Maracanã, 70 Anos de História e Muitas Emoções

Opa, tudo bem com você? Hoje é dia de celebrarmos mais um ano de vida de um dos estádios mais importantes do futebol brasileiro, sim, estou falando do Maracanã. Não foi à toa que o Maracanã foi o escolhido para celebrar a final da Copa do Mundo de 2014, hoje ele completa 70 anos.

Primeiramente, caso você não saiba, o nome oficial do estádio do Maracanã é Estádio Jornalista Mário Filho, ele foi construído para a copa de 1950. Uma curiosidade importantíssima a respeito deste Estádio é que ele já foi o maior estádio do mundo, sua capacidade era de 166.369 espectadores, todavia, chegando a receber mais de 200.000 na final da Copa do Mundo de 1950.

Como sabemos, o estádio passou por uma reforma completa para receber a Copa do Mundo de 2014. Nesse sentido, ele já foi palco de duas finais de Copas do Mundo, não é qualquer estádio que tem essa moral toda.

Primeiro Campeão no Maracanã

Como falei anteriormente, o Maracanã foi construído para a Copa de 50, ele sediou a Final entre Brasil x Uruguai, o Uruguai levantou está taça.

Campeões no Maracanã

Ao longo deste 70 anos, poucos times e seleções tiveram o privilégio de ser campeão no Maracanã, são apenas 3 seleções e 18 clubes.

Contudo, os títulos erguidos lá foram: Copa do Mundo, Copa das Confederações, Copa América, Sul-America, Rio-São Paulo, Libertadores, Copa do Brasil, Brasileiro, Estadual e entre outros similares.

Flamengo e Maracanã, 70 anos de Glórias

Flamengo e Maracanã
Flamengo e Maracanã, 70 anos de Glórias

Apesar de não pertencer ao time do Flamengo, o Flamengo joga lá deste 1950 e faz parte de grandes conquistas dentro do Estádio. Neste estádio o time do Flamengo disputou incríveis 2.091 partidas, destas o time venceu 1.141, empatou 516 e perdeu apenas 434 vezes.

Nestas 2.091 partidas o time balançou as redes adversárias 3.754 vezes e sofreu 2.093 gols.

Maracanã e Fluminense, 70 Anos

Maracanã e Fluminense
Maracanã e Fluminense, 70 anos de Histórias

Assim como estádio não pertence ao Flamengo, ele também não pertence ao Fluminense, mas os dois clubes dividem o aluguel desta casa incrível.

Assim como o Flamengo deve glórias lá dentro, o Fluminense também teve e para ser justo, irei listar 5 partidas marcantes que o clube teve lá dentro.

  • Fluminense 2 x 0 Arsenal
  • Flamengo 0 x 1 Fluminense
  • Fluminense 1 x 1 Atlético Mineiro
  • Fluminense 1 x 0 Flamengo
  • Flamengo 0 x 1 Fluminense

Fluminense 2 x 0 Arsenal: Na primeira partida internacional que o clube disputou no estádio foi contra o Arsenal e o clube venceu por 2×0.

Flamengo 0 x 1 Fluminense: Este foi o primeiro Fla-Flu da história no Maracanã, devido a tamanha importância, ele não poderia ficar de fora deste artigo especial de 70 anos do Maracanã.

Fluminense 1 x 1 Atlético Mineiro: Este jogo ocorreu em 1970 e o empate sacramentou o título de campeão Brasileiro do Fluminense daquele ano.

Fluminense 1 x 0 Flamengo: 11 de Dezembro de 1983, gol de Assis aos 45 minutos do segundo tempo, Fluminense se torna campeão do campeonato carioca e embala 3 sequências de campeão carioca.

Flamengo 0 x 1 Fluminense: 16 de Dezembro de 1984, gol de Assis aos 30 minutos do segundo tempo, além de se tornar Bicampeão estadual o clube repetiu a cena do ano anterior em cima do próprio Flamengo, seu maior rival.

Sugestão de Leitura:
Críquete – O Segundo Esporte Mais Popular do Mundo!
Governo do Rio de Janeiro Autoriza Volta do Futebol!

Ruan Jesus

Me chamo Ruan Henrique e sou escritor do Ei Sports dentre outros sites pertencentes ao Grupo SED. Tenho uma certa habilidade também em crescimento orgânico de perfis no instagram.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo