Futebol Feminino, 2019 um ano de grandes conquistas.

2019 foi sem dúvidas nenhuma um grande ano para o futebol, principalmente para o feminino.

O ano de 2019 foi um ano ímpar para o futebol mundial principalmente para o feminino. Com grandes partidas, reviravoltas, times ascendendo e fazendo história, times enfrentando seu primeiro rebaixamento, infelizmente também um ano de tragédias como no CT do Flamengo, e uma Copa do mundo feminina histórica.

Não tendo tradição, e muito pouca visibilidade ao menos no Brasil o país do Futebol, o futebol feminino nunca ganha muita visibilidade, porem em 2019 os holofotes se viraram para ele.

Pela primeira vez na história do futebol brasileiro, a copa feminina foi televisionada em um canal aberto nacionalmente! não somente a copa foi transmitida como também campeonato brasileiro feminino que teve sua última transmissão em 2017.

Transmissão essa que teve record de audiência pelo mundo,e no Brasil com sua transmissão aberta, o que abre portas para repetições futuras, e que foi utilizada como canal de protesto pelas atletas, que lutam por uma maior valorização de seu futebol e principalmente por uma maior igualdade de gênero no futebol, uma grande protagonista desses movimentos foi a lenda artilheira de copas e recordista de títulos de melhor jogadora do mundo Marta.

A desigualdade no futebol é nítida e abissal. Patrocínio, transmissão e pagamento salarial, por exemplo a jogadora mais bem paga do mundo ganha 208 vezes menos que o jogador Messi. Porém o ano de 2019 nos dá a sensação de que estamos no caminho para a mudança.

Com o record de audiência, o Futebol feminino ganhou holofotes, logo cada com isto desperta o interesse de que os meios televisivos façam suas transmissões. O que consigo trás patrocinadores, o que estimula um maior investimento na base do futebol feminino, no incentivo para formação de atletas. E toda essa valorização do futebol feminino fortalece a luta feminina por equalidade.

O futebol feminino por mais que não possua muita visibilidade, não é novidade, tendo a sua primeira partida oficial realizada em Londres no século 19 no ano de 1898. E no Brasil no ano de 1921 em São Paulo, e a sua copa do mundo realizada pela primeira vez em 1991.

Matheus Henrique

Um amante de esportes e e-Sports. Além de escrever para o Ei Sports escrevo também para outros sites pertencentes ao grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo