voleibol pode chegar a incríveis 140km/h. Mas por que incríveis? Bem se considerarmos o formato e peso da bola, além de que ela deve ser recepcionado com os braços, tamanha velocidade se torna incrível, tanto para quem saca quanto para quem consegue receber e devolver tal saque.

O proposito da criação / origem do Vôlei foi alcançado! O Voleibol, é considerado o esporte mais completo dos jogos olímpicos, pois ele trabalha com todos os músculos do corpo do atleta, e é o que menos provoca fadiga nos mesmos ( Claro com exceção a partidas muito prolongadas, como uma que ocorreu nos jogos olímpicos de 1976, com duração de 4 horas e 36 minutos! ).

confira também:

Matheus Henrique

Um amante de esportes e e-Sports. Além de escrever para o Ei Sports escrevo também para outros sites pertencentes ao grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo