Brasil A maior potencia de voleibol no Mundo!

Brasil é muito conhecido pelo seu futebol, dado a repercussão e fama do esporte, mas você sabia que o Brasil é a maior potencia de voleibol?

Sim! Brasil é a maior potencia global no voleibol, talvez não seja conhecimento de muitos em território nacional, afinal o esporte mais popular no país é o futebol, e todos os outros ficam meio de lado, não ganham os holofotes.

Mas afinal, por que o Brasil é considerado o “suberano” no voleibol, mesmo não sendo praticado e incentivado desde o berço assim como o futebol? A Resposta é planejamento! Nos anos 80 iniciou-se um processo de planejamento e projeção do volei no pais em busca de sua populariedade, através de reprodução nos meios televisivos. Esse acesso ao esporte, juntamente com o sucesso das equipes, fez com que indivíduos se identificar com os atletas, e cada vez mais surgiam atletas inspirados em atletas.

A Confederação Brasileira também investiu em estrutura e treinamento de atletas e técnicos, criando um centro de treinamentos. Um dos maiores sucessos do voleibol brasileiro se da inclusive aos técnicos, que receberam treinamentos em uma escola própria, tanto que o Brasil possui uns dos melhores técnicos do mundo.

Os títulos brasileiros no vôlei

A seleção masculina detêm os seguintes títulos mundiais: 3 Vitorias no torneio olímpico, 3 no campeonato Mundial, 3 Copas do mundo, 9 Ligas mundiais, 12 Grand prix 2 e Copa dos campeões 5 !

MasculinaFeminina
Torneio olímpico 3 ouros e 3 pratas2 ouros, 2 bronzes.
Campeonato mundial 3 ouros e 3 pratas3 pratas e 1 bronze
Copa do mundo 3 ouros e 3 bronzes3 pratas, e 1 bronze
Copa dos campeões 5 ouros e 2 pratas2 ouros, 2 pratas e 1 bronze
Liga mundial (apenas masculino)9 Vitórias, 7 vezes vice e 4 vezes 3 colocado.
Grand prix (apenas feminino)12 Vitórias, 5 Vices e 2 vezes 3 colocado.

Para se ter uma noção da potencia que o Brasil é no vólei, existe referencia da seleção brasileira um mangá e anime japonês de voleibol chamado Haikyuu!!, com uma citação do técnico da seleção brasileira Bernardo “Bernardinho” Rezende com sua frase:

“Vôlei é uma orquestra, não há espaço para solistas. Para ser top, você tem de ter tudo isso e um talento excepcional. Se tiver essa mistura, pode dizer que esse jogador faz a diferença. Jogadores assim fazem história.”

Bernardinho

Confira também:

Matheus Henrique

Um amante de esportes e e-Sports. Além de escrever para o Ei Sports escrevo também para outros sites pertencentes ao grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo